Saiba como a imunidade baixa prejudica a saúde dos idosos

Em todas as fases da vida nos deparamos com saúde fragilizada, seja por incidentes do dia a dia seja pela imunidade baixa. Essa última, sem dúvida, é um dos principais fatores de risco, que ocorre em qualquer idade. E para driblar o surgimento das doenças, a adoção de hábitos saudáveis como uma boa alimentação, aliada à prática regular de atividades físicas, fazem toda a diferença.

No entanto, alguns grupos podem ter mais dificuldade em manter a imunidade forte, é o caso das pessoas da melhor idade. Nesta matéria, nós, da Santo Remédio, vamos mostrar como ela prejudica os idosos e o que fazer para manter a saúde fortalecida. Confira!

O que é o sistema imunológico

É uma barreira natural do corpo que reage às ações de vírus, micróbios e bactérias. Essa barreira, o sistema imunológico, é composta por milhões de células de diferentes tipos e com diferentes funções, que garantem a defesa do organismo e mantém o corpo funcionando livre de doenças. Quando essas células estão com o número reduzido, o organismo fica sujeito a doenças oportunistas como gripes e resfriados, por exemplo.

Não deixe de conferir também:

Saúde do idoso: 5 cuidados essenciais ao tomar medicamentos

Saúde dos Idosos: os cuidados necessários na terceira idade!

O que causa a imunidade baixa

Conforme o tempo passa, a imunidade tende a baixar, o que torna o corpo mais frágil e suscetível à doenças oportunistas. Mas existem fatores diversos que fazem o organismo ficar mais vulnerável. São eles:

– Regressão do timo: uma glândula que produz substâncias que amadurecem as células de defesa do organismo. O timo começa a se degenerar a partir da puberdade.

– Estresse: as células de defesa são inibidas pela produção de hormônios ligados ao estresse, como o cortisol e adrenalina.

– Maus hábitos alimentares: o corpo não adquire nutrientes necessários para produzir anticorpos, substâncias que impedem a ação de agentes invasores no organismo.

– Depressão: idosos deprimidos produzem menos células de defesa em resposta à infecções.

– Insônia: assim, como a depressão, a insônia diminui o número de células de defesa que agem contra agentes infecciosos.

– Uso abusivo de medicamentos: por causa do uso de medicamentos sem orientação médica, o sistema imunológico tende a ficar menos resistentes a doenças oportunistas.

Como a baixa imunidade afeta os idosos

Ao alcançar a melhor idade, o corpo naturalmente sofre desgastes e alterações hormonais, o que contribui para diminuir a imunidade. É nesse momento que um conjunto de fatores podem abrir portas para doenças infecciosas. O corpo se torna mais vulnerável e as infecções que antes eram fáceis de tratar, ou seja, podem demorar muito mais tempo para curá-las.

Tem como fortalecer o organismo

As dicas de saúde não incluem nenhuma novidade, o importante é colocá-las em prática. O ideal é investir numa alimentação balanceada, livre de industrializados, praticar atividades físicas e evitar situações estressantes. Mas atenção! Assim como essas o sedentarismo e má alimentação, o uso de drogas como tabaco e álcool, prejudica o organismo. Por isso, evite o consumo dessas substâncias.
Este conteúdo foi útil para você? Saiba que uma saúde fortalecida depende de um conjunto de fatores, e um deles é a prática regular de atividades físicas. Para ajudar você, não deixe de conferir a nossa matéria: os principais benefícios dos exercícios físicos para o corpo.