É comum, após um período de sedentarismo, algumas pessoas sentirem desconforto e cansaço excessivo ao praticarem atividades físicas. Nesse caso, é recomendado a realização do teste ergométrico. Mas você sabe o que é teste ergométrico?
Seja para identificar problemas cardíacos, avaliar atletas, liberar pacientes para a prática de atividades físicas ou um simples exame de rotina, o teste ergométrico ajuda o médico a identificar fragilidades no sistema cardiovascular do indivíduo.
Continue com a gente, para descobrir tudo sobre esse teste: o que é, para que serve, quem pode e não pode fazer, como fazer e muito mais!
O que é teste ergométrico?
O teste ergométrico, conhecido também, como teste de esforço, possibilita a avaliação do funcionamento do coração durante o esforço físico.
Ele pode ser feito na esteira ou na bicicleta ergométrica, permitindo que a velocidade e o esforço sejam aumentados gradualmente, dependendo da capacidade de cada pessoa.
Nesse teste são observados os sintomas, os comportamentos da frequência cardíaca, da pressão arterial e do eletrocardiograma antes, durante e após o esforço físico.
Para que serve?
O teste ergométrico possibilita identificar anormalidades cardíacas, como alteração da capacidade respiratória, doença arterial coronariana e também arritmias cardíacas, isquemia miocárdica e problemas de pressão arterial.
Além disso, o teste também pode verificar sinais de falência ventricular e surgimento de sopros.
Vale ressaltar, que a prática de exercícios físicos, apesar de muito benéfica para a saúde do praticante, em alguns casos, pode levar a problemas cardiovasculares.
Nesse caso, o teste pode oferecer respostas fisiológicas como o ritmo cardíaco e as medidas de pressão arterial, que ajudarão na definição de tipos de exercícios, da intensidade segura para o exercício, e da frequência cardíaca máxima.
Com base nos dados, é possível o médico fornecer uma prescrição e acompanhamento dos exercícios físicos, o que diminuirá o risco de prejuízos à saúde do praticante.
Veja também:
10 hábitos rotineiros que podem prejudicar a saúde do coração
Quais sintomas podem indicar doenças no coração?
Como começar o ano com um bom condicionamento físico? 5 exercícios para fazer hoje mesmo!
Para quem é indicado?
É indicado fazer o teste ergométrico:
- Pessoas comuns que precisam avaliar seu condicionamento físico ou atletas, antes de começar ou mudar de atividade física;
- Paciente que sofreu infarto do miocárdio, foi submetido a angioplastia ou ponte de safena ou utilize marcapasso artificial;
- Pessoas com suspeita de problemas no funcionamento cardíaco ou na capacidade cardiorrespiratória;
Investigação de dor no peito, devido a infarto, arritmias ou sopro cardíaco.
Desta forma, o médico pode solicitar o teste ergométrico quando o paciente tem sintomas cardíacos, como dor no peito aos esforços, alguns tipos de tontura, palpitações, picos hipertensivos, para assim, ajudar a encontrar a causa.
Quando não é contraindicado fazer o teste:
- Portadores de doença arterial coronariana já diagnosticada ou que apresentem arritmias, miocardites, pericardites agudas, entre outras;
- Pacientes que têm alguma limitação física, como impossibilidade de andar ou pedalar;
- Evitar fazer o teste durante a gravidez.
Como se preparar para o teste?
Para a realização do teste ergométrico, devem ser tomados alguns cuidados, como:
- Comer alimentos de fácil digestão, como iogurte, maçã ou arroz, 2 horas antes do teste;
- Dormir bem na noite anterior ao teste;
- O paciente não deve fumar, tomar cafeína (café preto), refrigerante ou chá, nas 2 horas que antecedem o teste;
- Não realizar exercício físico, 24 horas antes de fazer o teste;
- É obrigatório acompanhante responsável legal para paciente com até 17 anos, 11 meses e 29 dias;
- Vestir roupa confortável para exercício físico e tênis;
- O paciente deve apresentar exames cardiológicos realizados nos últimos 12 meses;
- Caso faça uso de remédios, é necessário informar os medicamentos em uso na abertura da ficha.
Como é realizado?
Inicialmente, são observados os dados do paciente (peso, altura, prática de atividade física, medicamentos utilizados, sintomas e outros) e as informações da solicitação médica, para então definir o protocolo ideal de esforço para aquele caso.
Após a preparação, são colocados eletrodos no tórax do paciente. Em seguida, o paciente começa a praticar exercício em uma esteira rolante ou bicicleta.
Durante e após a realização do exercício físico, na qual a frequência e o grau de dificuldade são crescentes, é registrado várias medidas da pressão arterial e os batimentos cardíacos, além de analisar a atividade elétrica durante cada etapa do esforço.
O teste tem o intuito de imitar movimentos de esforço durante o dia a dia, como subir escadas ou uma ladeira, por exemplo, que são situações que podem causar desconforto ou falta de ar nas pessoas com risco para infarto.
A duração do teste varia de 15 a 30 minutos, dependendo do protocolo escolhido para cada paciente, mas pode ser finalizado antes em caso de aparecimento de sintomas graves (como por exemplo tontura e falta de ar).
Sendo assim, o teste ergométrico é muito importante para a avaliação da capacidade cardiorrespiratória, sendo utilizado para a prevenção de doenças cardiovasculares e também para a prescrição de exercícios físicos para pacientes com histórico cardíaco, atletas ou pessoas comuns.
Agora que você já sabe melhor sobre o que é teste ergométrico, que tal conferir o link “Como adequar a alimentação para prevenir doenças do coração?”.