Você já deve ter lido nas embalagens dos dermocosméticos as palavras ‘com ácido hialurônico’. Aparentemente esse é o diferencial do produto, mas você sabe o porquê?
Para evitar o desgaste e o envelhecimento da pele causado por estresse, poluição e ação do tempo, essa substância é a queridinha dos produtos de skincare.
Continue lendo o conteúdo para tirar suas dúvidas sobre o ácido hialurônico e conhecer 5 benefícios para a pele.
*Este conteúdo é mero e exclusivamente informativo. Consulte sempre um dermatologista para saber o que a sua pele precisa.
Você pode se interessar:
– 6 produtos para a pele que você precisa usar depois dos 30
É uma molécula de açúcar produzida pelo organismo, com propriedades hidratantes e estimulantes de colágeno. A molécula de ácido hialurônico é umectante, podendo reter até mil vezes a capacidade do seu peso de água, atuando como um super hidratante e firmador para a pele.
A partir dos 25 anos o corpo vai diminuindo gradativamente o ritmo de produção nesse ácido e do colágeno, por isso os produtos que contém esse ativo são importantes para recuperar o que foi perdido com a ação do tempo.
A falta de ácido hialurônico na pele causa ressecamento. Apostar no uso de produtos com esse ativo devolve a hidratação para a pele. E mais: ele é capaz de reter essa hidratação por muito mais tempo.
O ácido hialurônico tem ação preenchedora e anti-flacidez, devolvendo volume à pele. Mesmo nos produtos de uso tópico – aplicando na pele – ele ajuda a redensificar as áreas que perderam volume, como olheiras ou bochechas caídas.
Com o passar dos anos o organismo reduz significativamente a produção do ácido hialurônico, o que pode deixar a pele desidratada e sem densidade. Fazer a reposição restaura a pele conferindo um aspecto mais saudável.
Como o ácido hialurônico estimula a produção de colágeno, os efeitos causados por fatores externos – exposição solar sem proteção, fumo, alimentação inadequada – e também o envelhecimento natural podem ser reduzidos.
Ele preenche os espaços entre as células e isso é visto com a suavização dos sinais e linhas de expressão. A reposição de ácido hialurônico ajuda a diminuir a profundidade das rugas ao mesmo tempo que previne o aparecimento de novas.
Sabia que os buraquinhos deixados no rosto pelas espinhas pode ser minimizado com ácido hialurônico? O uso contínuo pode minimizar essas cicatrizes. E a ação volumizadora ajuda a preencher os sulcos, deixando a pele mais uniforme.
Por ser uma substância produzida naturalmente pelo organismo, ele costuma ser bem aceito em todos os tipos de pele e de qualquer idade. No entanto as grávidas e lactantes devem sempre consultar um médico sobre possíveis riscos com o uso da substância.
Se você tem pele acnéica, produtos específicos são recomendados, como um hidratante não comedogênico – que não obstrui os poros da pele – por exemplo. Para quem tem a pele oleosa, produtos oil free e textura gel com secagem rápida serão os mais indicados.
Lembre-se: em todo caso, procure um dermatologista. Apenas um especialista em pele poderá indicar e tratar as necessidades específicas da sua pele.
Mesmo sendo um ácido, ele não é do tipo que sensibiliza a pele. Logo, ele não costuma apresentar contraindicações, podendo ser usado tanto em produtos diurnos quanto noturnos.
A primeira é com o uso de dermocosméticos para os cuidados com a pele, o famoso skincare. Geralmente seguem um passo a passo importante para potencializar os efeitos do tratamento: lavar o rosto com sabonete de limpeza facial, tonificar a pele e aplicar o sérum com ácido hialurônico.
Lembrando que o uso combinado com protetor solar durante o dia é essencial para proteger a pele dos raios UV.
A segunda forma é com procedimentos estéticos. Que tem uma durabilidade maior, mas devem ser prescritos e executados por um dermatologista, por ser um tratamento com certo nível de invasão, aplicado de forma injetável na pele.
Leia também:
– Aprenda em 10 dicas como incluir o autocuidado na sua rotina
Viu só? A sua pele só ganha com o ácido hialurônico!
Da próxima vez que for às compras, invista em cosméticos e dermocosméticos com esse princípio ativo para ter mais firmeza, proteção e hidratação, garantindo um aspecto mais saudável para a pele do rosto.
Gostou do nosso conteúdo? Que tal agora saber mais sobre:
A hidratação é fundamental para o bom funcionamento do organismo. Ela afeta desde a saúde…
O câncer de pele é uma doença que, quando diagnosticada no início, pode ter um…
A síndrome metabólica é um conjunto de condições de saúde interligadas que aumentam o risco…
O Novembro Azul é um movimento mundial de conscientização sobre a saúde do homem, principalmente…
Diabetes é uma doença crônica que afeta milhões de pessoas ao redor do mundo e…
A primavera é uma das épocas mais aguardadas do ano, mas apesar da beleza e…
This website uses cookies.