Coceira na vagina: candidíase ou falta de higiene íntima?Veja!

A coceira na vagina pode ser um incômodo para muitas mulheres e pode ter diferentes causas

Uma das principais queixas femininas e que pode ser causada até pelo menor desequilíbrio é a coceira na vagina e vulva. Veja no artigo as possíveis razões por trás disso, se a higiene íntima influencia e como tratar este desconforto.

*Atenção: este conteúdo é meramente informativo e não substitui uma consulta médica.

Você pode se interessar por:

– Sabonete íntimo: quais os cuidados tomar ao fazer sua higiene

O que está por trás da coceira vaginal?

O equilíbrio da flora vaginal é essencial para a saúde íntima da mulher. E comumente uma pequena alteração no pH ou na quantidade de bactérias que povoam a área já são suficientes para desequilibrar completamente o ambiente.

Quando isso acontece, vários sintomas surgem, dentre eles, a coceira na vagina, que muito provavelmente vai afetar a vulva também. Ela não aparece sozinha, sempre vem acompanhada de outros desconfortos, como corrimento e ardor ao urinar ou nas relações sexuais.

Doenças ou reações a produtos químicos podem desencadear o problema. Veja alguns deles:

• Candidíase;
  • Vaginose bacteriana;
  • ISTs, como tricomoníase, gonorreia, clamídia;
  • Efeitos da menopausa;
  • Reação a produtos químicos;
  • Líquen escleroso vulvar – manchas brancas e finas na região;
  • Higiene íntima em excesso ou mal feita;
  • Pediculose pubiana – chato;
  • Oxiuríase – parasita;
  • Corpo estranho;
  • Câncer.

Vulva e vagina

Pode existir coceira na vagina e na vulva também, com causas diferentes e não relacionadas às vezes, ou o inverso. Então elas são sintomas facilmente confundidos. Para que isso não ocorra mais, a explicação é simples.

A vulva é a parte externa do órgão, composta pelos grandes e pequenos lábios, clitóris e abertura do canal vaginal. A vagina, por sua vez, é o canal, propriamente dito, que faz a ligação com o útero.

Diagnóstico e tratamento

O ideal é procurar orientação médica tão logo sinta desconforto. A coceira na vagina ou vulva geralmente tem a ver com alguma inflamação decorrente de infecção ginecológica ou alergia/irritação às substâncias presentes em produtos de higiene íntima e ao sêmen.

Apenas o ginecologista pode avaliar e determinar a causa do prurido e prescrever o tratamento adequado. Para chegar ao diagnóstico, deve ser feita a coleta de material para análise em laboratório e a avaliação do histórico clínico da mulher.

O tratamento vai ser adaptado a cada caso. Uma infecção por fungos vai receber uma tratativa diferente de um problema causado por bactérias. Boas práticas para evitar a coceira na vagina ou vulva

Veja como atitudes simples podem fazer a diferença no dia a dia e na saúde íntima feminina. Confira as dicas:

Higiene íntima correta

a higiene íntima feminina deve ser levada a sério

Quando não existe meio-termo para a higiene íntima, as infecções são fáceis de aparecer, e com elas, inflamação e coceira.

Com a má higiene, bactérias e fungos se proliferam de maneira desordenada. O excesso de limpeza também é um problema, já que as defesas naturais, compostas pelas bactérias do bem, que vivem em harmonia com o corpo, são removidas pelas substâncias químicas do sabonete íntimo e também pela ducha vaginal.

Lave apenas a vulva com sabão neutro e água. Apenas.

Preservativo nas relações sexuais

Todas as relações sexuais devem ser feitas com preservativo, inclusive as homoafetivas. É a única maneira de evitar as Infecções Sexualmente Transmissíveis – ISTs, incluindo HIV/AIDS.

Agir para prevenir é sempre mais eficaz que tentar tratar a doença depois.

Alimentação equilibrada

Uma dieta rica em açúcares e refinados contribui para o aumento de peso e o aparecimento de doenças. Disso você provavelmente já sabe. Mas você sabia que as bactérias da flora vaginal podem ser afetadas por isso e se proliferar descontroladamente? O resultado? Candidíase.

Se você tem candidíase de repetição, reveja seus hábitos alimentares também.

E aí, o artigo foi útil para você? A coceira na vagina é um transtorno que vai afetar as mulheres em determinado momento da vida. Viu também como tratar e curar esse problema.

Para aprofundar no assunto sobre cuidados com a saúde feminina, que tal conferir uma Santa Dica? Clique na miniatura abaixo: