6 mitos e verdades sobre o câncer de mama masculino que você precisa saber!

6 mitos e verdades sobre o câncer de mama masculino que você precisa saber!

Vamos começar esta matéria já desmistificando um assunto: existe câncer de mama masculino? A resposta para esta questão é sim! Infelizmente essa é uma doença que também afeta os homens e por isso merece a atenção deles.

Certamente você já deve saber que o câncer de mama é um tumor maligno, caracterizado pelo crescimento fora de controle das células, e desenvolvimento de nódulos no tecido mamário, não é mesmo? Pois é, essa doença afeta em grande maioria as mulheres, mas há uma pequena parcela de homens que pode ser afetada.

É importante mencionar que muitas pessoas não sabem, mas os homens possuem sim tecido mamário e podem desenvolver o câncer de mama.

E por serem poucos, os homens afetados, existem muitas dúvidas a respeito do câncer de mama masculino. E por isso, trouxemos alguns mitos e verdades sobre este assunto ainda pouco falado.

Você pode se interessar também por:
Autoexame da mama: como fazer e por que é tão importante?
O que é o câncer de próstata e o que pode causar a doença?

Mitos e verdades

1 – Antitranspirantes e desodorantes contribuem para o aparecimento do câncer de mama

MITO. Nenhum estudo comprovou que o uso, seja de produtos roll on, spray ou aerosol, favoreçam o desenvolvimento do câncer.

2 – Qualquer homem pode ter câncer de mama

VERDADE. Entretanto, existem alguns fatores que podem aumentar esse risco como em homens com mais de 60 anos, com histórico familiar, que tenha passado por um tratamento de radioterapia no peito, que tenha tido câncer de próstata ou com altos níveis naturais do hormônio feminino estrogênio.

3 – Fazer mamografia ou a irradiação do exame mamográfico provocam câncer

DE JEITO NENHUM. Os exames não de jeito nenhum podem provocar a doença e são importantes para a identificação precoce do câncer de mama.

4 – Sobrepeso, sedentarismo e consumo de álcool estão entre fatores de risco

VERDADE. Pessoas com IMC superior a 28 têm três vezes mais o risco de câncer de mama. O sedentarismo e o consumo elevado de bebidas alcoólicas também são fatores de risco comportamentais.

5- Fatores de risco são certeiros para determinar o desenvolvimento de câncer de mama

NÃO NECESSARIAMENTE. Uma grande parte das pessoas que têm câncer de mama podem não ter nenhum fator de risco da doença.

6 – Apenas 1% dos homens tem chance de ter câncer de mama

As mulheres têm mais tecido mamário e condições hormonais que podem favorecer o aparecimento da doença do, por isso, a chance de um homem ter câncer de mama é uma em cada 100 casos.

causas da hipertensão - obesidade

Mas quais as reais causas do câncer de mama masculino?

As causas de câncer de mama em homens pode ser determinada por diversos motivos, entretanto, alguns fatores podem contribuir com o surgimento da doença. Algumas das condições que podem favorecer isso são:

Os fatores genéticos: em alguns casos, homens que apresentaram a doença têm histórico familiar de câncer de mama;

Os Fatores ambientais: alguns casos de câncer de mama podem estar associado ao tipo de trabalho que a pessoa exerce, como trabalhadores que têm muita exposição a altas temperaturas, trabalhadores de indústrias químicas;

Os Fatores hormonais: o uso de hormônios pode causar hiperestrogenismo, que é uma desordem relacionada a hormônios sexuais, o que aumenta as chances de desenvolver o câncer de mama;

Outros fatores que podem desencadear a doença: orquite, infertilidade, puberdade tardia, criptorquidia (não descimento de um ou dos dois testículos para a bolsa escrotal), hérnia inguinal congênita, orquiectomia (retirada cirúrgica do testículo, por conta de tumores), excesso de peso e dieta rica em gorduras.

Tratamento desse câncer em homens é o mesmo usado com as mulheres?

quimioterapia
Os tratamentos para câncer de mama masculino são os mesmos do feminino.

O tratamento para o câncer de mama masculino é bem parecido ao feminino e pode incluir cirurgia, quimioterapia ou radioterapia. Mas pode variar dependendo do caso e do estágio do tumor. O melhor tratamento é a prevenção.

É importante ressaltar também que esse tipo de câncer pode evoluir e migrar para outros tecidos realizando um processo chamado de metástase, podendo levar a morte do paciente.

Como prevenir o câncer de mama masculino?

Para evitar essa e qualquer outra doença basta cuidar bem da alimentação, evitando excesso de gordura, sal e açúcar, não exagerar na bebida alcoólica e praticar exercícios físicos. Claro que não pode esquecer de manter os exames de rotina atualizados, assim você se previne qualquer tipo de doença, e principalmente o câncer de mama masculino.

O que você achou deste conteúdo? Muitos homens nem sabem que possuem tecido mamário e consequentemente que podem contrair o câncer de mama masculino e pela falta de conhecimento desse assunto, muitos mitos acabam surgindo.

Mas como você viu é possível tratar e obter cura e melhor de tudo, prevenir essa doença. E para que você cuide melhor da sua saúde, veja também: 5 fatores que podem colaborar para o câncer de próstata

Compartilhar