Saiba como proteger o coração durante os jogos de futebol

Teste para cardíaco: é assim que as pessoas costumam se referir a um jogo de futebol cheio de emoções. Mas se você for esperto, não vai esperar a partida começar para passar por esse teste. Como qualquer outra competição, os jogos de futebol mexem com as emoções e com os sentimentos dos torcedores, por isso, é preciso ficar atento à saúde do seu coração e protegê-lo, para evitar problemas como o infarto, por exemplo. Neste post, você vai ver dicas úteis para não deixar o seu sistema cardíaco sofrer, antes e durante aquele jogo de futebol decisivo.

Um olho na bola e o outro na alimentação

alimentacao-jogo-futebol
Tão importante quanto torcer é saber se alimentar bem durante o jogo.

Você precisa manter uma dieta equilibrada diariamente. Fique atento à quantidade de sal que você ingere e controle a sua pressão arterial e colesterol. Se você é hipertenso, NÃO deixe de tomar os seus medicamentos na hora certa. Em dia de jogos de futebol, nada de petiscos gordurosos. Se alimente bem antes que a partida comece e não deixe que a emoção do momento faça você cometer deslizes. Alimentado, você ficará mais tranquilo e resistente às tentações que certamente aparecerão e garantirá que o seu coração esteja bem protegido.

Mas se você é mais que um torcedor e ama bater uma bolinha, veja a matéria que nós preparamos sobre o que comer para manter o ritmo durante o jogo de futebol.

Você também pode gostar:
Corpo e bem-estar: os cuidados básicos que fazem a diferença
Os 5 principais benefícios do futebol para a saúde

Pegue leve na bebida alcoólica

É, a gente sabe que a tentação é grande, mas o álcool em excesso é inimigo do coração, principalmente se for ingerido junto com energéticos. Defina um limite, saiba a hora de parar e lembre que a partida termina, mas a vida continua depois do jogo. Além disso, se você toma remédios controlados, cartão vermelho para as bebidas alcoólicas! Veja aqui os 5 erros mais comuns na hora de tomar um medicamento.

Visite regularmente um cardiologista

Ao conversar com o seu médico e fazer exames, você pode descobrir os riscos que corre ao se submeter a fortes emoções. O cardiologista pode recomendar atitudes específicas para você tomar antes e durante os jogos de futebol, tendo em vista a proteção do seu coração.

Nos jogos de futebol, sua saúde precisa vencer

futebol-saude-coracao
Fique atento para os sinais que indicam um problema sério no coração.

Como já falamos, por mais importante e decisivo que seja o jogo, ele acaba e a sua vida segue. Saiba separar as emoções, respire fundo e controle o estresse durante a partida. Esses podem ser os primeiros sinais de um ataque cardíaco:

  • Dor no peito, passando para o braço;
  • Náuseas;
  • Pulsação rápida e irregular;
  • Respiração acelerada;
  • Sudorese;
  • Inchaço em algumas regiões do corpo.

Caso você ou alguém próximo sinta esses sintomas, o Samu deve ser acionado imediatamente pelo 192. Se a pessoa estiver desacordada, inicie os procedimentos de primeiros socorros com a reanimação cardíaca.

Independente da importância da partida, não permita que ela seja responsável por danos à sua saúde, ela é a principal interessada em vencer esse jogo!

Esse conteúdo foi útil? Você também pode gostar de saber dessas incríveis 5 práticas simples e saudáveis para uma saúde de ferro.

Compartilhar

Deixe uma resposta