Os primeiros dentinhos do bebê: o que a mamãe precisa saber!

Compartilhe:

Quando os primeiros dentinhos chegam, é só alegria! A amamentação já não é tão necessária e agora é só partir para os cuidados de escovação após as refeições. Mas será que é assim que as coisas devem funcionar mesmo? 

Leia nosso artigo sobre o assunto e tire suas dúvidas sobre a primeira dentição do bebê.

Leia também:

– Dor de ouvido em crianças: o que pode ser e como tratar da melhor forma? 

Soluço no bebê: Por que é tão comum e como se livrar dele rapidamente?

Os primeiros dentinhos chegaram

Por volta dos seis meses de vida, despontam os primeiros dentinhos. Geralmente nascem os dois inferiores da frente, seguidos dos dois superiores da frente. E é exatamente neste período em que começa a introdução alimentar.

É comum pensar que a amamentação já pode ser interrompida, mas a realidade é que ela pode continuar normalmente, com o mínimo de desconforto. A recomendação vem da Organização Mundial de Saúde – OMS, que orienta a continuação do aleitamento materno exclusivamente, em livre demanda, até os seis meses e continue de forma complementar até dois anos ou mais.

No entanto, há alguns desafios enfrentados pelas mamães nesta fase. Como a gengiva do bebê fica mais sensível, a coceira é aliviada com mordidas, e isso claramente é difícil de suportar. Mas é possível reverter e a criança adaptar os movimentos de sucção com a presença dos dentes.

Você pode se interessar por:

– Obesidade infantil: o que é, riscos, prevenção e tratamento

– Saiba porque não tomar vacina pode ser perigoso para a saúde da criança

Amamentação e dentinhos de leite

Não é segredo que os bebês ficam mais sensíveis quando a dentição começa a despontar. É um período de grande desconforto, pois as gengivas ficam inchadas e doloridas e pode haver a necessidade de morder algo para aliviar a coceira. 

A amamentação, por ser um momento de aconchego e cuidado, é ideal para ajudar. Além disso, ela ainda ajuda no desenvolvimento dos maxilares, da arcada dentária, estimula os músculos orais, melhora a respiração e a fala. É um excelente exercício facial e de respiração para o bebê.

a amanentação pode se tornar um pouco desconfortável mas ajuda o bebê a trabalhar o maxilar

Para evitar as temidas mordidas, a mãe pode adotar algumas dicas no dia a dia:

  • A mãe pode repreender o bebê;
  • Retirar a mama quando isso acontecer;
  • Antes da mamada, aliviar a gengiva com gaze ou mordedor gelados;
  • Não deixar o bebê brincar com o peito;
  • Amamentar em lugares tranquilos para evitar mordidas acidentais, causadas por sustos.

Cuidados essenciais com os primeiros dentinhos

O ideal é que um odontopediatra seja consultado regularmente para verificar e orientar como deve ser a saúde bucal dos bebês. Existem alguns cuidados importantes a serem feitos. Confira agora quais são:

  • Levar regularmente ao dentista;
  • Higienizar bem após as refeições e antes de dormir;
  • Usar produtos específicos para a idade da criança;
  • Não esquecer do fio dental para evitar a formação de biofilme.

Gostou do nosso artigo? Nele, você viu que os primeiros dentinhos do bebê não interferem na amamentação e quais os cuidados essenciais a serem tomados nesta fase. 

Para complementar a leitura sobre os cuidados com as crianças, que tal baixar um conteúdo exclusivo gratuitamente? É só clicar no banner abaixo:

fique atento à vacinação com nosso material

 

Compartilhar