Cuidados com a pele do idoso: 5 dicas para mantê-la protegida

Pensando nas pessoas da melhor idade (os idosos), a Santo Remédio criou um conteúdo especialmente para falar sobre: Cuidados com a pele do idoso: 5 dicas para mantê-la protegida.

Através deste texto, você vai entender como simples atitudes do dia a dia podem influenciar na saúde da pele, principalmente quando se trata de idosos. Veja! 

  1. Tenha cuidado no banho

O banho é um momento de relaxamento e é capaz de melhorar substancialmente o humor de uma pessoa. Por isso, alguns cuidados devem ser tomados, principalmente quando envolvem o idoso, que possui uma pele mais delicada.

A água, nesta situação, deve ser morna, pois se ela estiver muito quente pode causar queimaduras ou ressecamento na pele. Outra observação é em relação ao sabonete, que deve ser, preferivelmente, neutro. Isso porque os aromatizados podem conter alguma substância alérgica, que possa vir a causar agressões à pele do idoso.

Outros cuidados com a pele do idoso que devem ser tomados é de fazer a limpeza da maneira correta e evitar esponjas ou esfoliantes, que podem machucar ou eliminar a barreira natural da pele

Um problema que pode ocorrer por conta de um banho mal tomado, é o aparecimento de micoses e outros fungos, que podem afetar até as unhas do idoso e causar doenças. Para evitar essa situação, dê uma atenção maior para as partes de difícil limpeza, como por exemplo, entre os dedos dos pés.

  1. A hidratação da pele deve ser diária

Após o banho ou durante o dia mesmo, é recomendável que se faça o uso de hidratantes, pois eles auxiliam nos cuidados com a pele do idoso. Estes produtos são capazes de promover uma aparência melhor à pele e manter a elasticidade dela.

Este simples cuidado pode, por exemplo, prevenir o ressecamento da pele, evitando que isso resulte em uma coceira ou descamação. 

Não indicaremos um produto específico para fazer a hidratação, mas o ideal é que ele não contenha fragâncias na composição – o mesmo alerta que fizemos quanto ao sabonete, anteriormente.

  1. Beber água é muito importante

Um costume que deveríamos ter e que nos faria um bem enorme, é o de ingerir água regularmente. Na situação de pessoas idosas, isso se torna ainda mais importante, pois previne complicações dos órgãos internos e externos, que neste caso, vamos citar a pele.

Como sabemos, o indicado é tomarmos de 2 litros a 2,5 litros de água por dia, para o bom funcionamento do organismo. A falta de ingestão desse líquido pode resultar em desidratação e pele ressecada, além de problemas no rins. Por isso a água entrou em nossa lista dos principais cuidados com a pele do idoso. 

Ela é um hidratante natural, por isso, ajuda no combate à rugas e auxilia na produção de colágeno. Também diminui a sensação de inchaço no corpo, provocado pela retenção de líquido, pois elimina o causador deste mal – o sódio.

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  1. Evite a alta exposição ao sol

O sol produz e fornece vitamina D ao nosso organismo, porém, se houver uma exposição em excesso, isso pode ser prejudicial à saúde. Isso porque ele pode acelerar o envelhecimento e causar doenças como câncer de pele.

Os cuidados com a pele do idoso em relação ao sol devem ser dobrados, pois nesta fase, há a diminuição do tecido adiposo, que funciona como isolante térmico. Eles também estão mais suscetíveis à insolação, por conta da diminuição da composição corporal, ou seja, da água intracelular.

A indicação é que se faça o uso de protetor solar, pelo menos 15 minutos antes da exposição ao sol, para que ele possa penetrar na pele e agir de forma eficiente. Evite sair entre 10h e 16h, quando o sol está mais intenso, e use também roupas claras, que não absorvem o calor. 

  1. Reveja a alimentação

Além da água, a ingestão de bons alimentos pode ajudar a combater doenças e dar um aspecto de pele mais saudável e jovem. A pouca produção de colágeno no organismo faz com que, especialmente, a pele do rosto perca a firmeza e crie rugas.

Por isso, é super recomendado que se consuma alimentos que contenham antioxidantes – moléculas que combatem os radicais livres (causadores do envelhecimento celular).

Entre os principais alimentos onde é possível encontrar a substância benéfica à saúde são: 

  • Em Frutas, como uva, morango, maçã, romã, mirtilo (blueberry), framboesa e em outras frutas de coloração avermelhada;
  • Em vegetais, como brócolis, espinafre, salsa e couve; 
  • Nas nozes, soja, linhaça;
  • Em bebidas, como no vinho tinto, chás, café e cerveja, e até no chocolate e no mel.

Viu como precisamos ser mais atenciosos quanto aos cuidados com a pele do idoso? Principalmente porque está relacionado diretamente com a autoestima da pessoa. Por isso, recomendamos que também leia este outro texto que preparamos: Qualidade de vida na terceira idade: como manter a beleza?

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