Vacinas: entenda a importância da imunização

importancia-da-imunizacao
Compartilhe:

Todo mundo já ouviu falar que é fundamental tomar todas as vacinas. De tempos em tempos são veiculadas as campanhas nacionais de imunização em jornais, sites e nos grupos da família, e sempre vemos mais informações sobre as doenças nesse período. Mas você, de fato, entende a importância da imunização?

Você vai ver no artigo que elaboramos que participar dessas campanhas é essencial para uma vida mais saudável e mais: contribuir ativamente para a eliminação de doenças perigosas.

 

Você pode se interessar por:

Diabetes infantil: como ela afeta as crianças e como evitá-la?

 

Vacinar é proteger

As crianças e os idosos geralmente são o público alvo mais importante das campanhas. Isso porque quanto menor a idade, ou condição de fragilidade, menos resistência imunológica. 

Os bebês e as crianças estão mais expostos às doenças e precisam de acompanhamento durante toda a infância para garantir uma vida adulta mais saudável e livre de doenças – ou das sequelas causadas por elas. Ao passo que os idosos precisam de reforços imunológicos para ter mais qualidade de vida sem serem tão afetados pelas doenças.

A carteirinha de vacinação é um documento que precisa ser constantemente atualizado e jamais pode ser esquecido depois que a fase adulta chega. Ele precisa ser mantido durante toda a vida, além de ser a garantia e o controle de estar devidamente protegido.

banner

As vacinas têm um papel indispensável na prevenção de doenças infectocontagiosas. São compostas de substâncias derivadas de microorganismos, como vírus e bactérias de modo a atuar na defesa do organismo.

Um grande exemplo disso é a erradicação da varíola, oficializada pela Organização Mundial de Saúde – OMS nos anos 80, e da poliomielite, ou paralisia infantil, no continente Americano. 

Também houve grande redução de casos de difteria (infecção por bactéria que causa lesões nas amígdalas, faringe, laringe, nariz, pele e mucosa) com ações efetivas e amplas de vacinação. 

O sarampo precisa de uma breve contextualização. Dados do Ministério da Saúde atestam que não havia registros de casos autóctones (adquiridos dentro do país) de sarampo desde o ano 2000. Com exceção dos anos de 2013 e 2015 quando ocorreram os surtos no Ceará e em Pernambuco, respectivamente, mas que se originaram por importação do vírus. O mesmo ocorreu eu 2018-2019 causado por vírus importado da Noruega, Israel e Venezuela. 

A importância da Imunização 

Comemorado no dia 9 de junho, o Dia Nacional da Imunização é fundamental para lembrar sobre as vacinas e faz um trabalho de conscientização das pessoas sobre a importância de proteger a saúde de modo individual, de pessoa para pessoa, e coletivamente, evitando a disseminação de doenças. Pessoas de todas as faixas etárias precisam participar das campanhas previstas no calendário nacional de imunização.

O aumento da expectativa de vida é resultado do saneamento básico como prioridade, somada à descoberta do antibiótico e a imunização da população. Por isso é de suma importância seguir as recomendações de vacinas, assim como as doses e os reforços indicados para uma proteção efetiva contra as doenças e para que não ocorram epidemias.

Calendário de vacinação

Todos os anos esse calendário é divulgado e é com base nele que as campanhas nacionais são criadas, convidando a população para se imunizar.

Existem vacinas específicas para todas as faixas etárias, desde bebês recém-nascidos, crianças, adolescentes, homens até mulheres grávidas e não grávidas e idosos. Se mantenha informado sobre o calendário de vacinação e não perca a chance de participar das campanhas.

Se o seu cartão de vacinação, ou do seu filho, está precisando ser atualizado, é só comparecer à unidade de saúde mais próxima. Pode ser tanto na rede pública, do Sistema Único de Saúde – SUS – sem pagar nada. Ou ir à clínicas particulares especializadas.

Gostou do nosso conteúdo? A Santo Remédio se preocupa com a sua saúde e bem-estar. Por isso não deixe de conferir nossas dicas de saúde e beleza acessando o nosso blog. Lá tem muita informação de qualidade e para acessar é muito fácil, basta clicar aqui.

Compartilhar