Mais saúde: dicas importantes para você deixar de ser uma pessoa sedentária

Dicas importantes para você deixar de ser uma pessoa sedentária

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), se você não realiza pelo menos 30 minutos de atividades físicas por dia você é uma pessoa sedentária. Essa informação pode pegar muitas gente de surpresa. No entanto, o sedentarismo pode acarretar doenças mais graves. Por isso, é importante dar ‘tchau’ para a visa sem atividades físicas e dizer ‘oi’ para a saúde.

A medicina já comprovou que movimentar o corpo e realizar exercícios é extremamente importante e fundamental para a saúde. As inovações tecnológicas que tanto facilitam a nossa vida acabaram nos prejudicando e tornando a movimentação do nosso corpo cada vez menos frequentes. Neste post, você vai entender o que é o sedentarismo, quais são as suas consequências e como vencê-lo de uma vez por todas.

Aprenda gírias de academia!
Veja 5 esportes que ajudam a definir o corpo!

Sedentarismo: o que é e quais as consequências?

O sedentarismo é basicamente a condição que indica a falta da prática de esportes ou atividades físicas. Infelizmente, ele pode acarretar muitos problemas, como por exemplo a obesidade, diabetes, problemas físicos, musculares e até doenças cardiovasculares.

Para evitar que essas doenças ocorram e que a saúde melhore é essencial a prática de atividades físicas. Afinal, quando o corpo se movimenta o bem-estar e a saúde melhoram consideravelmente.

Como não ser uma pessoa sedentária?

Deixar de lado o sedentarismo não é uma tarefa muito fácil. Para muitas pessoas, isso pode significar uma mudança significativa em suas vidas. Na verdade, é necessária uma mudança de comportamento, hábitos e na vida social.

O primeiro passo é motivar-se. Faça algo que lhe proporcione ânimo para começar e persista no seu foco. Com o fim do sedentarismo nota-se algumas mudanças positivas no corpo. A prática de atividades físicas regular ajuda a controlar o peso corporal, contribui para ossos, articulações e músculos sadios. Além disso, ela ainda reduz o índice de quedas em idosos, ajuda a aliviar a dor da artrite, artrose e outras doenças ósseas, diminui os sintomas de ansiedade e depressão e está associada ao menor número de hospitalizações.

Espante a preguiça com atividades que, além de ajudarem a eliminar os quilinhos extras, beneficiam outras áreas da saúde. Isso porque ser uma pessoa sedentária por anos pode comprometer várias áreas do organismo, fazendo com que ele sofra com o envelhecimento precoce.

A importância da alimentação no processo

Para obter um resultado melhor e ter uma vida saudável é imprescindível aliar atividades físicas e boa alimentação. É importante ingerir muitas frutas, verduras, vegetais e evitar alimentos condimentados. Procure sempre consumir alimentos para fortalecer a musculatura e que sejam saudáveis, com baixa caloria, para não atingir o sobrepeso.

Opte por sucos detox, naturais, e procure evitar refrigerantes e sucos industrializados. Corra de alimentos muito gordurosos que possam desencadear futuras doenças cardíacas e a obesidade. Diminua o açúcar, tente substituí-lo pelo adoçante. Mantenha uma rotina saudável, e alimentos ricos em nutrientes e baixa caloria.

Só para você ter uma ideia, comer e dormir bem são práticas tão importantes quanto a atividade física.

Sou uma pessoa sedentária. Por onde começar?

Invista, pelo menos, 30 minutos do seu dia em exercícios com intensidade moderada. Isso será suficiente para tirá-lo da vida sedentária. Você também pode dividir esses 30 minutos em 3 períodos de 10 minutos cada. Siga o seu ritmo e verá os resultados no seu corpo, atividades físicas geram energia. Para começar:

– Pratique alguma atividade física que se adapte ao seu estilo de vida e que seja do seu agrado, para evitar interrupções;

– Realize pequenas alterações em sua rotina, tais como: trocar o elevador pela escada, lavar o carro, estacionar o carro distante do local de destino;

– Procure sempre a orientação de um profissional antes de realizar seus exercícios físicos para garantir sua segurança e saúde.

7 passos importantes para abandonar o sedentarismo

Nós, das Drogarias Santo Remédio, estamos preocupados com a sua saúde e bem-estar. Como você viu, uma pessoa sedentária pode adquirir inúmeras doenças a longo prazo. A condição é tão perigosa que resolvemos criar um material exclusivo para ajudar você a vencê-la.

Clique na imagem abaixo e faça o download gratuito do nosso conteúdo.