Transtornos de aprendizagem são condições que prejudicam o aprendizado de uma criança e também podem afetar o desenvolvimento cognitivo e acadêmico. Normalmente, eles são detectados ainda na infância, mas o diagnóstico também pode ocorrer em adultos.
*Atenção: este conteúdo é meramente informativo e não substitui a avaliação de um especialista.
Devemos diferenciar transtorno e dificuldade de aprendizagem, pois a distinção é importantíssima para direcionar os esforços de tratamento. Segundo a Associação Brasileira de Psicopedagogia, o termo “transtorno de aprendizagem” às vezes é usado como sinônimo de “dificuldade na aprendizagem”, o que não é apropriado.
Descrever a diferença entre distúrbios de aprendizagem e dificuldades de aprendizagem nos mostra um dos equívocos que leva a uma concepção errônea da dificuldade de aprender, e isso se deve pela interpretação, às vezes, incorreta do termo, pois, muitas vezes, o termo distúrbio de aprendizagem aparece na literatura como sinônimo de outros: dificuldade escolar, problema de aprendizagem, dificuldade na aprendizagem e, até mesmo, pela tradução errada do termo inglês “learning disabilities4“.
Atinge entre 3% e 5% das crianças em idade escolar. Os sinais aparecem na hora de fazer tarefas, interagir em grupo e até em momentos familiares. Tem como características:
Causa dificuldade para ler e escrever. Em alguns casos, o disléxico pode ser mais hábil em matérias como matemática ou artes.
Atrapalha a aprendizagem dos números e suas relações, e a criança demonstra dificuldade já nas primeiras aulas de matemática. Suas características são:
Causa problemas para escrever, o que resulta em caligrafia errada ou incompreensível. É o contrário da discalculia e afeta a habilidade escrita de letras e números. Divide-se em:
A dislalia, por sua vez, é um transtorno da linguagem notado na fala. A criança articula mal ou erra as palavras e se expressa de forma confusa. Costuma ocorrer em pessoas com problemas no palato, flacidez na língua ou lábio leporino.
Nem todo transtorno de aprendizagem exige medicação, mas isso deve ser determinado por um psiquiatra, que avalia a criança e define a necessidade de tomar remédios.
Também é fundamental procurar apoio psicológico, pois, nas sessões, a criança será orientada para lidar com desafios como:
Quando pais e/ou professores reparam nesses sinais de dificuldade de aprendizagem, a melhor ideia é procurar uma equipe multidisciplinar para fazer uma avaliação.
O que você achou deste artigo? Nele, você viu como distinguir transtornos e dificuldades de aprendizagem, suas características e formas de tratamento.
Para mais conteúdos como este e sobre temas relacionados à saúde e bem-estar infantil, fique sempre ligado no blog da Santo Remédio!
A hidratação é fundamental para o bom funcionamento do organismo. Ela afeta desde a saúde…
O câncer de pele é uma doença que, quando diagnosticada no início, pode ter um…
A síndrome metabólica é um conjunto de condições de saúde interligadas que aumentam o risco…
O Novembro Azul é um movimento mundial de conscientização sobre a saúde do homem, principalmente…
Diabetes é uma doença crônica que afeta milhões de pessoas ao redor do mundo e…
A primavera é uma das épocas mais aguardadas do ano, mas apesar da beleza e…
This website uses cookies.