Simples e eficientes: 5 exercícios físicos para fazer em casa

Simples e eficientes: 5 exercícios físicos para fazer em casa

Os exercícios físicos ajudam a manter o corpo e a mente saudáveis. Além disso, a prática regular ainda ajuda a perder peso e melhorar a disposição. Traz mais saúde, energia e aumenta a autoestima.

Se você não tem tempo de ir à academia ou outro espaço para praticar esportes, a alternativa é usar o conforto da sua casa. Com 20 minutos de treino diário é possível perceber bons resultados. Vem com a gente conferir!

5 exercícios para fazer em casa

Antes de começar qualquer atividade física é importante fazer o aquecimento. Ele aumenta a circulação de sangue no corpo, prepara os músculos e reduz significativamente o risco de lesões. Os melhores exercícios para fazer em casa são pular corda e subir e descer escadas.

A frequência dos seguintes exercícios pode ser a cada três ou cinco dias por semana. Pode treinar diariamente, alternando entre eles. Tenha em mente que um dia para o descanso é essencial para não sobrecarregar o corpo.

Banner Infográfico Sedentarismo

Flexão de braços

É um exercício de simples execução. Com as mãos no chão, alinhe os braços ao peitoral. No movimento de descida os cotovelos devem dobrar até 90 graus. Faça três sessões de 30 segundos.

Mergulho de banco

Basta arranjar uma cadeira ou sofá como apoio. Sente no banco e estique as pernas mantendo os calcanhares no chão. As mãos precisam estar apoiadas no banco no deixando os braços formar o ângulo desejado. Com a coluna reta, direcione o corpo ao chão e volte para a posição inicial. O treino pode ser em três séries de 15 repetições.

Prancha no solo

O tronco, o quadril e as pernas não tocam o chão enquanto os antebraços estão apoiados no solo. O truque para ser eficaz é manter o alinhamento da coluna e não prender a respiração. Faça três séries de 30 segundos, no mínimo.

Agachamento

Com os braços para frente, flexione os joelhos. Mantenha a coluna reta na descida e incline as pernas em um ângulo de 45 graus, como se fosse sentar em uma cadeira. Para quem está começando, séries curtas de 15 ou 20 repetições a cada dois minutos é o ideal.

Abdominais

Deite de barriga para cima, estique as pernas. Os braços precisam estar posicionados ao lado do corpo. Eleve o tronco e abrace os joelhos flexionados. Repita pelo máximo que aguentar com intervalos de 30 segundos.


Você pode se interessar: Conheça os melhores exercícios aeróbicos para emagrecer


Dicas para um treino seguro

Por mais que o seu treino seja em casa, a avaliação física é importante. Principalmente se você sofre de problemas em áreas como joelhos, costas, pescoço e ombro. Apenas um educador físico pode apontar as atividades adequadas para sua situação.

Tome cuidado com as lesões: não force os limites além do necessário. Para evitar que isso ocorra, procure vídeos que orientem como executar os movimentos da maneira correta. Caso sinta dor desproporcional, pare imediatamente.

Comece o treino hoje mesmo

Simples e eficientes: 5 exercícios físicos para fazer em casa

Aposto que você se sentiu motivado para começar a treinar em casa depois dessas dicas. Basta seguir algumas orientações básica e já você está pronto para começar. Afinal, a prática regular de exercícios físicos só trazem benefícios. Agora é só vestir a roupa adequada e dar play na música.

Gostou das dicas simples e eficientes para exercícios em casa? Leia também os principais benefícios dos exercícios físicos para o corpo.

Compartilhar