Pele hidratada: como cuidar do seu corpo para mantê-lo bonito

Pele hidratada: como cuidar do seu corpo para mantê-lo bonito

Manter a pele hidratada e bonita no clima tropical brasileiro não é uma tarefa fácil, porém, não é impossível conquistar a pele ideal mesmo ela sendo seca, oleosa, mista ou sensível. O segredo, segundo especialistas, é uma série rigorosa de cuidados com o seu corpo que deve ser executada diariamente.

A hidratação é sobretudo a reposição de água no organismo (responsável pela configuração de 60% do nosso organismo), mantendo sua composição corporal. É ela que ajuda a nivelar a quantidade certa de água certa em nosso corpo e epiderme, deixando-nos com uma aparência mais saudável e bonita.

Hidratação para todos os tipos de pele

Independente do seu tipo de pele, se não houver hidratação, ela corre o risco de sofrer ressecamento, até mesmo a pele oleosa, pois o excesso de oleosidade não garante a hidratação do local. Dermatologicamente o sebo em grande quantia é um alerta, e aponta um desequilíbrio entre a água e a oleosidade na pele, pois as duas substâncias não se misturam.

Peles mistas, oleosas ou secas devem ser hidratadas com produtos apropriados para suas necessidades, com um hidratante que possui textura compatível com a mesma. 

Para a pele seca, o essencial é que os hidratantes sejam mais densos e com uma quantidade variada de óleos como cremes ou loções cremosas. Já para as peles mistas e oleosas, texturas leves e não gordurosas são as mais recomendadas. 

  • Pele oleosa

Este tipo de pele é o mais comum entre os brasileiros e essa oleosidade é resultado da produção em excesso do sebo. Ela possui características como: poros dilatados, brilho excessivo e até mesmo acne. Para ter esse tipo de pele hidratada, recomenda-se produtos com texturas leves e não gordurosas.

  • Pele Seca ou desidratada

Uma aparência sem luminosidade ou vigor, aspecto esbranquiçado, textura escamosa, descamação, manchas vermelhos e em casos mais graves, rachaduras e feridas, são características de uma pele seca. Para manter esse tipo de pele hidratada, é necessário utilizar hidratantes que sejam mais densos e com uma quantidade variada de óleos como cremes ou loções cremosas.

Corpo bem cuidado e pele hidratada

Cada região do nosso corpo possui necessidades e características que exigem cuidados específicos, cuidados estes, que também são válidos quando falamos de uma hidratação diferenciada para o corpo e para a pele. O primeiro ponto é que a textura da corpo e do rosto são diferentes, portanto, devem ser utilizados diferentes produtos para cada área da pele.

  • Produtos: Pele X Corpo 

A pele do rosto é mais delicada, o que exige uma textura mais leve e produtos que se adaptam a ela. Já o corpo, necessita de um toque de produto mais denso, para que além de manter a pele hidratada, possa estimular uma renovação celular.

Algumas áreas de regiões mais expostas e muito afetadas pela temperatura, costumam ser mais ressecadas que outras como: mãos, joelhos, cotovelos e pés. A hidratação da pele pode evitar o ressecamento, assim como evitar banhos com água muito quente, esfregar demais a pele ou exposição excessiva ao sol. 

  • A importância da água

Lembra do ditado que diz: “Você é o que você come”? Quando falamos de hidratação da pele ele muda para:  “Você é o que você bebe”. A ingestão correta de água é essencial para manter o equilíbrio do organismo e, portanto, favorecer diretamente a melhora da pele do rosto e do corpo, além de eliminar toxinas. Portanto, hidrate-se! 

  • Cuidado com o sol!

Mulher passando protetor solar no verão.

 

O sol é um inimigo da sua pele! Ele acelera o envelhecimento além de causar rugas, manchas, asperezas, entre outros problemas que também agem na desidratação da pele. 

Ele pode ser extremamente prejudicial após as 10 horas da manhã e antes das 16 horas, com o risco de exposição a maior radiação UVB e câncer de pele. Ao ser atingido por raios UV, seu corpo recebe energias que produzem radicais livres e alteram as células e fibras da pele causando o envelhecimento precoce.

Por isso é importantíssimo o uso de protetores solares diariamente, com extensa proteção contra os raios UVA e UVB, principalmente em áreas do corpo muito expostas, como colo, rosto e as mãos, para evitar o aspecto envelhecido ou até mesmo queimaduras na pele.

Gostou deste conteúdo? Leia também:

Como saber se tenho ou não a pele hidratada?  

Muitas pessoas não conseguem reconhecer se estão ou não com a pele hidratada. Não se preocupe, aqui temos alguns sinais:

  • pele opaca; 
  • sem vida; 
  • áspera;
  • rugas; 
  • linhas de expressão ressaltadas; 
  • características de ressecamento como: descamação, coceira, aspereza e sensibilidade. 

Se você se identificou com alguns destes sinais, existe a possibilidade de sua pele estar ressecada. É recomendado procurar um dermatologista para analisar o seu tipo de pele e descobrir quais as medidas necessárias para garantir os melhores resultados.

Não esqueça: uma pele que possui o aspecto saudável, jovial e firme é uma pele hidratada.

Gostou dessa matéria? Essas e outras informações sobre cuidados com a pele, beleza e saúde diária você pode continuar acompanhando aqui no blog das drogarias Santo Remédio. E não se esqueça de manter sua pele hidratada. 

 

Compartilhar