Há muito tempo essa pergunta é feita e ainda não existe uma resposta definitiva. Afinal de contas, é dos carecas que elas gostam mais ou não? Se você discorda, então este artigo sobre calvície foi feito para você!
Leia até o fim para saber como retardar a queda de cabelo e o que pode ser feito se você sofre com calvície.
*Atenção: sempre procure um dermatologista caso precise de orientação para tratar problemas de pele.
Entenda a calvície
Ora é a idade, ora é a genética. Quando o assunto é calvície, uma boa fatia dos homens não tem escapatória a não ser ver os cabelos diminuindo. Mas antes de falar sobre as soluções modernas que retardam – porque evitar mesmo não tem como ainda – a perda de cabelo masculino, saiba o que acontece no organismo que pode desencadear ou mesmo acelerar esse processo.
Por que o cabelo cai?
Existe um hormônio, chamado DHT (di-hidrotestosterona), associado à perda capilar. De uma forma geral, a calvície nos homens é causada principalmente pela genética e por fatores hormonais.
O DHT altera os folículos, onde nasce o cabelo, fazendo com que eles afinem, fiquem mais curtos e com menos cor. Ao acontecer tudo isso, os folículos ficam atrofiados e a perda é definitiva.
Importante deixar claro que não é bem o hormônio que faz o cabelo cair, o excesso ou a falta dele, mas se existe uma quantidade excessiva de receptores de DHT nos folículos, e isso é determinado pela genética do homem mesmo.
Em palavras mais simples, quem vai ficando com aquelas “entradas” perto da testa ou com círculos no topo da cabeça, têm mais receptores DHT.
Outras causas que contribuem para a calvície nos homens
- excesso de oleosidade – quando há quadros de dermatite seborreica ou caspa;
- uso exagerado de produtos químicos;
- problemas na tireoide;
- alimentação inadequada;
- deficiência de vitaminas;
- uso de determinados medicamentos;
- problemas emocionais como estresse e ansiedade.
Veja também: Reposição hormonal: Qual a hora certa de iniciar a terapia?
Como tratar a calvície?
A calvície nos homens pode ser tratada de forma a frear o avanço na perda de cabelo. Então o uso de medicamentos pode ser recomendado para bloquear a ação do hormônio DHT ao mesmo tempo em que se fortalece a estrutura capilar.
Um dermatologista é o profissional a ser procurado para estes casos, uma vez que o couro cabeludo faz parte do maior órgão do corpo humano, a pele.
Podem ser recomendados certos procedimentos, como a intradermoterapia, o microagulhamento, o MMP – Microinfusão de Medicamentos na Pele, e o uso de luzes (laser e/ou led). Todos eles são prescritos e executados pelo dermatologista.
Não caia em soluções que não sejam orientadas por um especialista.
Boas práticas na hora de cuidar do cabelo
Incorpore à sua rotina certos cuidados que podem evitar a queda do cabelo. Se afastados, pode haver uma significativa mudança e o pelo pode até voltar a crescer. Dá uma olhada nas dicas:
- Mantenha uma boa rotina de higiene do couro cabeludo;
- Priorize uma alimentação equilibrada e rica em vitaminas;
- Apenas use medicamentos com indicação e controle do médico responsável;
- Os procedimentos químicos, de forma geral, devem ser realizados apenas por profissionais habilitados;
- Faça o controle da saúde em geral com frequência;
- Cuida da saúde mental com hábitos de vida saudáveis.
O que você achou deste artigo? Aqui, você viu que a calvície pode ser causada por uma série de fatores e os tratamentos mais indicados para retardar o avanço da condição.