Desfralde: 5 dicas para ensinar se filho a não fazer xixi na cama

Compartilhe:

O desfralde é muito importante e marca uma nova fase na vida do seu bebê, afinal, é o momento em que ele começa a tomar mais consciência do próprio corpo e das suas necessidades físicas.

Não existe uma idade específica para o seu bebê sair das fraldas, mas entre os especialistas existe o consenso de que antes de um ano e meio a criança ainda não tem maturidade para passar pela mudança. 

Neste artigo nós vamos falar mais sobre a importância dessa fase e dar dicas de ouro para evitar que o seu filho faça xixi na cama durante o processo do desfralde. Ficou curioso? É só continuar a leitura!

 

Você também pode se interessar por: Benefícios da amamentação. Por que essa é a melhor opção?

Respeite o tempo do seu filho

Em geral, o tempo natural do desfralde de uma criança é entre os 18 meses e 4 anos de idade, período que compreende a segunda fase de desenvolvimento anal especificada pelo piscanalista Sigmund Freud.

Nesse momento, o sistema nervoso está se desenvolvendo para emitir os controles para a parte central do corpo até a região do tronco, onde fica o assoalho pélvico.

Parece complicado? Mas saiba que não é! Esse processo faz com que o bebê tenha mais coordenação para andar e também mais controle sobre a bexiga, ajudando-o a identificar a sensação de aperto causada pela vontade de fazer xixi.

O desfralde é, acima de tudo, o momento em que a criança passa a entender que ela não é mais tão bebê assim, e isso pode causar uma certa angústia.  Por isso, é importante a orientação constante dos pais para que os bebês compreendam que aquele processo é um ganho e representa o crescimento.

Ainda assim, é muito comum que mesmo após o desfralde o bebê ainda dê uma “escapulida” e faça xixi na cama ou em outro lugar. Nestas situações, só resta ter paciência e respeitar o processo dele, encarando o episódio com naturalidade.

 

Banner para sala de vacinas - serviço

As crianças dão sinal de que está na época do desfralde

Isso mesmo! É natural que quando chegar a hora do desfralde o seu filho comece a dar sinais. Os mais comuns são os avisos de que fez xixi ou cocô, incômodo com a fralda suja, etc.

Você deve aproveitar a deixa e começar o treinamento para ensiná-los a usar o banheiro.

Agora, confira algumas dicas para evitar que eles façam xixi na cama durante o processo de desfralde!

 

Leia mais: Por que o teste do olhinho é tão importante para o bebê? Descubra por que fazer!

 

5 dicas para evitar que o seu filho faça xixi na cama durante o desfralde

Como já dissemos, o desfralde deve seguir o seu curso natural e ser realizado quando a criança estiver pronta. Durante o processo, algumas dicas podem ser seguidas para evitar que eles façam xixi na cama à noite. Veja!

 

    1. Não dê líquidos antes de dormir, esse é um passo muito importante! Quando você não dá líquidos antes de dormir a bexiga não fica muito cheia durante a noite e é mais fácil segurar para fazer xixi só pela manhã;
    2. Leve a criança para fazer xixi antes de dormir, dessa forma a bexiga fica vazia, deixando mais simples para o bebê ter controle sobre a urina;
    3. Faça um calendário semanal e dê uma carinha feliz nos dias em que a criança não fizer xixi na cama, o reconhecimento do esforço vai funcionar como um incentivo a mais;
    4. Não use as fraldas, especialmente depois de a criança já estar habituada a dormir sem, isso será um retrocesso;
    5. Não culpe a criança pelos eventuais casos em que ela fizer xixi, o processo de desfralde pode ser difícil e deve ser encarado de forma natural.

É muito importante que o seu filho se sinta seguro e protegido durante todo o tempo. Lembre-se que o desfralde é um processo novo para ele. Com amor e paciência vocês podem chegar ao objetivo juntos. 

Gostou do conteúdo? Então clique no banner abaixo e leia sobre a importância da imunização para crianças!

banner

 

Compartilhar