Quais são os benefícios da água termal para a sua pele?

O cuidado com a saúde da pele é fundamental dentro do universo da beleza, mas ter uma pele macia, saudável e bem cuidada vai além de questões de estética. Provavelmente, você já deve ter experimentado alguns produtos dermocosméticos para melhorar sua aparência, principalmente para garantir uma boa hidratação para a sua pele.

Existem diversos produtos que ajudam no processo, porém é preciso saber quais são os mais adequados para você, pois diversas novidades estão surgindo no mercado. Neste universo oferecido nas prateleiras, a água termal se destaca como uma ótima opção para quem quer dar uma melhorada no visual e garantir a saúde da pele.

Por isso, para ajudar você, nós, da Santo Remédio, vamos mostrar a importância e os benefícios escondidos por trás desta novidade. Confira!

Você também pode ler:

Aprenda dicas ótimas de como tratar as manchas na pele
Acne? Você pode estar contribuindo para o problema!

O que é e qual é a origem da água termal?

A água termal é como uma água comum. Mas, a termal é proveniente das estações termais francesas e contém uma quantidade maior de sais minerais, como magnésio, zinco, sódio, boro, manganês, entre outros.

A origem profunda da água termal, retirada de fontes e rochas, faz com que ela seja muito mais pura e tenha o pH neutro e alcalino, diferente da água que sai da torneira que tem o pH ácido.

O caminho que o líquido percorre por entre as pedras e a temperatura elevadíssima a que ela é exposta fazem com que o líquido adquira características únicas na sua composição. Por essa razão, água termal se torna perfeita para cuidar da pele.

Benefícios da água termal na sua pele

Com todas estas propriedades, borrifar a água termal na sua pele, algumas vezes ao dia, pode proteger as células do corpo contra os radicais livres, amenizar o incômodo pós-depilação, suavizar irritações, coceiras e até prevenir o envelhecimento precoce. Essas são ações calmantes que proporcionam diversos benefícios para a pele.

No entanto, as vantagens não param por aí. O líquido ainda pode ajudar em diversas situações, como:

  • Combate as espinhas: como a acne tem um processo inflamatório intenso, a água termal é capaz de melhorar a aparência do rosto. Pois ela contém enxofre e zinco na composição, isso acelera o tratamento da cicatrização. Além de ajudar a fechar os poros.

 

  • Redução das olheiras: como a água termal possui propriedade de hidratação, ela pode ajudar na diminuição das olheiras. Aplicando frequentemente na área abaixo dos olhos com um algodão, por apenas cinco minutos. No entanto, esse não é o tratamento principal, ele apenas ajuda nesse processo.

 

  • Tonificação da pele: a água termal tem ação refrescante, por isso ela pode ser usada como um tônico suave para hidratar a pele. Assim, é possível conseguir o reequilíbrio e a hidratação, além de tratar a oleosidade de maneira sútil.

 

  • Hidratação: água termal tem ação calmante, por essa razão ela pode ser aplicada em dias quentes e após a prática de exercícios. Além disso, o líquido protege a pele dos danos causados pelo estresse do dia a dia, como sol, frio, poluição e maquiagem. Muito tempo no ar condicionado pode causar o ressecamento da pele, o uso do produto é recomendável para tais ocasiões, como em aviões ou escritórios.

 

  • Diminuição da vermelhidão: após procedimentos estéticos, é possível que o rosto fique com algum tipo de vermelhidão. A água termal contém propriedade calmante e anti-inflamatória, esses fatores ajudam a diminuir a vermelhidão.

Os selênio e silicato também permitem que o líquido ajude na diminuição da vermelhidão, e o seu antioxidante age de forma natural na            pele.

  • Prepara a pele para maquiagem: os produtos de maquiagens possuem substância agressiva, que podem prejudicar a pele do rosto. Por isso, antes de começar o processo, é aconselhável borrifar a água termal, para preparar a pele.

Além disso, o líquido ajuda na fixação da maquiagem, mas deve ser usado sobre os itens de beleza. Esse é um dos benefícios do uso da             água termal.

Águas termais são todas iguais?

Quando esse produto vai para as prateleiras, é possível encontrá-lo com apenas um nome, que é: “água termal”. No entanto, apesar disso, existe sim diferença entre as águas termais, e saiba que isso pode afetar no resultado do produto, tornando menos ou mais eficaz.

Conheça quais são os tipos de e a diferença entre cada um. Confira abaixo!

Água termal isotônica

A água termal isotônica é rica em sais minerais e oligoelementos. Esse tipo é considerado bastante eficiente e seguro, pois quando aplicado na pele, ele respeita as células. Ou seja, o tamanho delas não é alterado, sendo possível preservar a integridade do tecido e garantir o conforto.

Água termal hipertônica

Esse tipo de água termal possui uma alta concentração de sais minerais, mas esse fator acaba não sendo vantajoso para a pele. Sua alta concentração causa a diminuição do tamanho das células, provocando o desequilíbrio no tecido.

Água termal hipotônica

Ao contrário da água termal isotônica e hipertônica, a hipotônica possui menos sais minerais. As águas menos mineralizadas tende a diminuir o tamanho das células e, assim como a hipertônica, também causa o desequilíbrio.

A única água que proporciona o equilíbrio perfeito à pele é a água termal isotônica. Por isso, é importante conhecer o tipo de água que você está utilizando no seu corpo.

Motivos para apostar na água termal

Além das vantagens que já citamos, investir nesta opção ainda pode ser de grande utilidade para o seu dia a dia. A água termal ajuda a fixar a maquiagem, espantar o sono, aliviar assaduras, melhorar os sintomas de febre e enjoo e amenizar o ardor de queimaduras solares.

Agora dá para entender o porquê ela é tão importante nos cuidados diários, né?

Água termal pode ser usada no cabelo?

Se você pensou que esta alternativa traria ganhos apenas para a sua pele, está muito enganado. A água termal é indicada para todos os tipos de cabelo e tem o poder de hidratar, diminuir o friz e proporcionar um brilho incrível, além de não deixar os fios pesados.

Após o banho, com os fios ainda úmidos, basta aplicar o líquido por toda a extensão das madeixas ou no couro cabeludo, pois assim, é possível diminuir a oleosidade dos fios e irritações procedente da dermatite.

O produto pode ser aplicado em cabelos secos também e, para ajudar na proteção e na durabilidade do alisamento, é aconselhável usar antes de escová-lo. Depois disso, é só aproveitar o resultado!

Qualquer pessoa pode usar água termal?

Não há nenhum tipo de restrição sobre o uso da água termal. Esse é um dos principais benefícios da água, pois pode ser aplicada em qualquer tipo de pele ou cabelo. Se você tem alguma dúvida sobre qual produto hidratante utilizar, saiba que água termal é uma ótima opção de hidratação.

Ela pode ser usada em qualquer idade, principalmente nas crianças, pois não há efeito negativo. Peles secas, sensíveis ou que apresentam dermatites podem fazer o uso da água termal, livre de preocupações. Além disso, com o uso constante, é possível perceber os efeitos durante o processo.

Pessoas que têm a pele oleosa, geralmente não se dão bem com hidratantes, mas por causa dos sais minerais água termal é uma ótima opção para os principais cuidados.

Como eu devo usar?

Você pode aplicar a água termal várias vezes ao dia. O ideal é que o líquido seja borrifado a uma distância de 20 cm sobre a pele ao acordar, antes de dormir ou a qualquer hora que você queira revigorar a cútis ou se refrescar.

Como deu para perceber, este é um produto muito simples de ser utilizado e sem contraindicações, mas é normal que a gente sempre fique em dúvida quando o assunto é a pele e não é pecado querer os melhores resultados.

Se estiver precisando de mais orientações, não hesite em nos procurar. Nosso Espaço Dermocosméticos tem profissionais preparados para ajudá-lo a cuidar da pele com qualidade, sem falar que as melhores marcas estão bem ali, nas nossas prateleiras.

Que bom que você chegou até o final deste post! Esperamos que você tenha gostado desse conteúdo, pois, nós, da Santo Remédio, buscamos sempre trazer informações que contribuam para a sua qualidade de vida. Por isso, temos dicas incríveis para você minimizar as rugas do rosto!

Compartilhar