Dor nos ossos: doença ou suplementação ruim? Veja as causas

A dor nos ossos pode ser de diferentes tipos e ter causas distintas
Compartilhe:

A dor nos ossos pode ser causada por alguma doença, um desconforto momentâneo causado pela má alimentação ou pela carência de vitamina D no organismo?

O primeiro passo para entender as causas e saber como tratar e evitar este problema é lendo o nosso artigo sobre o assunto. Vamos começar?

*Atenção: este é um conteúdo meramente informativo e não vale como consulta e/ou diagnóstico. Caso sinta dores nos ossos, não hesite em procurar orientação médica.

Você pode se interessar por:

– Dor de barriga em crianças: o que pode ser e como evitar?

Dor nos ossos: causa ou sintoma?

A dor é sempre sintoma de algo que está ocorrendo no organismo. Para determinar que tipo de situação está desencadeando a dor, só contando com a ajuda de um médico.

As causas podem variar de artrite, artrose, bursite, tendinite – que tendem a ser problemas crônicos nas articulações – até fraturas, que nem sempre são aquelas expostas.

Como há ossos em todo o corpo, qualquer lugar está sujeito a sofrer com dor em algum momento da vida. Mas existem alguns locais que têm mais chance de serem afetados e em alguns momentos do dia. São eles:

  • Ombros;
  • Mãos;
  • Pernas;
  • Quadril;
  • Face;
  • Tórax;
  • Ao acordar;
  • Ao espirrar;
  • No frio;
  • Generalizada.

– Dor de ouvido em crianças: o que pode ser e como tratar da melhor forma? 

Como avaliar a dor nos ossos

É preciso avaliar qual tipo de dor você está sentindo nos ossos

Analisando o quadro apresentado pelo paciente, a resposta para as seguintes perguntas ajuda na investigação da dor nos ossos:

  • Qual a localização exata?
  • A dor irradia? Se sim, para onde?
  • Quando exatamente a dor apareceu?
  • Qual a duração e a frequência da dor?
  • É desencadeada por algum fator? Se sim, quais?

Dores nas articulações ou nos músculos confundem a análise. Para diferenciar umas das outras, a dor nos ossos continua a incomodar mesmo quando se está parado. 

Ainda na investigação, pode ser levantada a hipótese de que a alimentação precisa ser suplementada. Cálcio e vitamina D, por exemplo, são nutrientes importantíssimos para a saúde dos ossos e a carência deles pode causar dores.

Como procurar tratamento para a dor nos ossos?

A especialidade médica a ser procurada para qualquer problema em ossos, músculos, ligamentos e articulações é a ortopedia. 

Outra área que também pode ser de grande ajuda é a reumatologia, que cuida de problemas inflamatórios nas articulações e nos tecidos próximos, como ossos, tendões e ligamentos.

Para saber quem procurar, aqui vai a dica: se a dor apareceu depois de um trauma, como torção ou queda, procure o ortopedista. Se o problema é crônico e é seguido de limitação nos movimentos, vermelhidão ou inchaço, então o reumatologista é quem deve ser procurado.

É comum que alguns exames sejam solicitados para facilitar ou confirmar o diagnóstico do que está causando a dor nos ossos. Exames de sangue, raio-X, tomografia e ressonância magnética podem aparecer na lista, dependendo da intensidade da dor.

Só assim é possível chegar a uma resposta certeira: o diagnóstico. Para então definir o tratamento.

Tratamento

Pode envolver suplementação e fisioterapia. Entretanto, ele vai ser adequado para a condição apresentada, e pode contar com medicamentos antibióticos ou antiinflamatórios.

Repouso, alongamento e compressas também fazem parte e atuam como medidas complementares ao tratamento. 

Algumas fraturas podem exigir intervenção cirúrgica e, para os casos de câncer, quimio e radioterapia são as vias adotadas.

Na alimentação, adote as seguintes medidas para evitar a carência nutricional:

  • Consuma alimentos ricos em cálcio, como: vegetais de folha verde-escura e em peixes, como a sardinha;
  • Priorize a vitamina D no dia a dia: consuma ovos, manteiga, iogurte e fígado de bacalhau. E, é claro, a exposição solar, com duração de 15 a 20 minutos diariamente. 

O que o sedentarismo tem a ver com a dor nos ossos? 

Colocar o corpo em movimento melhora e fortalece os músculos. O peso saudável é mantido e evita que o excesso de peso sobrecarregue as articulações, causando dor nos ossos.

Por isso, escolha a atividade física que mais gosta, uma roupa confortável e separe uns minutinhos todos os dias para se dedicar a ela. A sua saúde agradece.

O que achou do nosso conteúdo? Nele, você viu que a dor nos ossos pode ter como causa algumas doenças, como tumores, problemas nas articulações, fraturas ou mesmo a carência de nutrientes importantes para o organismo como o cálcio e a vitamina D.

Que tal aprender mais sobre o autocuidado para usufruir de uma qualidade de vida superior? Clique no banner abaixo para acessar um conteúdo exclusivo e gratuito. 

Sintomas de Lúpus

[inserir banner]

Compartilhar