5 dicas para acabar com as varizes de uma vez por todas

5 dicas para acabar com as varizes de uma vez por todas

Um dos problemas que mais irritam as mulheres são o surgimento das varizes. Pois é, estima-se que mais de 50% da população sofra com esse problema, que pode surgir desde pequenos vasinhos, até veias grossas e salientes. No entanto, esse incômodo é resultado de vários fatores! Nesta matéria você vai ficar por dentro de tudo o que envolve o problema e aprender a como acabar com as varizes de uma vez por todas. Vamos à leitura? 

Primeiro, o que são varizes?

Sabe aquelas marcas nas pernas, de tom azulado, que parecem veias? Sim, são veias! Pra quem não sabe, as varizes são dilatações das veias que acabam gerando dores e sensações desconfortáveis ao corpo. Elas também impedem a circulação do sangue, o que piora o estado das regiões afetadas.

Principais causas das varizes

Bem, as varizes costumam aparecer com maior incidência nas mulheres, principalmente em períodos de gravidez. Entretanto, pessoas sedentárias que não movimentam as pernas e passam grande parte do dia sentadas ou em pé, também são propensas a adquirir esse problema.

Leia também:  6 produtos para a pele que você precisa usar depois dos 30

5 dicas para prevenir e acabar com as varizes

O tratamento para as varizes é realizado baseado no grau de avanço e risco. Em casos graves, o tratamento pode ocorrer mediante intervenção cirúrgica. Mas, para a maioria dos casos, esse problema pode ser evitado e prevenido com algumas orientações. A seguir, veja 5 dicas para acabar com as varizes e evitar o aparecimento delas.

Mudar o estilo de vida

A forma como vivemos, nos alimentamos e cuidamos de nossa saúde são as principais causas do problema das varizes, porque esses fatores estão ligados a má circulação do sangue. Por isso, praticar exercícios, caminhar, andar de bicicleta, são atividades que ajudam a circulação e diminuem o peso do corpo. Procure também manter uma alimentação saudável, baseada em fibras ricas, nutrientes, frutas, cereais, verduras e legumes.

Fitoterapia e remédios naturais

Os fitoterápicos são excelentes para o tratamento contra as varizes, principalmente aqueles vendidos em farmácias de manipulação, consulte um especialista e saiba mais sobre esses tipos de produtos.
Uma raiz indicada para o tratamento das varizes é o ginkgo biloba, que ajuda no alívio da dor e proporciona maior resistência à circulação local. Plantas como hamamélis e aloe vera, além de possuírem uma ação antioxidante, também agem no combate ao bloqueio das veias.
Por fim, optar por uma escalda-pés com água morna de ervas fervidas é um ótimo remédio para aliviar os problemas.

Algumas posições ajudam

Após um dia extenuante de trabalho, seja em pé ou sentado, reserve uns 15 minutos com as pernas para cima, de forma a fazer com que o sangue desça, assim você consegue diminuir suas dores. Ao se deitar na cama, procure dormir com as suas pernas mais elevadas que o corpo.

No trabalho ou em casa, faça intervalos para relaxar as pernas, evitando longos períodos sem movimento. As flexões dos joelhos e dos tornozelos são importantes para evitar a pressão nas veias.

Leia mais: Como tratar escoliose: entenda as causas e cuidados para evitá-la

Roupas que ajudam a acabar com varizes

Existem no mercado meias especiais para as varizes, chamadas de meias de compressão. Elas são usadas em situações de dores e inchaços, e você pode encontrá-las em lojas de equipamentos hospitalares ou ortopédicas especializadas. Evite usar calçados, calças e meias muito apertadas por longos períodos, dê uma folga aos seus pés!

Massagem e terapias também pode ajudar

Massagens relaxantes, terapêuticas, drenagem linfática, acupuntura, aromaterapia, cromoterapia,  são técnicas capazes de agir sobre as varizes. Mas caso não opte por nenhum desses métodos, você pode fazer massagens leves nos locais das varizes, deslizando os dedos na direção oposta aos pés, no caminho do coração, como se estivesse devolvendo e empurrando o sangue para cima. Use óleos de alecrim e lavanda.

Em caso de dores muito fortes, encaminhe-se para um hospital ou posto de saúde para analisar a situação das pernas. Apesar da cirurgia ser uma forma eficaz para a eliminação das varizes, ela não garante que esses problemas não voltem a aparecer.

Gostou deste artigo sobre varizes? Quer mais dicas sobre os cuidados necessários para ter uma pele bonita e livre de estrias? Baixe o nosso guia Pele Saudável e aproveite as dica!

Compartilhar

Deixe uma resposta