Por que a saúde bucal das crianças é tão importante?

importancia-saude-bucal

Verdade seja dita: a nossa saúde definitivamente começa pela boca, ainda mais se tratando da saúde das crianças porque manter a higiene bucal é essencial para combater várias doenças que prejudicam e muito o dia a dia do seu filho. Por isso, preparamos esta matéria bem legal com as informações mais importantes sobre o assunto. Confira:

Por que é importante cuidar da saúde bucal na infância?

saude-bucal-criancas
Manter a saúde bucal do seu filho ajuda a prevenir várias doenças sérias.

Lá vai uma outra verdade: crianças são curiosas demais. É durante os primeiros anos de vida que os pequenos aprendem o que é o mundo e experimentam as suas primeiras sensações. Como ainda não têm um poder de fala desenvolvido, resta a eles pegar tudo o que veem por aí e colocar perto do nariz, do ouvido e… dentro da boca. E é por essa razão que manter uma boa higiene bucal é essencial para combater graves infecções.

Outro ponto que merece atenção tem a ver com o fato de que limpar a boca do seu filho é indispensável para que problemas bucais como o mau hálito e o acúmulo de placa bacteriana não prejudiquem o crescimento dos primeiros dentinhos, os já conhecidos dentes de leite.

Quem leu esta matéria também gostou:
Por que a Vacina BCG é tão importante para o bebê?
Como incentivar a criança a cuidar da saúde?

Quais hábitos fazem bem para a saúde dos pequenos?

Primeiramente, você precisa compreender que levar o seu filho ao dentista é fundamental para preveni-lo contra doenças da boca como é o caso da doença periodontal. Depois a recomendação é cuidar da escovação que deve ser feita, no mínimo, três vezes ao dia, sempre após as refeições. Vale destacar a importância do uso do fio dental que consegue retirar as sobras de alimentos entre os dentes.

Outro cuidado tem a ver com a higiene da mamadeira à noite. Escovar os dentes após esse momento também previne a chamada cárie da mamadeira que é causada por resíduos do leite que ficam na boca das crianças antes de elas dormirem.

guia-gratuito-coracao

Quais problemas a falta de higiene adequada pode causar?

A ausência de saúde bucal é um dos fatores que contribuem para a proliferação de bactérias que geram inflamações e o agravamento de lesões. Quando um bom creme dental com flúor é esquecido, complicações como a cárie, a inflamação da polpa e a hipersensibilidade no dente, infelizmente, viram rotina para a criança. Portanto, não se esqueça de que você precisa ensinar ao seu filho que cuidar da saúde da boca todos os dias é saudável e extremamente necessário para não se meter numa baita encrenca. Fechado?

Gostou do conteúdo? Não deixe de conferir o infográfico gratuito que reúne as piores doenças causadas pela obesidade, um problema sério que tem afetado cada vez mais crianças. Nesse material, nós mostramos a você, papai ou mamãe, o que fazer para manter o peso ideal do seu filho de um jeito prático e simples.

Para baixar o material completo e totalmente grátis, é simples: basta clicar aqui.

Compartilhar

Deixe uma resposta