Como montar um cardápio saudável e melhorar sua alimentação? Veja!

Para garantir uma boa qualidade de vida, muitos fatores devem ser levados em consideração. A alimentação é um dos principais requisitos para esse processo. Manter uma alimentação balanceada e saudável não é nada fácil, sobretudo com a correria do dia.

Algumas pessoas procuram seguir uma dieta equilibrada, mas a falta de tempo acaba prejudicando a alimentação. Por isso, é fundamental planejar e organizar seu cardápio da melhor maneira, para garantir o bem-estar.

Pensando nisso, nós, da Santo Remédio, vamos dar algumas de dicas sobre como montar um cardápio para melhorar sua saúde. Confira!

Leia também:
– Light e diet: afinal, qual a diferença entre os tipos de alimentos?

Por que montar um cardápio?

Para você ter mais disposição e energia no dia a dia, é preciso cuidar da saúde, principalmente física. Comer qualquer tipo de alimento pelas ruas, não é nada saudável, e também pode prejudicar o seu peso.

Além disso, outros elementos devem ser levados em consideração durante a sua alimentação, por exemplo, o modo de preparo e a combinação dos ingredientes que sãos utilizados na comida. Tudo isso são fatores importantes que podem interferir na sua qualidade de vida.

Por isso, o cardápio é fundamental para você ter controle sobre a sua alimentação. Dessa forma, é possível planejar suas refeições com os nutrientes adequados e na quantidade certa.

Vantagens de fazer um cardápio

Além de manter uma alimentação saudável, um bom cardápio pode trazer outros benefícios. Descubra quais são.

  • Quando você planeja suas refeições, é possível conhecer e avaliar diferentes hábitos alimentares;
  • Um cardápio permite refeições mais nutritivas e variadas. Dessa forma, você consegue ter o controle dos alimentos que vão estar no seu parto, além de evitar exageros e tentações de restaurantes;
  • Economia financeira está entre as vantagens. Com o planejamento, você evita comprar produtos desnecessários, além de controlar o desperdício;
  • Rotina saudável é um fator bastante vantajoso, pois determina os horários das refeições, contribuindo para uma alimentação saudável.
  • O cardápio ajuda bastante quem quer perder ou manter o peso. Assim, é possível você ter controle dos alimentos que podem ajudar no seu objetivo, controlando melhor o seu peso.

Montar um cardápio traz diversos benefícios para o bem-estar, pois envolve uma organização alimentar completa.

O que deve ter em um cardápio saudável?

Ao montar um cardápio, é preciso atentar-se para o que deve ser prioridade. Não é qualquer tipo de alimento que pode ser adicionado nas suas refeições, por isso, é fundamental conhecer a hierarquia dos alimentos. Ou seja, o que não pode faltar no cardápio.

São indispensáveis:

Carboidratos, pois são as principais fontes de energia do corpo. A base da nossa alimentação é formada pelos carboidratos. Então, é fundamental, de preferência que sejam na forma integra, ter pão, arroz, aveia entre outros alimentos. No entanto, sem exageros, o recomendável é consumi-los com equilíbrio.

Vegetais e frutas crus não podem faltar na refeição. Esses alimentos fornecem grande quantidade de fibras alimentares e água no organismo do ser humano. Além disso, eles apresentam poucas calorias e são ricos em vitaminas e minerais.

Proteínas são fundamentais para manter uma alimentação saudável, pois elas fortalecem a estrutura do corpo humano.

Os 5 passos para montar um cardápio saudável

Montar um cardápio não é um processo complexo, porém é necessário considerar alguns critérios importantes.

Mas antes de começar, é importante fazer algumas ressalvas sobre o assunto.

  • O cardápio é indicado para pessoas que não têm restrições alimentares;
  • O azeite e vinagre podem ser utilizados à vontade nas saladas.

Essas observações são fundamentais para quem deseja montar um cardápio. Agora, veja um passo a passo para você a ter uma alimentação saudável.

1. Coloque o cardápio no papel

Antes de tudo, é importante você colocar seu planejamento no papel o seu planejamento, pois isso facilita no processo. Faça uma planilha com os seus horários e os com os alimentos que vão entrar no cardápio, por exemplo:

  • 8h — café da manhã;
  • 10h30 — lanche da manhã;
  • 13h — almoço;
  • 16h — lanche da tarde;
  • 19h — jantar.

2. Escolha a quantidade de carboidratos, proteínas, frutas e legumes

Mesmo sendo elementos saudáveis, é necessário consumir os alimentos com moderação. Além disso, tenha atenção na hora de combinar eles entre si, por isso nada de inventar moda. Opte por:

  • 2 proteínas;
  • 3 carboidratos;
  • 5 verduras;
  • 3 frutas.

Essa quantidade deve ser utilizada semanalmente.

3. Varie na forma do preparo dos ingredientes.

É importante variar no método de preparo dos alimentos, comer peito de frango grelhado com cenoura ralada a semana inteira, não é a melhor opção, certo?

Por isso, procure formas diferentes de preparar a comida, acrescente ingredientes pequenos, como cebolas, tempero verdes e molhos.

4. Deixe pronto e semipronto os alimentos

Para poupar seu tempo, é importante deixar os alimentos prontos ou semiprontos.

  • Sempre que puder, higienize as verduras e frutas;
  • Deixe as proteínas grelhadas ou assadas;
  • Carboidratos, cozidos ou assados.

5. Prepare seu café da manhã com antecedência

Faça uma ou duas receitas sobre o seu café da manhã ou lanche com antecedência. Saiba o que você vai comer durante essas refeições, pois assim é possível gastar menos tempo se decidindo pelo o que vai comer. Além disso, você pode evitar acrescentar alimentos que não estão no cardápio.

Adicione na sua receita, bolinhos, mingau, pães, biscoito, frutas e castanhas, mas sem exagerar no consumo.

Essas cinco dicas são essenciais para tornar o processo, de montar um cardápio, fácil e prático.

Manter uma alimentação saudável é fundamental para garantir o bem-estar, por isso, é importante fazer um cardápio com os alimentos adequados. Apesar da falta de tempo, é possível estar em dia com a sua alimentação.

Com essas informações, você já sabe como montar um cardápio saudável, mas ele deve estar de acordo com os seus objetivos e necessidades. Por isso, é importante consultar um nutricionista, pois ele vai orientar você da melhor forma. Essas pequenas mudanças nos hábitos podem gerar grande mudança na sua saúde.

Gostou desse conteúdo? Esperamos que sim. Nós, da Santo Remédio, buscamos trazer as melhores informações para cuidar da sua saúde. Então, não deixe de conferir nosso conteúdo sobre Por que tomar refrigerante faz tão mal à saúde? Leia e descubra!

Compartilhar

Deixe uma resposta