Check-up: os exames essenciais para manter a saúde em dia

Você já deve ter ouvido aquela máxima de que prevenir é melhor do que remediar, certo? Saiba que ela faz mais sentido do que nunca quando o assunto é saúde. Isso porque descobrir problemas de maneira precoce pode aumentar potencialmente as chances de cura, além de manter sua saúde em dia.

Então, não há melhor maneira de fazer isso do que consultar um médico periodicamente e realizar todos os exames solicitados por ele, né? Mais que isso, esta prática pode aumentar e muito a qualidade de vida do indivíduo e olha que nem é preciso estar tendo sintomas para fazer um check-up.

Se existe um Santo Remédio para as doenças, certamente ele tem a ver com a prática de hábitos saudáveis, principalmente com a realização dos principais exames.

Para ajudar você, nós separamos os exames essenciais que não podem faltar na hora de fazer o check-up. Confira!

As principais doenças que podem ser evitadas pela vacinação
Como um farmacêutico pode melhorar a sua saúde

Principais exames para manter a saúde em dia

É fundamental estar em dia com a sua saúde, por isso fazer exames é essencial para garantir o seu bem-estar. Assim, é possível que você consiga identificar possíveis doenças e preveni-las da melhor forma, facilitando o tratamento.

O ideal é que todo mundo faça check-ups, no qual inclui diversos exames que são fundamentais para melhorar a qualidade de vida e manter a saúde sempre em dia.

Exame de coração

As doenças cardiovasculares são as principais causas que levam muitas pessoas à morte, por isso é fundamental incluir os exames cardíacos no check-up. Pacientes que sofrem de diabetes, hipertensão ou histórico de infarto familiar devem dar maior atenção a esse tipo de exame.

Além disso, existem outros fatores que podem prejudicar a saúde dos pacientes, os principais são: sedentarismo, alimentação desregulada, falta de atividade físicas, uso excessivo de álcool e muitos outros. Por isso, é importante sempre estar com a saúde do coração em dias.

Para realizar o procedimento, são feitos exames de eletrocardiograma, ecocardiograma e aferir a pressão periodicamente. Dessa forma, é possível detectar alguma alteração ou deformidade do órgão, além de avaliar o comportamento da pressão.

Exame de colesterol e glicemia

O acúmulo de gorduras e açúcares na circulação sanguínea pode ser um perigo, por isso é importante realizar exames de colesterol e glicemia. Com eles, é possível fazer uma avaliação dessa alta concentração no organismo. Dessa forma, sendo possível medir os níveis de colesterol e triglicérides, e verificar se o paciente está propenso à diabetes.

Esse tipo de exame pode ser conhecido como exame de sangue também. Por mais simples que pareça, os exames de sangue são excelentes para manter a saúde sempre em dia. Isso porque eles podem detectar características relevantes do organismo, como o índice de colesterol, glicemia, creatinina e ácido úrico.

O exame de sangue permite o acesso às informações importantes do organismo humano.

Exame de urina

Esse exame é fundamental, pois com ele é possível avaliar como está o estado do fisiológico do organismo. Além disso, o exame de urina pode fornecer informações sobre a presença e a evolução de doenças, como a Diabetes e avaliar como está o estado funcional dos rins.

Contudo, existem três tipos de exame: tipo I, urinocultura e a Urina de 24 horas. Geralmente, os mais usados são os dois primeiros.

Tipo I: o primeiro consiste em detectar a presença de fungos, bactérias e cristais, que podem causar infecções urinárias, além de outras doenças;

Urinocultura: esse tipo pode identificar a presença de bactéria e germes que podem causar uma infecção ativa;

Urina 24 horas: com ele, é possível avaliar as alterações na urina durante 24 horas. Além disso, ele avalia filtração dos rins, pré-eclâmpsia em mulheres grávidas e a perda de proteínas.

Hemograma completo

O hemograma completo é capaz de avaliar a saúde de maneira geral. É um dos exames mais importantes que não podem faltar durante o check-up, pois com ele é possível identificar diversos problemas de saúde, como:

• Leucemia;
  • Anemia;
  • Infecções;
  • Asma e alergias.

Esse exame é bastante eficiente, por conseguir detectar várias doenças, por isso é de extrema importância realizá-lo.

Exame PSA

Esse exame não pode ficar fora do check-up masculino, o Antígeno Prostático Específico (PSA) ajuda a identificar alguma alteração por meio do exame de sangue. Além disso, é possível detectar o câncer de próstata e hipertrofia benigna.

Ultrassonografia de tireoide

Esse exame é essencial para as mulheres, principalmente quem já passou dos 30 anos, pois o distúrbio de tireoide atinge mais a população feminina. A doença apresenta sintomas como perda de peso, queda do cabelo, sonolência e enfraquecimento das unhas.

Preventivos para homens e mulheres

Para ambos os sexos, o ideal é fazer os exames preventivos anualmente. No caso das mulheres, os exames pélvicos e da mama não podem ficar de fora da lista.

Eles podem identificar anormalidades nos seios, no colo do útero, no ovário e nas trompas. Ah, e não dá para abrir mão do Papanicolau, da Colposcopia e da mamografia, viu?

Mesmo que sejam os mais resistentes, os homens com mais de 45 anos precisam fazer exames específicos para evitar uma série de doenças. O de próstata é um deles que, infelizmente, ainda é visto com muito preconceito, o que não deve ser levado em consideração pelas pessoas do sexo masculino. Saúde sempre em primeiro lugar.

Principais doenças que podem ser evitadas com os exames

Ao realizar os exames, é possível prevenir várias doenças, além de ficar com a saúde em dia. Com o check-up, diversos problemas de saúde podem ser detectados e tratados a tempo, os principais são:

• Doenças cardíacas e hipertensão;
  • Diabetes;
  • Câncer (próstata e mama);
  • Infecções urinárias;
  • Colesterol alto;
  • Obesidade;

Baixe agora o nosso infográfico:
Colesterol: confira as dicas fundamentais para mantê-lo sob controle

Com qual frequência eu devo fazer um check-up?

Para falar da periodicidade da realização dos exames, fatores como idade e o histórico de saúde do paciente devem ser levados em consideração.

No caso de adultos saudáveis, o aconselhável é que um check-up seja feito de dois em dois anos. Já em pessoas com doenças crônicas (como diabetes e hipertensão) a frequência ideal é a cada seis meses. Ainda tem os pacientes com fatores de risco (como obesos e fumantes) que devem fazer os exames uma vez ao ano.

Cuidar da saúde, é fundamental para garantir o seu bem-estar e evitar que doenças graves prejudiquem sua qualidade de vida. Por isso, os exames preventivos são essenciais para manter a saúde em dia. Então adote o hábito de ir ao médico e fazer check-up sempre.

Gostou do conteúdo? Confira também os Exames ginecológicos: quais tipos de câncer eles podem prevenir?