Saúde preventiva: saiba quais as medidas de combate ao diabetes

Saúde preventiva: saiba quais as medidas de combate ao diabetes
Compartilhe:

A diabetes é uma doença que tem o poder de avançar silenciosamente. Isso significa que se exames médicos não forem feitos, a pessoa pode não ter consciência de que tem essa condição, e é por isso que a saúde preventiva é muito importante.  

Neste artigo nós apontaremos algumas das principais medidas para a prevenção da diabetes. Continue a leitura!

 

Ressaltamos que esse material é puramente informativo e não substitui uma consulta médica 

 

Leia também: Diabetes infantil: como ela afeta as crianças e como evitá-la?

 

Fatores de risco

 

A diabetes se desenvolve quando o corpo é incapaz de processar todo o açúcar ingerido, fazendo com que o nível de glicose no sangue fique muito alto. Um conjunto de fatores podem aumentar o risco de ocorrência da doença.

 

Os principais fatores de risco para o desenvolvimento da Diabetes são:

  1.   Excesso de peso e obesidade
  2.   Ingestão de açúcar e gordura em excesso
  3.   Sedentarismo
  4.   História familiar e herança genética
  5.   Idade
  6.   Stress
  7.   Alcoolismo
  8.   Pré-Diabetes
  9.   HTA
  10.   Diabetes gestacional prévia
  11.   História de doença cardiovascular prévia

Para quem tem um ou vários fatores de risco, a prevenção passa por adotar um estilo de vida mais saudável e fazer consultas regulares com um médico e os exames solicitados.

Para quem já tem o diagnóstico de diabetes, as medidas de prevenção funcionam para o controle da doença e melhora da qualidade de vida.

Medidas de prevenção

A saúde preventiva contra a diabetes passa por alguns pontos-chave, fundamentais para ter uma vida mais saudável:

  • Entender o diabetes;
  • Adotar uma vida saudável;
  • Controlar o diabetes monitorando de forma periódica os níveis de glicemia no sangue e tomando a medicação prescrita pelo médico.

Mantenha o peso ideal: Adotar uma dieta equilibrada e praticar exercícios físicos diariamente é muito importante para a saúde em geral e também para o combate da diabetes. Perder de 5 a 10% do peso em excesso pode ajudar a prevenir o desenvolvimento da diabetes tipo 2.

Tenha uma dieta alimentar mais saudável: evite as gorduras saturadas, alimentos processados e invista na ingestão de frutas, vegetais e fibras.

Combata o sedentarismo: quando você se mantém ativo fisicamente, o seu organismo vai utilizar a glicose para obter mais energia, ajudando a baixar os níveis de glicemia no sangue. A prática de exercício ainda ajuda a reduzir a resistência do corpo à insulina. 

Não fume: o tabaco interfere na forma como a insulina atua no organismo, afetando os níveis de glicemia, aumentando o risco do diabetes tipo 2.

Monitore a pressão arterial e colesterol: as pessoas com pré-diabetes são mais propensas a sofrer um ataque cardíaco, por isso devem sempre monitorar regularmente a sua pressão arterial.

Lembrando que na Farmaclinic você encontra o teste de glicemia! Clique aqui e confira as unidades em que o serviço está disponível!

Gostou do conteúdo? A saúde preventiva é cada vez mais importante e necessária no nosso dia a dia. Continue conosco e leia também: Dieta para pré-diabeticos: o que não pode faltar no seu cardápio?

Compartilhar