Que jogar futebol é uma paixão nacional, a gente já sabe, certo? Mas a prática desenfreada desse tipo de esporte sem os devidos cuidados alimentares ameaçam a sua saúde e podem até impedir você de bater aquela bola.
Nessas horas, contar com uma alimentação correta é o seu principal recurso para ter um excelente rendimento. Confira neste post o que você DEVE comer para manter o ritmo durante as partidas e absorver ao máximo os benefícios que o futebol pode proporcionar.
Apesar de serem considerados os vilões de muitas dietas, ingerir carboidratos antes do treino pode potencializar a sua performance em campo. Isso acontece porque esses macronutrientes são fundamentais para o bom funcionamento do cérebro e para a proteção dos músculos.
Eles ainda podem ser uma ótima fonte de energia. Lembre-se sempre de que você deve comer carboidrato ANTES do jogo, para que DURANTE a partida ele faça a diferença.
Os alimentos que contém carboidrato mais indicados são as/o(s):
A hidratação é fundamental na hora de jogar futebol. Muitos jogadores bebem energéticos e bebidas isotônicas, mas a boa e velha água mineral é a melhor opção, não tem segredos.
Pense no quanto você corre durante a partida e na quantidade de líquido que perde pelo suor. Então, para que você não corra o risco de ficar desidratado no meio daquele jogo decisivo, não deixe de repor toda a água que você perdeu.
Leia também:
– Vai jogar bola? Então é melhor ficar atento aos cuidados!
– Saiba como proteger o coração durante os jogos de futebol
– Os 5 principais benefícios do futebol para a saúde
Elas são indispensáveis para a manutenção da vida e o bom funcionamento do organismo. Ingerir vitaminas antes e depois de jogar futebol pode significar um ganho positivo na sua circulação sanguínea, na digestão e no seu sistema de defesa contra doenças. Frutas, verduras e legumes são essenciais.
Você pode complementar as refeições com variedades de salada, ricas em vitaminas e minerais. Ah, e não esqueça: quanto mais colorido estiver o seu prato, maior o ganho nutricional necessário para dar um gás no jogo de futebol.
Gorduras são uma ótima fonte de energia, mas é preciso moderação no consumo para não prejudicar seu rendimento no jogo. Existem dois tipos de gordura: saturadas (estão em alimentos de origem animal como carnes ou podem ser encontradas em comidas como bolachas recheadas e batata frita) e insaturadas (presentes em forma líquida em óleos de canola, soja e girassol).
Dê preferência ao consumo da gordura insaturada, mais conhecida como a “gordura saudável”, pois ela aumenta o seu nível de colesterol bom (HDL) e auxilia na absorção das vitaminas que você ingere.
A partida terminou e você está exausto. Os estoques de carboidratos devem ser repostos em menor quantidade, mas agora é a hora de você comer bastante proteína. Esse nutriente vai reestruturar a sua massa muscular que foi comprometida intensamente durante o jogo de futebol.
Confira as opções de proteínas indicadas logo abaixo:
A hidratação é fundamental para o bom funcionamento do organismo. Ela afeta desde a saúde…
O câncer de pele é uma doença que, quando diagnosticada no início, pode ter um…
A síndrome metabólica é um conjunto de condições de saúde interligadas que aumentam o risco…
O Novembro Azul é um movimento mundial de conscientização sobre a saúde do homem, principalmente…
Diabetes é uma doença crônica que afeta milhões de pessoas ao redor do mundo e…
A primavera é uma das épocas mais aguardadas do ano, mas apesar da beleza e…
This website uses cookies.
View Comments
Quero tar em forma e ter mais músculos