5 passos para reduzir o consumo de açúcar na sua alimentação

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Seja no cafezinho da tarde, seja no bolo de chocolate da criançada, o consumo excessivo de açúcar não faz nada bem para o nosso corpo, pois os problemas de saúde que podem ser causados vão muito além das cáries nos dentes. O risco de diabetes e o surgimento de complicações como a obesidade e o câncer são reais. Por isso, é mais do que necessário avaliar os hábitos alimentares do dia a dia para mudar essa realidade.

Para ajudar você a se prevenir, elaboramos um passo a passo que mostra exatamente o que fazer para reduzir a quantidade de açúcar no sangue. Além disso, mostramos também algumas atividades físicas que vão aumentar o seu bem-estar. Confira logo abaixo:

Passo 1 – Comece cortando o refrigerante

Um dos maiores vilões de uma alimentação saudável é o refrigerante. Para se ter noção, uma latinha da bebida contém tanto açúcar que em um mês, caso o consumo seja diário, você acumula mais de 1kg desse carboidrato. Sucos de caixinha e achocolatados funcionam de maneira parecida. O melhor é beber água que não tem nem uma grama de açúcar nem uma caloria sequer.  

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Passo 2 – Em vez dos doces, escolha frutas como sobremesas

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As frutas podem substituir as sobremesas após as refeições.

Um pudim de leite ou uma bela torta de morango enche os olhos de muita gente, não é? Mas você sabia que alimentos assim levam bastante açúcar refinado na sua preparação? Pois é, todo cuidado é pouco! Aposte nas frutas para matar aquela vontade depois das suas refeições principais. Pode ser um mamão, uma laranja ou até mesmo um morango.

É claro que você ainda vai poder comer de vez em quando essas guloseimas em aniversários ou comemorações da empresa. É tudo uma questão de equilíbrio!

Passo 3 – Cuidado com os alimentos processados

Uma das grandes armas dos alimentos industrializados é usar o açúcar como conservante. Afinal, é ele que garante uma aparência mais atraente e brilhante aos produtos. Portanto, a dica é prestar atenção a rótulos duvidosos, que se vendem como alimentos saudáveis “livre de conservantes”. Não se engane, o açúcar está lá! Prefira os produtos integrais e não se esqueça das frutas e verduras.

Passo 4 – Maneire nas colheres de açúcar

Lembra do cafezinho da tarde? Sem ele e algumas colheradas de açúcar a sua disposição não seria a mesma, concorda? Mas é melhor abrir os olhos porque o consumo exagerado de açúcar é um dos grandes responsáveis pelo aumento das taxas de glicose no sangue. A nossa orientação é que você comece o quanto antes uma reeducação alimentar. Ao invés de três colheradas, por que não duas? E depois, uma? Acostume-se com o sabor natural dos alimentos.  

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Passo 5 – Monte o seu próprio plano alimentar

Falando no assunto, para mudar de verdade nada mais indicado que consultar um especialista em nutrição para cuidar da sua alimentação. Somente ele vai poder prescrever a quantidade permitida na semana de algum doce ou fast-food que você queira comer. Fora, as saladas, os cereais e as proteínas necessárias, por exemplo, para balancear esse consumo.

Ele também vai poder indicar diversos exames para descobrir outros problemas que são gerados por conta do excesso de açúcar no corpo.

EXTRA

Exercícios físicos mais recomendados

Para começar com o pé direito – caminhada por 15 minutos durante a semana; corrida por 30 minutos ao longo de três dias intercalados.

Para manter a saúde em dia – natação de 1 a 3 vezes por semana;

Para aumentar a performance – tênis / judô ao longo da semana.

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