A chegada da terceira idade requer cuidados especiais de vários tipos: na alimentação, na saúde e com o corpo e a mente. Para te ajudar com o último, criamos este artigo sobre alongamento para idosos com dicas de exercícios simples e eficazes. Confira!
*Atenção: este conteúdo é meramente informativo e não substitui a orientação de um fisioterapeuta ou educador físico. Os exercícios para idosos devem ser acompanhados por um profissional para garantir que não haja lesões.
Você pode se interessar por:
– Veja 8 dicas para garantir uma casa segura para idosos
– Alimentação saudável: idosos precisam de uma dieta diferenciada?
– Check-up para idosos: conheça os principais exames
Alongamento para idosos: por que fazer?
O alongamento é um dos melhores exercícios para pessoas de qualquer idade, principalmente para os idosos. Isso porque o corpo, conforme a idade vai avançando, tende a ficar mais tensionado.
Sem movimentar, a flexibilidade de músculos e tendões vai ficando mais escassa até ficar rígida de vez, impossibilitando até o menor dos movimentos.
Para que isso não aconteça, a atividade física precisa ser uma constante no dia a dia, principalmente nesta faixa etária. Os benefícios são muitos e eles derivam destes aqui:
- Melhora do sono e da memória;
- Mais disposição e ânimo;
- Manutenção do peso adequado;
- Taxas hormonais mais controladas;
- Contribui para o bem-estar mental/emocional;
- Atenua efeitos negativos do envelhecimento;
- Aumenta a flexibilidade;
- Previne lesões;
- Reduz tensões;
- Manutenção da autonomia sobre o próprio corpo.
Sozinho ou acompanhado, independentemente da preferência da pessoa, o alongamento para idosos pode ser feito em qualquer lugar, em qualquer idade, respeitando os limites do seu corpo para uma prática segura.
Leia também:
– Incontinência urinária em idosos: prevenção e tratamento
– Atividades para idosos: 5 maneiras de manter a saúde na velhice
– Cuidados com a pele do idoso: 5 dicas para mantê-la protegida
Atividades para fazer em casa
Vamos falar um pouco sobre cada uma delas e como podem ser executadas de maneira segura para colher o máximo de benefícios.
Yoga
Para trabalhar o corpo todo e pode ser feito por qualquer pessoa, de qualquer idade. O grande mito em torno do yoga é que as poses precisam ser milimetricamente alinhadas e de que precisa existir uma super flexibilidade. Não deixe que estes conceitos errôneos impeçam de aproveitar os benefícios da prática.
Ela pode ser adaptada para diversas condições e limitações corporais. Traz flexibilidade quando feita frequentemente, fortalece os músculos e diminui os riscos de queda por trabalhar o equilíbrio.
O yoga trabalha também a respiração e a concentração, contribuindo para combater a depressão e ansiedade e melhorar a memória.
Alongamento
Flexibilidade, força e equilíbrio também podem ser adquiridos ou melhorados com alongamentos simples, feitos na sala de casa, principalmente se não existe a possibilidade de sair ou não sejam permitidos exercícios mais vigorosos.
O alongamento ativa a circulação sanguínea e ativa os hormônios responsáveis pela sensação de bem-estar e ânimo. E é essencial após a prática de outros exercícios físicos.
Dicas para um alongamento seguro
- Antes de começar, procure orientação médica e siga rigorosamente as recomendações;
- Faça os exercícios e suas variações todos os dias;
- Não esqueça de manter uma respiração leve e constante;
- Faça o alongamento com calma e com movimentos leves;
- Em caso de dor, pare imediatamente;
- Não force os limites do corpo;
- O alongamento deve ser feito em local arejado, sem piso escorregadio;
- Use roupas confortáveis e que possibilitem os movimentos;
- Não faça exercícios em jejum;
- Beba água ao fim.
E aí, esse conteúdo foi útil para você? Em nosso artigo sobre alongamento para idosos você viu a importância deste tipo de atividade física na terceira idade, além de dicas para fazê-la da maneira correta e segura, sem risco de lesões.
Nós temos um conteúdo exclusivo sobre isso, é a Santa Dica. Clique para dar play: