A vacina faz mal à saúde? Veja 7 mitos e verdades sobre o assunto

A vacina faz mal à saúde? Neste blog você vai ficar por dentro de mitos e verdades sobre a vacinação.

Vacina faz mal? Esta é uma  pergunta que vem rondando a cabeça de muita gente. Mas em meio às muitas notícias que giram sobre o tema, existem diversos mitos e verdades. Neste blog você vai ficar por dentro de tudo o que precisa saber sobre a vacinação.

A importância das vacinas

Uma coisa é certa: vacinas são fundamentais para a manutenção da saúde pública. Elas ajudam são as responsáveis por controlar e  evitar epidemias, além de terem auxiliado na erradicação de diversas doenças, como a rubéola e a poliomielite. 

Em todo caso, as vacinas continuam sendo a forma mais eficaz para prevenir doenças como:

  • Febre amarela;
  • Caxumba;
  • Sarampo;
  • HPV;
  • Gripe.

Dúvidas sobre vacinas: verdades e mitos sobre o assunto

Embora sejam cientificamente comprovadas como eficazes, as vacinas ainda levantam muitas dúvidas e volta e meia a pergunta “vacina faz mal?” surge. Confira abaixo 9 mitos e verdades sobre o tema!

As vacinas podem causar efeitos colaterais?

Verdade. Qualquer  tipo de medicamento, incluindo as vacinas, pode causar reações indesejáveis. Nestes casos, frente a qualquer um desses sintomas, procure um médico. As reações mais comuns são:

  • Coceiras na pele;
  • Dores e inflamações na região da aplicação;
  • Manchas cutâneas;
  • Dificuldade para respirar;
  • Inchaço nos lábios e pálpebras.

Vacina pode causar autismo?

Mito. Não existe nenhuma evidência científica de que o uso das vacinas possa causar o Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Saiba mais:

Vacina contra o sarampo: quando e por que se prevenir?

Deixar de vacinar crianças faz doenças extintas voltarem?

Verdade. A redução da cobertura vacinal cria um ambiente favorável para a circulação de bactérias e vírus. Afinal, em contato com pessoas infectadas, pessoas desprotegidas podem ser acometidas e até transmitir doenças a outros. Assim, pode ocorrer o surgimento de epidemias e surtos de doenças anteriormente controladas ou erradicadas.

Guia - Vacinação

Vacina pode conter mercúrio, um elemento perigoso?

Mito. A origem desta questão está ligada ao fato de o mercúrio ser um dos componentes empregados como conservante em certos tipos de vacinas. Ou seja, ele tende a ser adicionado a essas fórmulas para evitar casos de contaminação por bactérias, fungos e demais microrganismos.

Tomar a mesma vacina duas vezes não faz mal?

Verdade. A realidade é que a maior parte das vacinas precisa ser reforçada ao longo do tempo. O maior exemplo disso é a vacina contra a gripe, que possui campanhas anuais.

Mais de uma vacina ao mesmo tempo sobrecarrega o sistema imunológico?

Mito. Não existem evidências científicas para sustentar esse argumento. Nosso organismo é exposto a diversas substâncias e microrganismos todos os dias sem que surjam efeitos adversos.

Pessoas alérgicas a ovo não devem tomar vacina contra gripe?

Verdade. Isso porque o processo de produção dessa vacina inclui uma etapa na qual o ovo é empregado. Ou seja, a vacina pode conter as partes proteicas do alimento para a vacina final. Em todo caso, procure orientação médica para evitar o risco de casos de alergia.

Ainda restam dúvidas sobre se a vacina faz mal? Então acompanhe abaixo a nossa Santa Dica sobre o tema!

 

Gostou do conteúdo? Não deixe de compartilhar com a família, amigos e nas redes sociais. Leia também: Vacinação: Por que é perigoso não tomar vacina na infância? Entenda

Compartilhar