Alimentação saudável: idosos precisam de uma dieta diferenciada?

Alimentação saudável: idosos precisam de uma dieta diferenciada?

Manter uma alimentação correta é sempre indicado, independente do momento que estamos vivendo. Durante o processo de envelhecimento, várias mudanças ocorrem na vida dos idosos, sendo elas: no funcionamento do organismo, na função hormonal e também nas atividades diárias.

Com isso, toda rotina sofre alterações e os hábitos alimentares devem ser equilibrados para manter a boa saúde e evitar o aparecimento de doenças, que são bastante comuns nessa fase da vida. Por isso, é importante controlar o consumo de certos alimentos e ficar atento aos nutrientes que eles possuem.

Mas quais alimentos devem ser inseridos no cardápio?

Optar por alimentos que forneçam proteínas, carboidratos, lipídios, vitaminas e minerais,é mais aconselhável. Eles ajudam reposição dos nutrientes que os idosos vão sentindo falta com o tempo. Principais alimentos:

 

  • Farinha de aveia
  • Banana
  • Cereais Integrais
  • Azeite de oliva
  • Castanha-do-Brasil
  • Ovos

 

Quando chegam na idade avançada, os idosos estão mais propensos a ganharem peso, pois a carga energética acaba diminuindo e o corpo passa a queimar menos calorias. Diante desse fator, o melhor é manter uma dieta balanceada e escolher alimentos saudáveis que ajudam no melhor funcionamento do organismo.


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Alimentos indispensáveis

Existem alimentos que não podem faltar na mesa. Entre eles, verduras, legumes e frutas, porque são as principais comidas que ajudam a prevenir e combater a falta de memória. Mas o seu consumo deve ser equilibrado, pois não podem ser ingeridos regularmente.

 

  • Verduras e legumes: faça o consumo de duas porções por dias desses alimentos;
  • Frutas: três porções é o suficiente durante o dia.

 

Os alimentos, verduras e legumes, são ricos ricos em vitamina A, principalmente vegetais da cor escura: brócolis, espinafre, couve e escarolas.

As frutas cítricas, como  kiwi, tomate, laranja, limão e abacaxi, possuem vitamina C, no qual auxiliam naturalmente o fortalecimento do sistema imunológico. O consumo delas, garante a melhor defesa do organismo, minimizando os riscos de infecções e facilitando a cicatrização no corpo.  

Por isso, seguir essas dicas é fundamental para garantir um funcionamento adequado do organismo. Esses alimentos colaboram nas substâncias antioxidantes, que impedem a degeneração celular, o envelhecimento precoce e previne o surgimento de doenças.

Dicas para manter uma boa alimentação na terceira idade

Alimentação saudável: idosos precisam de uma dieta diferenciada?

Inclua no seu cardápio frutas vermelhas, como goiaba, melancia, uva, morango entre outras, pois elas contém licopeno e polifenóis, substâncias que ajudam a proteger o coração, evitam o câncer de próstata e doenças circulatórias.

Idosos não sentem muita sede, por isso é importante sempre se hidratar. Porque isso mantém o corpo ativo e resulta no bom funcionamento.

  • Beba seis a oito copos por dia;
  • Outras opções são sucos naturais de frutas ou soja sem açúcar;
  • Chás de ervas.

Com o passar da idade, é importante ter os cuidados adequados para manter o organismo funcionando bem. Independente do momento, não devemos ter uma alimentação saudável, pois os benefícios são bastante vantajosos para evitar qualquer doença.

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