Esmalte de unha faz mal? DEPENDE! Saiba o que evitar ao usar

Esmalte de unha faz mal

Você já parou pra pensar se esmalte de unha faz mal? No mundo fashion há diversos acessórios e itens que são usados para complementar o visual.

Nem sempre eles são 100% seguros e consequentemente, nocivos à saúde. A indústria, principalmente a de cosméticos, tem se aperfeiçoado constantemente para desenvolver produtos com total segurança para todos e também para quem possui alguma alergia.

Contudo, há itens, como alguns tipos de esmalte, que levam em sua composição substâncias que podem vir a ser prejudiciais à saúde. 

Quer entender como isso é possível? Então veja mais sobre esse assunto.

*Atenção: este conteúdo é meramente informativo e não substitui a orientação de um especialista. Procure atendimento caso manifeste os sintomas apresentados no artigo.

 

O que o esmalte pode causar?

O que o esmalte pode causarVocê sabia que o Brasil fica atrás apenas dos Estados Unidos quando o assunto é consumo de esmalte? Pois é, esse é um item muito requisitado pelas brasileiras que gostam sempre de andar com unhas bonitas e impecáveis.

Assim como em qualquer cosmético, a composição química do esmalte pode ter elementos que causam reações adversas em alguns. Os dermatologistas afirmam que as substâncias responsáveis pela composição dos esmaltes são absorvidas pelas unhas e eliminadas pela urina uma hora depois que ele é aplicado.

E isso quer dizer que os materiais que foram absorvidos, passaram pelos vasos capilares da cutícula e circularam em todo organismo. E isso pode gerar várias reações.

O intuito deste conteúdo não é alarmar os usuários de esmalte. Muito pelo contrário, nosso objetivo aqui é informar e alertar para a possibilidade de substâncias tóxicas nesses produtos.

Saber identificá-las pode fazer com que sua saúde esteja mais segura. Então, sabendo disso, vamos falar a respeito do que esse produto pode fazer.

Quais componentes tóxicos podem conter os esmaltes?

Antes de realizar a compra desses produtos, é interessante você observar se há a adição dos seguintes componentes:

  • Fosfato de trifenila: este elemento mexe com a tireoide e com o DNA. A substância é usada para fazer com que o esmalte fique mais maleável e não craquele fácil;
  • Tolueno: esse tipo de solvente pode gerar várias alergias e, se for inalado durante a gestação, pode prejudicar a evolução do feto;
  • Formol: o formol é um químico carcinogênico e pode gerar alterações reprodutivas e toxicidade nos genes;
  • Ftalatos: mudam a capacidade de reprodução dos órgãos sexuais nos fetos.

Faz mal pintar as unhas?

Depende. Tudo deriva do quanto você usa e se já possui a predisposição genética para que alguma doença se desenvolva.

Invista em esmaltes hipoalergênicos, pois esses esmaltes não possuem fórmulas perigosas. Esmaltes de marcas importadas também estão passíveis de possuir substâncias tóxicas em sua formulação. Cuidado!

Unhas fracas e pele ressecada podem ser um dos indicativos que o esmalte que você está usando não é bom.

Qual o tempo máximo que posso ficar com esmalte nas unhas?

O ideal é que a pessoa não passe mais do que 5 dias com o esmalte nas unhas. Depois de 5 dias, o mais indicado é tirar o esmalte com um removedor e deixar a unha respirar por pelo menos 2 dias antes de você pintar de novo.

Evite deixar por mais tempo que isso, pois as unhas tendem a ficar ressecadas, desidratadas, quebradiças e porosas.

Há uma escala de substâncias utilizadas?

Prefira investir em embalagens que contenham na etiqueta, as seguintes informações:

  • 3 free;
  • 5 free;
  • 7 free;
  • 9 free.

Isso indica que não há adição de produtos que possam ser tóxicos à saúde. O 3 free, por exemplo, não tem a presença de formol, tolueno e dibutilftalato. Sempre leia a embalagem antes de adquirir qualquer produto cosmético!

 

Quais cuidados ter com a unha na hora de pintá-las?

Faz mal pintar as unhasCom alguns cuidados básicos, você pode fazer com que esse produto não afete tanto sua saúde. Veja como:

1. Pinte a unha só quando necessário

Sabemos que existem pessoas que são adeptas da manicure toda semana. E esse é um hábito que pode se manter. A única coisa a evitar é que a pintura das unhas seja realizada ininterruptamente.

A manicure pode realizar o tratamento como aparar as unhas, limpar, tirar cutícula e aplicar fortificantes, mas opte para que a esmaltação aconteça só quando for necessário.

Prefira os esmaltes de tratamentos que dão brilho e fortalecem as unhas. Geralmente sua composição é pensada para que ele não gera alergia a ninguém, sendo assim, o número de compostos químicos são menores.

2. Evite passar o esmalte na cutícula

A cutícula é uma parte importante para a proteção da unha. Muitas pessoas a têm, outras preferem manter, mas o ideal mesmo é que na hora da esmaltação, haja um espaço entre o produto e a pele.

Assim, evita-se uma maior absorção do produto com o corpo.

3. Evite o uso de acetona

Pensar que só o esmalte de unha faz mal é um erro. Isso porque a acetona também é um diluente muito agressivo que pode causar irritações, alergias, náuseas, vertigens e problemas respiratórios.

Na unha, seu efeito não é muito melhor, pois fazem com que a unha fique ressecada e quebradiça.

 

Fique sempre bela, com segurança!

Por fim, todo cuidado com relação a produtos de beleza é pouco, principalmente para pessoas grávidas que podem ser ainda mais afetadas.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe-o com pessoas que possam ter interesse no assunto.

banner-saude-em-primeiro-lugar

Compartilhar