Como cuidar da pele diariamente? Veja como deve ser feito

Cuidar da pele é uma atitude importante para manter a saúde e aspecto jovem por mais tempo. As mulheres que têm esse hábito que o digam. Além de proporcionar beleza, ainda previnem o envelhecimento precoce e doenças perigosas, como o câncer de pele.

Se você deseja todos esses benefícios para a pele, atenção para o nosso artigo. Você vai conferir orientações incríveis dos profissionais da Santo Remédio. Acompanhe!

Os cuidados começam ao acordar

Os primeiros cuidados devem acontecer ao acordar, fazendo uma boa limpeza. Realize este ritual da beleza lavando o rosto com água e dermocosméticos apropriados, como sabonete, por exemplo.

Quem tem tendência à oleosidade e deseja diminuir o brilho ao longo dia, um tônico adstringente pode ser um grande aliado. Eles ajudam a contrair os poros e elimina as impurezas restantes da região facial.

Antes de sair de casa, aplique filtro solar

Todo mundo sabe que as grandes cidades possuem poluição demais nos ambientes, principalmente nas ruas. Aliado à radiação solar, a poluição acaba se tornando um dos piores inimigos da pele.

Para manter seu corpo e rosto protegidos, é fundamental usar filtros solares. Eles são excelentes protetores contra os raios UV e UVB, causadores do câncer de pele. Além disso, ajudam a manter a pele hidratada e fortalecida ao longo do dia.

Ah, e uma dica importante: mesmo quando for ficar em casa, é interessante usar filtro solar, uma vez que a radiação solar ultrapassa barreiras físicas. Nos dias nublados, a recomendação é a mesma.

Não deixe de conferir também:
Pele saudável: saiba como um dermatologista pode ajudar você!
Proteção e saúde: veja 5 cuidados com a pele do idoso

À noite, não deixe de remover a maquiagem

Sabemos o quanto o cansaço do dia a dia acaba sendo muitas vezes um empecilho para os cuidados com a pele. Porém, se você pretende levar a sério os cuidados, retire a maquiagem sempre que chegar em casa.

Dormir com maquiagem, mesmo com aquelas que dizem tratar a pele durante o sono, não é uma boa ideia. Isso porque os componentes da maquiagem podem entupir os poros, provocando uma reação acneica.

Produtos essenciais para cuidar da pele

Não há cuidados com a pele sem os produtos dermatológicos, obviamente. Eles são seu maior aliado nessa tarefa. Mas é preciso saber como usá-los corretamente, afinal, assim como podem proporcionar ótimos resultados, também podem não surtir nenhum efeito.

Que tal aprender mais sobre os produtos para a pele? A seguir, indicaremos os principais dermocosméticos e formas adequadas de uso. Acompanhe!

Esfoliante: usar ou não?

Depende. Para quem sofre com pele oleosa ou mista pode se dar bem com a esfoliação. Dependendo do produto a ser usado, a esfoliação pode ser feita até diariamente.

Já para peles normais, é indicado usar com menos frequência. Quem possui pele seca, atenção. Nada de esfoliar mais de uma vez na semana, porque podem haver processos inflamatórios.

A melhor indicação, neste caso, é esfoliar durante o banho, com a pele úmida e movimentos circulares por 15 ou 30 segundos. Qualquer exagero, como já dissemos, pode desencadear em lesões cutâneas.

Sabonete especial para a pele

Se você possui alguma restrição ou condição anormal, use um sabonete específico ao fazer a lavagem. Na dúvida, opte por um sabonete suave específico para o rosto, ou conforme a indicação do seu dermatologista.

Pessoas com pele oleosa devem, nada de exagerar na lavagem. Às vezes, a pessoa confunde, achando que a lavagem ajuda a combater a oleosidade. Na verdade, é o contrário.

A lavagem acaba estimulando as glândulas sebáceas, resultando em uma pele cada vez mais oleosa. Uma a duas vezes por dia, no máximo, é suficiente para manter o PH da pele equilibrado.

Tônico facial

Os tônicos faciais não são, como dizem por aí, frescura. Depois da lavagem, use um tônico para terminar a limpeza e preparar a pele para o produto que virá a seguir. Mas atenção! Ele deve ser escolhido de acordo com o seu tipo de pele.

Na dúvida sobre qual o melhor tônico para a sua pele, é indicado buscar orientação médico com um dermatologista, o profissional médico especializado em pele. Se tiver alguma dúvida na hora da compra, um farmacêutico também pode ajudar.

Máscara facial

A máscara facial é para um nível mais avançado de cuidados com a pele. Uma vez por semana, a aplicação do produto pode proporcionar um resultado satisfatório. O ideal é escolher um produto que mostre a diferença na hora.

Ritual de cuidados noturnos

À noite, além de todo o ritual de lavagem, aplicar determinados produtos podem ajudar a potencializar um resultado. Antes de dormir é o momento ideal para aplicar ácidos, secativos, hidratantes e agentes clareadores de pele.

Sem o sol, fica tudo mais seguro. Mesmo assim, é imprescindível evitar luzes artificiais, fator que pode prejudicar os reduzir os efeitos. De qualquer forma, ao comprar um produto desse tipo, busque orientação de um profissional.

Gostou deste conteúdo?
Agora que você já sabe como cuidar da pele, não esqueça de visitar uma drogaria Santo Remédio. Você terá orientações com especialistas do espaço Dermocosmético, e ainda poderá experimentar produtos. Que tal? Não deixe de conferir também: 5 produtos para a pele que você precisa usar antes de dormir.

Compartilhar