Saúde do idoso: saiba quais são os cuidados necessários na terceira idade

A velhice chega para todos e é normal que com ela venham algumas limitações físicas ou danos psicológicos em decorrência do avanço da idade. Nesta fase, todos os cuidados com a saúde do idoso precisam ser redobrados. É verdade que a família exerce um papel imprescindível neste momento. No entanto, o autocuidado, ou seja, o investimento que o idoso realiza em si mesmo é extremamente importante. A falta de informação faz com que muitos idosos não tenham esse cuidado com si mesmo. Por isso, preparamos este artigo para explicar como o autocuidado pode ser praticado pela terceira idade.

Exercitar a memória

Cuidar da saúde mental é muito importante na terceira idade e isso vai depender, praticamente, apenas da pessoa idosa. Os anos vão se passando e as lembranças vão indo embora. Muitas vezes a memória recente do indivíduo é bastante afetada.

Os idosos podem contar com alguns exercícios específicos para a mente, uma dica é jogar palavras-cruzadas. O passatempo é conhecido como uma ginástica cerebral e pode ser um grande aliado para manter a memória sempre ativa.

Higiene é tudo

Criar bons hábitos de higiene para si mesmo é essencial na manutenção da saúde do idoso. Na terceira idade, o indivíduo está mais propenso a ser contaminado por bactérias, por isso, manter um ótimo asseio pode até prevenir algumas doenças.

Mas é importante lembrar que cada idoso tem as suas limitações. Nem sempre manter a higiene adequada pode ser tido como um autocuidado. Nesse caso, os familiares têm um papel decisivo ao dar condições para o idoso se cuidar e, se necessário, adaptar algumas áreas da casa de uso dele, como o banheiro, por exemplo.

Organização com os medicamentos

Como a maioria dos idosos precisam tomar os medicamentos diariamente, é importante levar em consideração a pontualidade e o modo correto de ingeri-los. Agendar os horários certos e contar como a ajuda de um despertador é imprescindível.

Isso pode influenciar positivamente no efeito da medicação. Confira 5 orientações para tomar o medicamento corretamente e saiba como armazená-lo e transportá-lo da melhor forma.

Idosos e alimentação

A afirmação de que “você é o que você come” nunca fez tanto sentido como faz para os idosos. Criar uma rotina de horários para fazer as refeições e mastigar bem são algumas dicas ter uma boa digestão. Incluir proteínas e frutas na alimentação diária também é uma ótima ideia e ninguém melhor do que os próprios idosos para tomarem essa decisão na hora de comer.

Visitar um médico regularmente

A situação de saúde dos idosos costuma ser bastante instável, por isso, ele precisa ser o principal interessado em consultar especialistas com regularidade para se manter informado sobre o que é melhor para ele. Qualquer mudança na vida de um idoso, ainda que seja a decisão de praticar exercícios físicos, precisa passar pela análise de um médico e o indivíduo tem que se dispor a realizar os exames necessários para que a decisão não se torne um problema.

Gostou do conteúdo? Então confira essas 5 práticas simples e saudáveis para uma saúde de ferro.Def

Compartilhar

Deixe uma resposta