Por que tomar anabolizantes é prejudicial para a sua saúde?

anabolizantes-prejudicial-saude

Se você é ligado em academia e ao mundo dos treinos, muito provavelmente já deve ter ouvido falar sobre os anabolizantes. Em geral, o uso desses esteroides é amplamente procurado para a obtenção de um efeito rápido no desenvolvimento do corpo. Na verdade, isso é mais um reflexo cultural da criação de um padrão de beleza do que uma necessidade do corpo saudável.

Por isso, muito cuidado ao uso inconsequente desses hormônios. Os anabolizantes podem ser prejudiciais a sua saúde e nós, da Santo Remédio, vamos te explicar o porquê.

Como o anabolizante age no organismo?

anabolizantes-prejudicial-saude-corpo
Os esteroides anabolizantes são derivados de hormônios sexuais, como a testosterona.

Os esteroides anabolizantes são derivados de hormônios sexuais, geralmente do hormônio masculino testosterona. Quando ingeridos ou injetados, o anabolizante entram nas células que formam os órgãos e nos músculos. Os hormônios penetrados nas células acabam inchando e o metabolismo celular aumenta. Consequentemente, os músculos crescem e a pessoa ganha massa rapidamente.

Causas dos esteroides anabolizantes

Dependendo da pessoa que se propõe ao uso não prescrito dos esteroides androgênicos anabólicos, os efeitos podem afetar crescimento. Além de causar problemas no sistema reprodutivo. Confira abaixo.

Adolescentes. O uso inadequado causa comprometimento do crescimento, desenvolvimento sexual precoce, maturação óssea acelerada e aumentos dos pêlos.

Mulheres. Os efeitos podem refletir no desenvolvimento de características masculinas no corpo. Voz grossa e surgimento dos pêlos são alguns exemplos. Além disso, o uso dos hormônios podem levar ao aumento do clitóris, irregularidades na menstruação e diminuição das mamas.

Homens. O excesso de testosterona fazem os testículos pararem de produzir hormônios, levando à impotência sexual, a redução dos testículos e a diminuição da contagem de espermatozoide. Além de que os homens podem apresentar o desenvolvimento das mamas e calvície.

Não deixe de ler:

5 dicas para se sentir mais confiante com o seu corpo

Iniciante na academia? Aprenda a começar com o pé direito!

Doenças relacionadas aos anabolizantes

esteroides-anabolizantes-dor-corpo
O uso indevido de anabolizantes pode provocar ataque cardíaco

Os efeitos colaterais do uso indevido dos esteroides podem levar ao surgimento de doenças sérias, que podem levar a morte. Acompanhe.

Câncer no fígado. O órgão é o primeiro atingido, uma vez que processa tudo o que entra no organismo. O uso exagerado da droga pode fazer com que o fígado pare de exercer sua função. Em consequência, sobrecarga pode causar nódulos nas células e provocar um câncer.

Problemas no cérebro. A sobrecarga no fígado o faz produzir mais colesterol ruim (LDL) do que o bom (HDL). A gordura começa a se acumular nas paredes das artérias do coração e cérebro. O entupimento pode levar a um derrame e acidente vascular.

Baixe GRATUITAMENTE o nosso infográfico:

Colesterol: confira as dicas fundamentais para mantê-lo sob controle

Complicações cardíacas. O uso inadequado pode provocar o aumento do tamanho do coração e a ocorrência de um ataque cardíaco. A retenção de líquidos ainda provoca pressão alta.

Transtornos psicológicos. Como é preciso aumentar as dosagens cada vez mais para alcançar o efeito desejado, a droga acaba causando dependência psicológica. Além disso, os efeitos provocam síndromes psiquiátricas, como o transtorno bipolar, síndrome do pânico e depressão. Ilusões, irritabilidades, confusão mental e dificuldades de memória também são consequências comuns.

Anabolizantes são ilegais?

Sim, o uso de esteroides anabolizantes sem prescrição médica é ilegal! Se você é considerado “rato de academia”, provavelmente alguém já chegou a te oferecer esses hormônios. Muito cuidado! Profissionais sérios nunca te apresentariam esse meio, pois os anabolizante apresentam um grande risco para a sua saúde. Além de só poderem ser usados em casos especiais e com receita médica.

Clinicamente, os anabolizantes esteroides podem ser utilizados em tratamento para doenças consumptivas. Ou seja, aquelas doenças que desgastam a musculatura e os ossos. Pacientes que precisam de reposição hormonal, como portadores de hipogonadismo (insuficiência de produção de testosterona) ou que sofreram algum tipo de trauma e precisou retirar os testículos podem recorrer ao uso de anabolizantes.  

Este conteúdo foi útil para você? Nós, da Santo Remédio, nos preocupamos com a sua saúde. Por isso, oferecemos conteúdos que podem ajudar na sua fitness sem precisar de interferências sintéticas. Leia também 5 tipos de esporte que ajudam a definir o corpo

Compartilhar

Deixe uma resposta