Sofre de ansiedade e estresse? Os exercícios físicos podem ajudar!

Sofre de ansiedade e estresse? Os exercícios físicos podem ajudar!

Um dos grandes males da geração atual atende pelo nome desses dois males. Por vezes incontrolável, quem padece de ansiedade e estresse pode se ver em um beco sem saída.

Alguns sintomas físicos podem ajudam a identificar uma crise de ansiedade e estresse, como coração acelerado e sensação de medo. Eles derivam de uma vida estressante, sob constante pressão e é praticamente impossível se manter indiferente a esse tipo de situação.

Para ajudar você a lidar com esses problemas e a evitar os impactos negativos, continue lendo o material e veja como é simples recuperar o controle sobre as suas emoções com as dicas da Santo Remédio.

Atenção: este material foi elaborado para fins meramente informativos e não substitui sob hipótese alguma uma consulta médica.

Entenda a relação entre ansiedade e estresse

Uma condição influencia na outra, então é normal pensar que elas representam a mesma coisa. Vamos explicar que, apesar de estarem relacionadas, elas são diferentes.

Uma crise de estresse, por exemplo, é resultado do acúmulo de coisas ao longo do tempo. A própria palavra estresse remete ao conceito físico de forçar algo até o seu ponto máximo de esforço.

O cérebro é testado dessa maneira e passa a trabalhar no seu limite, em um estado de fadiga. Como consequência ele fica:

  • cansado;
  • lento;
  • incapaz de processar informações, dentre outros.

Leia também:
Estresse na terceira idade: quais as consequências e como controlar?

Já uma crise de ansiedade é gerada pela expectativa em torno de algo. Os motivos podem ser os mais variados, causando medo, apreensão, mal-estar, desconforto, insegurança, estranheza do ambiente ou de si mesmo e, muito frequentemente, pela sensação de que algo desagradável está para acontecer e se preocupar excessivamente.

O resultado é sentido no corpo por meio dos seguintes sintomas físicos:

  • falta de ar;
  • dor de cabeça;
  • nervoso;
  • confusão mental;
  • aceleração do batimento cardíaco;
  • sensação de dormência ou formigamento no rosto;
  • pouca ou nenhuma consciência da realidade ao redor;
  • surdez temporária, dentre outros.

Em alguns casos é recomendável o uso de medicamentos para controlar o quadro de transtorno de ansiedade. Mas há opções naturais que ajudam e muito quem sofre desse mal.

Exercícios físicos são aliados

Eles são uma das excelentes maneiras de driblar a ansiedade. As substâncias produzidas pelo exercício físico, endorfina e serotonina, atuam no organismo causando sensação de prazer. Não tem pensamento ruim que aguente uma superdose de bem estar como essa!

Arranje um tempinho para fazer uma caminhada ou praticar um esporte que seja do seu interesse. Ao se tornar um hábito, a atividade física regula e fortalece a imunidade, evitando doenças e controlando o peso corporal.

Além disso, eles trazem mais disposição e aumentam a produtividade no dia a dia. Se antes a insônia era companheira noturna, com exercícios físicos ela é combatida e dá um up na saúde de modo geral.

A meditação também é uma boa pedida. A medicina tradicional já valoriza a prática e comprova sua eficácia. A região do cérebro que é responsável pelo sentimento de felicidade é ativada com a meditação mesmo com apenas cinco minutos diários.

Se você acha difícil meditar, pare de se enganar. Tire uns minutos para observar a respiração já são benéficos para quem está começando. Há aplicativos que ajudam quem quer meditar e muitos são gratuitos. Experimente.

Outras dicas que ajudam no equilíbrio emocional

Ouvir música
As músicas têm poder terapêutico. Ótimas para relaxar, se expressar, dançar e celebrar emoções são uma ferramenta útil para se livrar de pensamentos prejudiciais. Aproveite sem moderação!

Cuidar da alimentação
Corpo e mente são amplamente beneficiados pela ingestão das vitaminas presentes em uma alimentação equilibrada.

O cérebro, para funcionar normalmente, também precisa de certas vitaminas, assim como os demais órgãos do corpo. Se ele estiver saudável é possível combater a ansiedade, estresse e depressão.

Gostou do artigo? Você viu que é possível ter controle sobre a ansiedade e estresse com a prática regular de atividade física. A Santo Remédio se preocupa com sua saúde e bem estar e este é o momento que você estava esperando para começar. Clique no banner abaixo e veja 7 passos fundamentais para abandonar o sedentarismo e ganhar mais qualidade de vida.

Infográfico 7 passos para abandonar o sedentarismo

Compartilhar