O prazer de fazer um gol durante uma partida de futebol é indescritível, não é? Jogar bola é uma prática tão saudável para o corpo e para a mente, que você pode até esquecer da atenção que precisa dar aos cuidados antes, durante e depois do jogo. Por incrível que pareça, um momento de alegria pode se tornar um pesadelo em poucos segundos.
Antes que a partida comece, você vai entender agora que jogar futebol pode causar danos graves à sua saúde se você não tiver o devido cuidado. Nós vamos ajudá-lo a saber o que fazer para evitar que acidentes aconteçam.
Conhecer os 5 principais benefícios do futebol para a saúde vai fazer você querer unir o útil ao agradável imediatamente, mas para desfrutar de tudo isso, você precisa evitar que ele passe a ser um vilão. Seja esperto e fique atento aos cuidados!
Consulte um médico antes do apito inicial da partida. É importante que você saiba suas limitações e confira como anda o funcionamento do seu organismo. Visitar um cardiologista e um ortopedista antes de jogar futebol, é fundamental para não haver um possível desfalque no meio do jogo (ainda mais se for por sua causa, né?).
Fazer aquecimentos minutos antes do jogo pode ser decisivo para o seu bom desempenho em campo. Isso porque a prática eleva a temperatura do corpo e prepara os seus músculos para o esforço físico que você irá fazer. Caminhadas, polichinelos e até simulações de alguns movimentos que você faz em campo (como chutes), pode ajudar o seu corpo a se acostumar com o que vem pela frente.
Você também pode gostar de ler:
– Os 5 principais benefícios do futebol para a saúde
– Saiba como proteger o coração durante os jogos de futebol
Mesmo que esse seja um jogo muito importante para você, lembre-se que depois que ele acabar a sua vida continua. Nós sabemos que no momento da adrenalina você mal consegue pensar sobre isso, mas esteja atento para lances que podem machucá-lo e fuja deles.
Contusões, rompimentos de ligamento e fraturas estão entre os principais riscos que jogar futebol pode causar à sua saúde. E não pense que os acidentes afetam somente os membros inferiores. O choque entre dois jogadores pode prejudicar qualquer parte do corpo, inclusive a cabeça.
Cartão vermelho para jogadas perigosas que ofereçam risco físico para o seu parceiro de time ou adversário. Você pode trazer sérias consequências para a vida dele e rivalidade nenhuma justificaria esse acontecimento.
Falando nisso, lembre-se que o futebol antes de ser uma competição, é um entretenimento que ajuda na sociabilização do indivíduo. Então, não deixe que a competitividade afete os seu relacionamento com os colegas.
Faça alongamentos quando a partida acabar. Esse hábito pode ajudar você a não sentir dores após tanto esforço físico, principalmente nas pernas. Fazer exercícios leves de alongamento vai ajudar você a relaxar e pode proporcionar uma sensação de alívio.
Os alongamentos ainda podem fazer com que os seus músculos fiquem maiores e mais resistentes, potencializando a hipertrofia.
Os cuidados para não correr riscos ao jogar bola devem ser levados para o seu cotidiano. Todas as orientações que você leu podem ser potencializadas se você beber diariamente a quantidade de água necessária para hidratar o seu corpo e manter uma alimentação balanceada. Seguindo as nossas dicas, é vitória de goleada dentro e fora de campo na certa!
Gostou do conteúdo? Leia também conselhos sensacionais sobre o que comer para manter o ritmo no futebol.
A hidratação é fundamental para o bom funcionamento do organismo. Ela afeta desde a saúde…
O câncer de pele é uma doença que, quando diagnosticada no início, pode ter um…
A síndrome metabólica é um conjunto de condições de saúde interligadas que aumentam o risco…
O Novembro Azul é um movimento mundial de conscientização sobre a saúde do homem, principalmente…
Diabetes é uma doença crônica que afeta milhões de pessoas ao redor do mundo e…
A primavera é uma das épocas mais aguardadas do ano, mas apesar da beleza e…
This website uses cookies.