Diabetes: o que é, sintomas e como conviver com o problema

Diabetes: o que é, sintomas e como conviver com o problema

A diabetes significa está relacionada ao aumento da glicose (açúcar) no sangue. A maior parte dos alimentos que comemos se transforma em glicose que posteriormente é usada como fonte de energia. Um hormônio chamado insulina, produzido pelo pâncreas, ajuda a glicose a penetrar nas células do corpo.

Se o corpo não produz insulina em quantidade suficiente ou se a insulina não age de forma adequada, a glicose não pode penetrar nas células e permanece no sangue. Este fator eleva os níveis de glicose na corrente sanguínea. Agora, você vai descobrir o que é diabetes, seus sintomas e como deve ser a rotina de uma pessoa que sofre com a doença.

DIABETES MELLITUS TIPO 1

Em geral, se desenvolve em crianças, adolescentes ou adultos jovens. Nesse tipo de diabetes, as células do pâncreas param de produzir insulina porque o corpo ataca ou destrói essas células. O diabetes tipo 1 não tem cura.

DIABETES TIPO 2 (DM2)

É a forma mais comum da doença e pode se desenvolver em qualquer idade, mas ocorre principalmente a partir dos 40 anos. Nesse caso, o corpo não produz insulina em quantidade suficiente e a insulina produzida pelo organismo não age de forma adequada.

Assim, o fígado pode produzir glicose mesmo quando não há necessidade. A diabetes DM2 não tem cura. Quando se tem diabetes tipo 2, o corpo tem dificuldade para usar o açúcar dos alimentos para obter energia.

DIABETES MELLITUS GESTACIONAL (DMG)

Pode ocorrer nos estágios finais da gravidez e, em geral, desaparece depois do nascimento da criança. As mulheres que tiveram esse tipo de diabetes têm mais probabilidade de ter diabetes tipo 2 posteriormente, em idade mais avançada.

A resistência à insulina, que comumente precede o diabetes tipo 2, é uma condição na qual gordura, músculos e células hepáticas não usam a insulina adequadamente.  Inicialmente, o pâncreas se adapta produzindo mais insulina. À medida que as células do órgão começam a trabalhar com menos eficácia, o pâncreas gradualmente perde a capacidade de se adaptar e não produz insulina em quantidade suficiente.

Dicas para prevenir a diabetes

  • Fazer escolhas alimentares saudáveis;
  • Ser fisicamente ativo;
  • Perder peso;
  • Tomar medicamentos para diabetes, quando indicado pelo médico;
  • Controlar a hipertensão arterial (pressão alta);
  • Melhorar os níveis de colesterol.

Algumas vezes, essas mudanças não são suficientes para evitar o desenvolvimento da doença. Nesse caso, é importante conversar com o seu médico para rever as opções de tratamento. O médico pode recomendar consultas de acompanhamento para ajudá-lo a monitorar seus níveis glicêmicos.

Leia também:
O que é pré-diabetes?

Assuma o controle

A meta principal do tratamento do diabetes é reduzir os níveis de glicose no sangue. Alimentação saudável, atividade física e determinados medicamentos podem ajudar a melhorar sua saúde. Converse com o seu médico para determinar o que é melhor no seu caso.

Aprender a viver com diabetes pode ser um pouco assustador, mas com o tempo as coisas vão se ajustando e você percebe que consegue viver tranquilamente com essa nova condição. No início você pode não saber quando a glicemia (chamada também de açúcar no sangue) está alta porque você não se sente diferente. Por isso, é tão importante manter os níveis de glicose no sangue dentro da sua meta. Isso pode ajudar a prevenir problemas de saúde a longo prazo.

Etapas para controlar a glicose

Embora determinados fatores de risco para o diabetes não possam ser controlados como, por exemplo, o histórico familiar de diabetes, o processo de envelhecimento ou pertencer a um grupo étnico de alto risco, existem três etapas importantes que podem ajudar a controlar os níveis de glicose:

  1. Alimentar-se de forma correta e aumentar a atividade física;
  2. Acompanhar os níveis da glicemia, conforme orientado pelo seu médico;
  3. Seguir todas as recomendações do seu médico quanto ao seu tratamento.

Colabore com a equipe de profissionais de saúde para definir metas pessoais para os seus níveis de glicose no sangue, peso e atividade física. Trabalhando juntos, vocês terão melhores condições para dar os passos necessários para ajudar a controlar o seu diabetes.

Se estiver comendo corretamente e praticando exercícios, ótimo! Mesmo assim, será necessário acompanhar os níveis de glicose no sangue, conforme orientado pelo seu médico. Como regra geral, você não deverá mudar o seu tratamento sem primeiro conversar com seu médico.

O sabor amargo da diabetes

Nós, das Drogarias Santo Remédio, sugerimos que para ser uma pessoal saudável você cuide da sua saúde para evitar problemas a longo prazo. Faça exercícios, mantenha uma alimentação equilibrada e cuide da sua saúde mental.

Para entender melhor como a diabetes pode afetar a sua vida e descobrir o que você pode fazer para fugir da condição, baixe gratuitamente o nosso guia sobre o assunto. É só clicar na imagem abaixo para ficar bem informado.

Compartilhar

Deixe uma resposta