Febre: o que é, quais as causas e como usar o termômetro?

Febre

Todo mundo já teve um quadro de febre na vida. Isso é algo bem comum de acontecer, porém, não é normal. Isso porque a febre é o indício de que algo não vai bem com o sistema imunológico.

O estado febril pode acontecer por conta de diversos fatores. Ele nada mais é do que um sistema de defesa do organismo que se ativa quando algo não está certo dentro do organismo humano.

Dessa forma, o aumento da temperatura é um sintoma perceptível do encontro dos anticorpos humanos tentando neutralizar os invasores, que quase sempre são vírus e bactérias. Quer saber mais sobre o assunto? Então continue essa leitura!

*Atenção: este conteúdo é meramente informativo e não substitui a orientação de um especialista. Procure atendimento caso manifeste os sintomas apresentados no artigo.

 

O que é e o que causa febre?

O que causa febreComo dito na introdução, a febre é a reação do corpo para a entrada de agentes infecciosos no organismo. O corpo eleva a temperatura acima de 37,8°.

Sempre que houver aumento de temperatura, isso será um indício de que provavelmente há alguma bactéria ou vírus agindo em seu corpo.

O responsável por elevar a temperatura do corpo é o hipotálamo, que é uma área do cérebro que detecta a invasão de microrganismos. 

Quando uma pessoa começa a ficar com febre, isso não significa que ela está doente, mas pode servir de alerta para uma possível doença. Mas, além dos microrganismos, a febre também pode ser causada por:

  • Insolação;
  • Condições inflamatórias;
  • Tumor maligno;
  • Desidratação;
  • Efeito colateral de remédios;
  • Exaustão;
  • Fatores emocionais.

Quando devemos nos preocupar com a febre?

A febre pode ser causada por diversos fatores como vimos aqui, mas é preciso ficar atento pois há algumas situações que ela pode ser perigosa.

Muitos podem achar que a febre só é uma, mas na verdade há vários tipos, como por exemplo a febre contínua, séptica, remitente, intermitente, recorrente, entre outras.

Os termos são utilizados para diferenciar as características da febre de acordo com seu padrão. A contínua é aquela febre que não oscila dentro de um período de tempo.

A intermitente vai e volta, e observar esses padrões pode deixar mais fácil avaliar as possíveis causas daquele estado de febre.

O momento de entrar em alerta quando ela acontece é quando sua temperatura sobe muito além do normal e chega perto de 39/40°. Se a febre continuar por mais de dois dias, é necessário buscar ajuda médica.

Quais as possíveis causas de febre em adultos e crianças?

Para que você possa entender melhor as causas de uma febre, resolvemos listar aqui embaixo algumas explicações. Veja então quais são:

1. Infecção

A infecção pode acontecer por conta de vírus, bactérias e parasitas. É muito comum em crianças e adultos. Como esses fatores estimulam o sistema imunológico, o corpo reage ficando quente para poder eliminar esses agentes.

Dentre as principais infecções que podem causar febre, estão:

  • Pneumonia;
  • Gripe;
  • Sinusite;
  • Covid-19;
  • Malária;
  • Sepse.

Além do corpo mais quente, há a presença de mais sintomas como dores, cansaço e fraqueza.

2. Vacinas

Algumas vacinas quando reagem no organismo podem apresentar como efeito colateral a reação de febre. A vacina em si é a inserção de uma pequena quantidade de agentes infecciosos no organismo para que o mesmo combata.

Uma das reações pode ser a aparição de febre que significa que o organismo detectou a presença desse agente e fez com que o corpo tentasse expulsá-lo.

3. Medicamentos

Alguns medicamentos quando ingeridos podem causar um estímulo no sistema nervoso central e isso pode fazer com que a febre aconteça.

Tudo isso nada mais é do que um efeito colateral do medicamento. Em pouco tempo a mesma deverá passar.

 

Como fazer uso do termômetro?

Como usar termômetroAssim que o indivíduo detectar um mal estar e um aumento de temperatura corporal, ele deve medir sua temperatura com um termômetro.

Não há braço certo ou errado na hora de medir a temperatura. Basta que a ponta do aparelho esteja encostando na pele.

A temperatura ideal do corpo gira em torno de 36° e 37,8°. Ao passar isso, a pessoa já pode considerar febre. É preciso ter atenção à febre alta.

Ela varia de 39,4° a 41,1°. Nesse estado, a pessoa pode passar por alucinações, convulsões, irritabilidade e confusão. Se vier acompanhada ainda de mudança na pressão arterial, desidratação, falta de ar e outros sintomas, a busca por um médico deve ser feita o mais rápido possível.

Como tratar a febre?

Para que a febre possa ser contida, existem maneiras muito fáceis de se fazer isso. A primeira é colocando panos úmidos na testa e no pescoço para ajudar a equilibrar a temperatura corporal.

A segunda maneira é tomando remédios como dorflex ou neosaldina. Tomar banho em temperatura morna ou fria também pode ajudar a baixar a febre.

Caso nada disso adiantar e a febre persistir ou ficar indo e voltando, o aconselhável é que você procure um médico. Ele pode passar uma injeção para controlar a temperatura do corpo e alguns exames para saber a causa desta.

Como saber se a febre é causada por covid?

A preocupação de muitas pessoas hoje em dia é com a covid-19. Principalmente porque novas cepas estão surgindo e sendo muito mais contagiosas que antes.

A febre causada pela covid vem quase sempre acompanhada de tosse seca, cansaço, mal estar, congestão nasal, dores na garganta ou diarreia.

Os sintomas começam levemente e aos poucos vão aumentando. O ideal é que tendo a suspeita da doença, o indivíduo procure um posto ou uma clínica médica para poder fazer o teste e confirmar ou isolar a suspeita..

Lembre-se! Este artigo é meramente informativo e não substitui de forma alguma uma consulta com um profissional da saúde.

Em caso de suspeita, não espere e vá direto a uma clínica ou hospital para que o médico possa fazer uma avaliação do seu caso e passar o medicamento correto e o tratamento.

Esperamos que este conteúdo tenha lhe ajudado e compartilhe-o com outra pessoa que possa achar interessante saber mais sobre este assunto.

os 7 passos para acabar com o sedentarismo e iniciar exercícios

Compartilhar