Como evitar a obesidade? Confira a lista de 7 alimentos que podem ajudar

Compartilhe:

Você alguma vez já se perguntou como evitar a obesidade? A resposta para essa questão parece óbvia, logo pensamos no controle da alimentação e na prática de atividades físicas. De certa forma, não estamos errados.

Mas é preciso saber fazer esse controle da forma correta. Afinal, apenas reduzir a quantidade de comida não adianta. É preciso consumir os nutrientes que ajudam a prevenir esse problema.

Nós, da Santo Remédio, trouxemos algumas dicas importantes para evitar a obesidade. Veja também 7 alimentos que não podem faltar no seu cardápio. Acompanhe!

Como evitar a obesidade? 7 alimentos que podem ajudar

1. Folhas verdes

Não é novidade que as folhas, sejam elas claras, sejam elas escuras, possuem pouquíssimas calorias e saciam bem a fome. Por isso, devem estar presentes na alimentação diária de qualquer pessoa.

Invista no bom preparado das folhas, tanto na salada quanto no prato principal. Na hora do consumo, prefira iniciar a refeição com elas. Quando chegar ao prato principal já estará com menos fome e comerá menos.

2. Alimentos frescos

Prefira sempre a versão fresca de um alimento, e não a industrializada. Esta última, além de possuir muitos aditivos que ajudam a preservá-los mais tempo, também são ricos em gorduras e carboidratos, aumentando as calorias.

E como se não bastasse, os industrializados contêm altas taxas de sódio na composição, um ingrediente que pode causar retenção de líquido.

Sempre que for ao mercado, prefira comprar alimentos frescos e livres dessas substâncias.

Não deixe de conferir também:
Alimentação e amamentação: veja os principais mitos e verdades
Simples e eficientes: veja 5 exercícios físicos para fazer em casa

3. Alimentos integrais

Você já experimentou algum alimento integral? Hoje em dia, o mercado já dispõe de alimentos que possuem essa versão, como pães, massas, arroz, sucos, entre outros. São, em relação aos tradicionais, mais saudáveis.

Possuem fibras que trazem muitas vantagens para quem deseja evitar a obesidade. Elas aumentam a sensação de saciedade, o que nos faz comer menos. E as fibras, quando combinadas com a água, ajudam no trânsito intestinal.

Então, você já sabe. Ao fazer as compras da semana, prefira levar a versão integral. No começo, pode parecer um tanto difícil se acostumar com sabores um pouco diferentes, mas logo o paladar se adapta.

4. Linhaça, chia e quinoa

Ainda falando em fibras, esse trio é riquíssimo nelas e em nutrientes. Aposte nesses ingredientes e combine com suas comidas preferidas (sucos, sopas, vitaminas, saladas, bolos, tortas).

Aliás, é versatilidade da linhaça, chia e quinoa é uma das vantagens de incluí-las na alimentação. E não precisa estranhar. Elas não interferem no sabor final da comida.

5. Alimentos termogênicos

Quem nunca ouviu falar que o chá verde ajuda no emagrecimento? Pois é, o mesmo pode ser usado para prevenir a obesidade. A lógica é basicamente a mesma. Ele aumenta a temperatura corporal e para o organismo se equilibrar novamente, acelera o metabolismo.

E não é só o chá verde que pode ajudar você. O gengibre, a água gelada e a pimenta também agem da mesma forma no organismo.

O ideal é preparar receitas que possam ser complementadas com esses ingredientes. Quando mais você investe nos alimentos termogênicos, menos chance de engordar e adquirir a obesidade.

causas da hipertensão - obesidade

6. Alimentos desnatados

Nesta parte vale o mesmo conselho dos alimentos integrais: sempre que puder, prefira os alimentos desnatados quando for consumir alimentos como o leite, iogurtes, ou quando for usá-los em alguma receita.

Eles possuem menos gordura e são menos calóricos. É importante aliá-los à aveia, outra fibra importante para o organismo. A aveia tem o poder de proporcionar uma sensação de saciedade mais rápido, tirando a vontade de comer.

7. Frutas e legumes

Se você não gosta de comer frutas, mas quer evitar a obesidade, saiba que elas podem ser a sua aliada. Coma sempre maçã, abacate, figo, banana, morango, romã, entre outras. Prefira consumi-las como sobremesa ou no intervalo das refeição, a cada três horas.

Elas também podem substituir o lanche da manhã e da tarde. Indicamos diversificar a forma de consumo, preparando vitaminas e sucos.

Viu como não é difícil prevenir a obesidade? Incluindo alimentos saudáveis nas refeições e praticar atividades físicas regularmente vão ajudar você, e muito.

O que você precisa evitar a qualquer custo

Quase nada adianta consumir alimentos saudáveis se você continua consumindo os perigosos. Por isso, atenção para não cair nesse erro.

Os alimentos que você precisa evitar são:

  • Açúcar: o açúcar, no organismo, se transforma em gordura, além de aumentar o triglicerídeo e colesterol. Consuma menos ou substitua por adoçantes;
  • Bebida alcoólica: são supercalóricas e enganam o corpo, com a falsa sensação de que não se consumiu bastante;
  • Refrigerante: a bebida em si deveria se chamar “açúcar puro”, pois uma latinha apenas contém quase 80% do ingrediente;
  • Massas e pães brancos: pizzas, salgados fritos e assados, pães, etc, são carboidrato puro, ingrediente que facilita o ganho de peso.

Agora que você já sabe como evitar a obesidade, não deixe de seguir as nossas dicas. Porém, devemos lembrar, procure auxílio de um nutricionista para ajudar você a montar um cardápio perfeito para o seu organismo. Leia também outros conteúdos interessantes do nosso blog: Simples e eficientes: veja 5 exercícios físicos para fazer em casa.

Compartilhar