Conheça as frutas com vitamina C que vão melhorar a sua saúde

O corpo humano precisa de muitas vitaminas e nutrientes para estar saudável. As frutas com vitamina C têm uma gama de funções necessárias para o organismo. Desde aquela mais conhecida que ajuda a prevenir doenças, como a gripe, até a formação do colágeno. A vitamina C também ajuda na formação óssea, tendões, músculos, pele e vasos sanguíneos. Como se não fosse suficiente, comer frutas que contenham essa propriedade ajuda na cicatrização de feridas.

Como a vitamina C não é produzida pelo nosso corpo, precisamos ingerir quantidades diárias desse nutriente para que nosso organismo funcione adequadamente e não fiquemos doentes. E a melhor maneira de ingerir a vitamina C é através da alimentação. Por isso, a partir de agora você vai ver quais são os alimentos ricos em vitamina C e conhecer as consequências da ausência da propriedade no organismo.

A deficiência da vitamina C

Como você viu, essa vitamina é necessária e podemos encontrá-la nos alimentos que ingerimos. Porém, se você não fizer isso corre sérios riscos de ter problemas de saúde. Alguns deles são o escorbuto, a anemia, a depressão, as hemorragias e o sangramento nas gengivas.

É importante nunca deixar de consumir alimentos ricos em vitaminas. Afinal, eles são de extrema importância para a nossa saúde e desenvolvimento e devem ser obtidos através de uma alimentação saudável.

Cuidado com os excessos

Assim como qualquer coisa consumida em excesso, a vitamina C também pode causar alguns desconfortos quando consumida em maior quantidade que o necessário. Sintomas comuns por intoxicação de vitamina C estão relacionados à indigestão, diarreia, náusea, vômito, dor de cabeça, perturbação do sono e fadiga.

Os principais vegetais e frutas com vitamina C

O ácido ascórbico pode ser encontrado em vários alimentos. Os especialistas sugerem que o consumo seja de 90mg para homens e 75mg em mulheres. Para gestantes e idosos, recomenda-se que o consumo seja ainda maior, mais especificamente na casa de 120mg por dia.

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FRUTAS

  • Acerola;
  • Goiaba;
  • Caju;
  • Kiwi;
  • Morango;
  • Laranja;
  • Limão;
  • Abacaxi.

VEGETAIS

  • Brócolis;
  • Pimentão;
  • Couve-flor;
  • Alho;
  • Espinafre;
  • Batata;
  • Rúcula;
  • Tomate;
  • Alface;
  • Cebola.

Uma informação importante é que os vegetais e frutas com vitamina C ainda podem ajudar na absorção de ferro no organismo. Isso significa que a propriedade pode previr a anemia e outras doenças relacionadas a ela.

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