Conheça 3 benefícios da quiropraxia

Compartilhe:

A quiropraxia é um tratamento que ajuda a aliviar e tratar dores na coluna, entre outros problemas. Surgiu há mais de um século, nos Estados Unidos, ganhou espaço na Europa e no mundo e faz parte da medicina alternativa. Vem se desenvolvendo ao longo das décadas e até a Organização Mundial da Saúde reconhece os benefícios. 

Mas afinal, o que é quiropraxia?

A palavra tem origem grega, Quiro (mãos) e Praxis (prática), ou seja, “Prática com as mãos”. Os quiropratas, como são chamados os profissionais desta área, desenvolvem o trabalho através das mãos. E engana-se quem pensa que não precisa de muito estudo para exercer a profissão, pois precisam de cursos a nível superior. 

O intuito do tratamento é prevenir distúrbios biomecânicos nos músculos, tendões, ossos, nervos e ligamentos etc. O ponto que exige maior atenção dos profissionais da  é a coluna vertebral, como sabemos é uma área de extrema importância para o funcionamento do corpo humano. 

Sendo assim, podemos dizer que o principal benefício da quiropraxia é diminuir o risco de lesões. Portanto, é recomendada para pessoas que trabalhem com movimentos repetitivos, atletas, profissionais que exerçam serviços pesados entre outros.

Fica a cargo dos quiropratas exercer manobras manuais práticas, seguras e rápidas para aliviar e prevenir dores dos pacientes. Além de orientá-los a seguir hábitos que tragam benefícios à saúde e os mantenha longe das dores indesejadas.

Um  dos benefícios da quiropraxia é que as sessões podem ser feitas em conjunto com o tratamento tradicional das doenças. Além de auxiliar nestes tratamentos, alivia possíveis sintomas de dores, dependendo da doença tratada. Pode ser um complemento tratamento de doenças como: hérnia de disco, escoliose, cefaléia, fibromialgia etc.

Você também pode se interessar por:

Autocuidado: como ter mais qualidade de vida? Descubra aqui

 

Diagnóstico e sessões quiropráticas

O profissional faz o diagnóstico através de testes e com o auxílio de instrumentos clínicos, além de apalpação muscular e articular. Em alguns casos, são utilizados exames de imagem para auxiliar no diagnóstico certeiro da doença. Os profissionais são habilitados para avaliar estes exames com um olhar diferenciado do profissional de medicina.

As sessões, em resumo, funcionam como uma sessão de fisioterapia. O paciente marca uma consulta, relata seus problemas, é avaliado e diagnosticado. Posteriormente, o tratamento é iniciado e o paciente passa a usufruir dos benefícios da quiropraxia.

O quiroprata utilizará dos métodos manuais para ajustar as articulações e tratar dores. O que não exclui a possibilidade de indicação de exercícios para serem praticados em casa e mudança de hábitos dos pacientes. 

 

Leia também:

O que é teste ergométrico e para que serve? Descubra aqui!

Benefícios da quiropraxia

Como dito anteriormente, os benefícios da quiropraxia são muitos, listamos alguns. Confira:

Coluna vertebral: pessoas que apresentam dores na região da coluna vertebral, são umas das que mais usufruem dos benefícios da quiropraxia.  Visto que, essa prática tende a ajustar minuciosamente a coluna.

 A região do pescoço (cervical) e a região da lombar (lombalgia) são áreas campeãs quando se trata de reclamação relacionada à dor por conta da sobrecarga exercida nestas regiões, por conta da má postura ou trabalho exercido. O profissional analisará o problema e trabalhará para amenizá-lo ou eliminá-lo de vez.

Hérnia de disco: os discos são espécies de anéis fibrosos que absorvem impactos no dia a dia, estes discos ficam localizados entre as vértebras, nas articulações. Sobrecargas ou a idade pode causar o rompimento desses discos, formando assim as hérnias de disco. O que causa dor excessiva e dependendo do grau da lesão, perda de movimentos.

Um grande benefício da quiropraxia é atuar em conjunto com um tratamento médico para garantir melhor qualidade de vida ao paciente, além de evitar danos maiores e o agravamento do quadro.

Lesão por esforço repetitivo: As lesões por esforço repetitivo (LER) estão cada vez mais presentes quando se trata de dores rotineiras. Estas lesões se originam por conta de movimentos feitos repetidas vezes, como a utilização de um grampeador, por exemplo.

Estes movimentos repetidos causam a compressão do nervo mediano, que fica entre a mão e antebraço. O que ocasiona dor, formigamento, fraqueza no membro entre outros sintomas.

O quiroprata, nestes casos, pode agir preventivamente, atenuar as dores oferecendo o relaxamento da musculatura ou ainda, prescrever dicas, exercícios e um equipamento de trabalho ergonômico.

Como podemos perceber, os benefícios da quiropraxia são diversos e a profissão muito relevante, sendo reconhecida pela OMS (Organização Mundial da Saúde). Portanto, procure profissionais capacitados e se surpreenda com as mudanças no seu estilo de vida.

Gostou do artigo? Neste post você encontra os benefícios da quiropraxia, em quais tratamentos ela pode ser útil e um pouco sobre diagnóstico e tratamentos.

 

Infográfico 7 passos para abandonar o sedentarismo

Compartilhar