Como desenvolver um equilíbrio mental eficiente

Qualidade de vida é um conceito que a maioria das pessoas comenta e almeja alcançar, mas você realmente sabe o que ela significa? Comumente, ela é descrita como a medição das condições de bem-estar físico e emocional dos indivíduos. Diante dessa definição, ter qualidade de vida é seguir um ritmo individual tanto nas atividades cotidianas quanto nas coletivas estando em dia com os seus lados de dentro e de fora.

A saúde também significa muito mais do que se sentir bem com o seu corpo. Mesmo numa rotina puxada do nosso dia a dia, é possível buscar esse equilíbrio mental sem muitas dificuldades. É lógico que alguns sacrifícios deverão ser feitos, mas nada que uma boa agenda organizada não possa ser incluída e realizada!

Mulher está sozinha dentro de um prédio.
Ficar sozinho, às vezes, é necessário.

O perfeito equilíbrio mental

Ter apenas um pensamento positivo não basta para ter um equilíbrio mental. Ajuda, mas não é suficiente, no entanto, já é um bom começo. A mente, quando não controlada, divaga em inúmeras ideias e pensamentos alheios, caóticos, às vezes, agitados e, em outras, obsessivos. Com os pensamentos negativos frequentes que causam a obsessão, as emoções podem sair do nosso controle. E, da mesma maneira, cria-se o hábito compulsivo de torcer pelo pessimismo, ação que acaba aos poucos tornando-se um hábito. Nesse estágio, é visível a pessoa se transformar em alguém cabisbaixo e vazio de expectativas. Para que isso não aconteça, é muito importante primeiro reconhecer esses sintomas. Na verdade, todos passamos por momentos, em algum período da nossa vida, de conflito e determinados comportamentos negativos, mas para essas pessoas o peso do ceticismo é multiplicado.

O equilíbrio mental se constrói, não se adquire numa aula online de meditação. É como uma atitude de pré-disposição em relação aos desafios que a própria vida e a realidade nos colocam à nossa frente. É a forma de como podemos lidar com eles. Alguns sinais de uma vida com equilíbrio mental podem ser abalizados como ter uma viva exaltação e amor pela vida, um estado de espírito transparente e forte que pode lidar com as mais rudes situações, sem cair no ressentimento profundo, entre outros.

Saiba algumas formas de começar a ter um equilíbrio mental condizente com nossos desejos de qualidade de vida.

Alimentação

Uma mesa com vários tipos de alimentos.
Apostar em alimentos balanceados é a chave para a solução de muitos problemas.

Prefira a reeducação alimentar às dietas semanais que pouco ou nada podem resolver. Qualificar a alimentação parece algo de outro mundo, mas é notável a mudança que pode ocorrer no corpo e, consequentemente, na mente. Evite as alterações radicais de um dia para outro, porque até o corpo se acostumar, ele pode sofrer alguns desconfortos relacionados aos hábitos do passado. Faça e procure mudanças a longo prazo, que frutificam com muito mais resultado. Um corpo bem alimentado (com nutrientes) cria uma mente mais ativa.

Sono

Dormir as horas necessárias para o reabastecimento de energia do cérebro e de suas funções, é garantir o bem estar de todo o seu organismo, além é claro, de proporcionar um equilíbrio mental no outro dia mais efetivo.

Exercícios

Qualquer exercício, desde as caminhadas matutinas e o andar de bicicleta até os alongamentos com exercícios de Yoga, Pilates e Tai Chi proporcionam um coração e pulmão prontos para o dia a dia. O desempenho no trabalho, em casa e nos estudos, com um ritmo regular de atividades físicas, é melhorado e os resultados positivos não tardam a aparecer.

Ócio criativo

Uma pintura na mesa.
Ter criatividade é imprescindível para tranquilizar a mente.

Dar um tempo para si mesmo parece privilégio, mas a prática é mais do que recomendada para quem deseja dar up na forma de pensar. Desfrutar do tempo livre deve ser algo permitido em todos os ambientes, principalmente aqueles que são mais rígidos com regras e comportamentos. Inventar atividades que sejam estimulantes aumenta a nossa percepção de mundo, ligando os aspectos dos dois hemisférios cerebrais, o criativo e o lógico.

Meditação

Da meditação muitos fogem, porque acham uma prática parada que só gera perda de tempo. Apesar de estar cada vez mais na moda, ela é, de fato, muito importante, sendo até recomendada por médicos neurologistas, cardiologistas, fisioterapeutas e endocrinologistas. A meditação favorece, por meio de inúmeras técnicas, o controle consciente dos pensamentos que surgem em nossa caótica mente, possibilitando esvaziar a nossa cabeça e melhor, condicioná-la a pensar o que queremos sob nossa vontade. A meditação evita assim vários problemas como a ansiedade, o estresse, as fobias, o déficit de atenção, entre outros.

Uma mente sempre eficiente

Manter uma atitude sempre assertiva, com um senso de humor, não é só benéfico, mas extremamente necessário. Tanto a saúde emocional quanto o equilíbrio mental, ambos relacionados, estabelecem definitivamente uma alteração no modo de ser e de viver da pessoa. Não hesite em procurar uma forma de prolongar a sua qualidade de vida, seja com atividades, seja a partir da ajuda de profissionais.

Você gostou deste artigo sobre como manter um equilíbrio mental? Leia também a matéria Mantenha a sua saúde mental aqui no nosso blog!

Compartilhar