Benefícios da leitura para a saúde mental dos idosos

Compartilhe:

A maior parte das pessoas deseja chegar à terceira idade com saúde e capacidades motoras e mentais para enfrentar o dia a dia. Deste modo, estudos científicos apontam que os benefícios da leitura para os idosos vão muito além de adquirir conhecimento, mas também, em prevenir doenças.

A atividade intelectual na terceira idade é muito importante para manter os idosos ativos e evitar ou retardar o aparecimento ou o avanço de doenças neurológicas degenerativas ( como por exemplo, a doença de Alzheimer).

Por isso a leitura tem sido vista como uma das medidas mais simples e eficazes existentes de prevenção a certas doenças.

Confira neste post os benefícios da leitura e de que forma é possível adquirir esse hábito. Por fim, daremos 5 sugestões de leitura interessantes para terceira idade.

Quais os benefícios da leitura para os idosos?

Muitos estudos comprovam que a leitura diminui os efeitos do envelhecimento e ajuda na prevenção de doenças degenerativas do corpo e da mente. Além disso, tal prática ajuda no funcionamento cerebral, porque por mais que a idade da pessoa já esteja um pouco avançada, ainda sim é possível nascer novos neurônios.

Como vimos, sob o ponto de vista neurológico a leitura traz grandes benefícios à mente humana. No entanto, as vantagens não acabam por aí! Confira a seguir:

1. Ativa a memória

O exercício cognitivo constante dos neurônios, por meio da leitura, mantém as sinapses cerebrais (transmissores) ativas e combate a perda de memória.

Dessa forma, para uma pessoa manter uma linha de entendimento da narrativa de um livro, é preciso que grave o nome dos personagens, seus respectivos perfis de personalidade e os eventos que tenham ocorrido com eles. Isso faz com que o leitor estimule e fortaleça sua memória.

2. Estimula a criatividade

Por ser uma forma de entretenimento, a leitura pode estimular a criatividade do leitor, promovendo momentos de puro prazer.

Ao contrário de um filme ou uma série, que contam com diversos recursos sonoros e visuais, a leitura pode levar o idoso para um cenário que ainda não existe.

Com isso, será necessário ele imaginar as cenas, momentos e aparência física dos personagens. Criar outro mundo dentro da mente, de acordo com o que foi lido e baseado em suas próprias experiências pessoais.

Essa é a melhor forma de estimular a criatividade e aguçar a imaginação.

3. Reduz o estresse e eleva a autoestima

Ler um bom livro pode transportar o leitor para outros mundos, longe das preocupações imediatas do dia a dia, reduzindo assim o estresse.

A leitura também pode despertar nos leitores sensações físicas, mesmo que estejam sentados. Isso porque, se o leitor estiver lendo uma narrativa sobre corrida, por exemplo, a região específica do cérebro responsável por esse movimento físico é ativada.

Dessa forma, a dificuldade em andar e outras limitações físicas conseguem ser emocionalmente evitados pelo próprio idoso por meio da leitura. Em consequência disso, pode ser restabelecida a autoestima e controlada a depressão.

4. Amplia a compreensão do mundo

É possível viajar e conhecer outros lugares sem sair de casa com um bom livro. Muitas vezes, através da leitura uma pessoa pode ampliar seus conhecimentos a respeito de novas tecnologias, ciência, geografia, entre outros assuntos de interesse geral.

Isso porque, novas culturas e costumes são retratados em romances, biografias ou livros de contos. Então ampliar os conhecimentos sobre o mundo é uma possibilidade a partir do momento em que o leitor abre o livro.e descobre cenários que nunca imaginou que pudessem existir.

5. Enriquece vocabulário

A leitura faz com que o indivíduo inclua novas palavras e expressões no seu vocabulário. Isso pode ser muito útil para aumentar a competência de comunicação e de relacionamento interpessoal.

O importante é sempre estar disposto a aprender novas palavras. Assim, uma dica interessante, é marcar no texto ou anotar em algum lugar separado e pesquisar o significado das palavras.

Confira também:

Alimentação saudável: idosos precisam de uma dieta diferenciada?
Idosos: 5 dicas práticas para uma viagem tranquila e segura
Terceira idade: 5 dicas para melhorar a saúde mental dos idosos

Como criar o hábito da leitura?

Primeiro, é importante conhecer quais gêneros e estilos que o idoso prefere. Assim, após essa etapa, a escolha dos livros fica bem mais fácil.

A leitura pode ser discutida à medida que o leitor avança na narrativa. Geralmente a pessoa se sente mais motivada ao ler as histórias, sabendo que as contará para alguém mais tarde.

A introdução de outras tecnologias, como a internet, pode ser um incentivo para a leitura. Com o acesso a internet, a prática pode ser bem mais fácil e ágil, podendo ser realizada pelo próprio leitor.

Por isso, ensinar o idoso a manusear os dispositivos eletrônicos (celular, tablet, entre outros) é essencial para que ele seja capaz de usufruir dessa facilidade, de modo independente.

5 dicas de leitura para terceira idade

A paixão por livros só faz bem para as pessoas, e mais ainda para a melhor idade. Pensando nisso, separamos 5 dicas de leitura que irão proporcionar felicidade, cultura e entretenimento para toda família.

1. Em Busca do Tempo Perdido

Uma obra de Marcelo Proust, esse romance é considerado por muitos como uma bíblia da civilização humana. Dividido em sete volumes, o livro traz memórias do escritor, desencadeadas por meio de diversas sensações, como cheiros, toques, sons e paisagens, reconstituindo toda sua vida.

2. Para sempre Alice

Romance de ficção, escrito por Lisa Genova, PhD em neurociência pela Universidade de Havard, inclusive, a obra já foi adaptada para o cinema “Para Sempre Alice”. O livro aborda um tema delicado relacionado a uma comovente história de aceitação, após Alice ser diagnosticada com mal de Alzheimer, a doença abala a rotina da professora e pesquisadora.

3. Conversas e Memórias – Narrativas do Envelhecer

Obra desenvolvida por Gonçalo Luiz de Melo e Adriana Rodrigues Domingues, o livro aborda diversas histórias contadas por idosos de grupos comunitários da capital paulista. Por meio de depoimentos dos idosos convidados, histórias são expostas para possibilitar uma reflexão sobre as suas trajetórias e enxergar novos significados em suas vidas.

4. Como transformar a Terceira Idade na Melhor Idade

Livro escrito pelo Dr. Luiz Freitag, geriatra especialista pela Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia, apresenta inúmeros ensinamentos para aproveitar melhor a terceira idade.

Com uma abordagem médica especializada e humana, tem o objetivo de mostrar a importância desse estágio da vida.

5. Uma lição de vida

Livro baseado em fatos reais, retrata a história de um queniano de 84 anos, determinado em conseguir uma vaga na escola primária para aprender a ler e escrever. Para se dedicar aos estudos, ele terá que se juntar a crianças de seis anos de idade e tem como grande aliada, a professora para ajudá-lo nessa nova empreitada.

Gostou desse conteúdo? Depois de todos esses benefícios da leitura apresentados e dicas incríveis de livros para terceira idade, agora, você não tem mais desculpas para não ter esse hábito. E para saber sobre a saúde nessa fase da vida. Leia mais no link Saúde do idoso: saiba quais são os cuidados necessários na terceira idade.

Compartilhar