Atividades para idosos: 5 maneiras de manter a saúde na velhice

Atividades para idosos: 5 maneiras de manter a saúde física e mental na terceira idade

Há uma concordância quanto a importância das atividades para idosos. Com a chegada da idade o corpo desacelera e os problemas começam a chegar. Mas se manter ativo é a melhor forma de espantá-los.

Hoje vamos falar sobre atividades para idosos manterem a vida, mente e corpo em movimento, promovendo o bem-estar, saúde e socialização.

Confira as atividades!

1. Dançar

A dança é uma atividade que exercita o corpo, além de ajudar a manter as habilidades de socialização, trabalha a memória. A dança ainda reduz o estresse e, por isso, é uma das melhores atividades para idosos.
Há vários estilos de dança e eles podem ser praticados sozinhos ou com um parceiro. Praticar dança dá uma oportunidade de fazer amigos e faz muito bem para o corpo e mente.

2. Jogos

As atividades para idosos devem ser prazerosas, pois assim eles se ocupam de forma positiva. E uma boa forma para isso são os jogos, uma atividade muito divertida.

Eles também promovem a interação. Vamos ver alguns exemplos!

  • Tênis de mesa: não exige muito exercício físico e treina concentração;
  • Paciência: ideal para quando o idoso está sozinho, pois ele pode jogar sem companhia com baralho físico e também pode escolher jogar a versão virtual. Os jogos de cartas são muito bons pois exigem mais do cérebro;
  • Palavras-cruzadas: além de um excelente passatempo, as palavras cruzadas ajudam na manutenção da memória e estimulam o raciocínio lógico;
  • Videogame: esse é para os vovôs e vovós ligados na tecnologia.

Lembrando que o idoso é quem deve decidir se vai e o que vai jogar. Portanto, cuidar bem deles é incentivá-los, respeitando suas decisões.

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3. Fazer jardinagem

Na lista de atividades para idosos não poderia faltar a jardinagem, pois cuidar de um jardim pode ser verdadeiramente terapêutico, além de promover o exercício físico.

Um jardineiro precisa desempenhar várias atividades como levantar, caminhar, ajoelhar e se sentar. Tudo isso ajuda o idoso a se manter ativo e ainda proporciona a satisfação de ver o resultado do próprio trabalho.

4. Música

O ser humano é naturalmente musical! A música nos acompanha por toda a vida e provoca sensações diferentes em cada pessoa. Por isso ouvir ou fazer música é uma atividade para idosos incrível!

Dependendo do ritmo, a música pode ser algo animado ou calmo, trazendo bem-estar.

Além disso, a música ainda tem o poder de trazer à tona boas recordações, fazer, cantar e dançar. Além de proporcionar benefícios físicos e mentais.

  • Alivia a ansiedade;
  • Promove o bom humor;
  • Ajuda a curar dores emocionais;
  • Motiva na hora do exercício físico;
  • Melhora o sono.

5. Praticar Yoga

O Yoga é uma excelente atividade para idosos! Desde que não haja contra-indicações, a prática torna o dia a dia de qualquer pessoa mais saudável.

Os treinos do Yoga, combinam o esforço físico com a meditação. Isso melhora o fluxo sanguíneo, diminui o estresse e faz bem para o corpo e a mente.

O alongamento vai ajudar o idoso a se exercitar e evitar as dores no corpo. Isso acontece porque os músculos precisam ser constantemente estimulados para reduzir a rigidez natural que vem com a idade.

Para que um idoso tenha uma vida mais saudável, o exercício físico é indispensável. Ele aumenta a flexibilidade, resistência dos músculos e ainda melhora a autoestima.

Envelhecer com qualidade de vida é uma verdadeira dádiva! E agora que você já sabe da importância das atividades para idosos não deixe de colocá-las em prática e promover mais saúde e bem-estar para os que estão na melhor idade. Leia também: Autocuidado: como ter mais qualidade de vida? Descubra aqui!

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