Você conhece os sintomas da psoríase? Veja neste artigo os sinais que indicam a presença da doença

Para identificar o princípio de qualquer doença em nosso corpo, precisamos antes entender como ela se apresenta e o que altera em nosso organismo.

Por isso, vamos falar sobre os principais sintomas da psoríase, para que você fique atento a qualquer anormalidade em sua pele. Assim poderá se direcionar ao médico para fazer um melhor diagnóstico e tratamento – se for confirmado a presença da doença. Acompanhe!

O que é psoríase?

A psoríase é uma doença inflamatória que atinge a pele, causando ressecamento, coceira e vermelhidão no local afetado. Apesar de não ter cura, a psoríase tem tratamento e não é contagiosa, com incidência genética em cerca de 30% dos casos. 

É uma doença autoimune, ou seja, o organismo ataca a si mesmo e, em alguns casos, estes ataques são recorrentes. Em geral, a gravidade pode ser baixa – controlável com tratamento simples – até mais complexa, que pode vir a envolver as articulações.

Fatores que podem agravar a doença

Há mais chances de desenvolvimento da doença em pessoas que:

  • Possuem histórico familiar: cerca de 30% a 40% dos portadores de psoríase tem casos da doença na família;
  • São obesos: pois costumam suar mais e, como veremos mais à frente, há um tipo de psoríase que se dá principalmente em locais úmidos do corpo;
  • Moram em região fria: a pele ressecada pode desencadear o surgimento de descamações e lesões na pele, provenientes desta doença;
  • Consomem bebidas alcoólicas: pois elas deixam o organismo com a imunidade baixa;
  • Fumam: isso também mexe com a imunidade e provoca tanto o surgimento quanto a piora dos sintomas da psoríase.

Sintomas de psoríase

Além do ressecamento e coceira na pele, em geral, os sintomas da psoríase podem incluir:

  • Lesões avermelhadas na pele, causadas tanto pela doença em si quanto pela ação involuntária de coçar. Além disso, estas lesões ou manchas podem vir cobertas com uma camada branca ou prateada e descamativa;
  • Unhas espessas e esfareladas, amareladas, descoladas e com furinhos na superfície;
  • Inchaço nas articulações, em alguns casos mais graves;
  • Articulações rígidas e doloridas.

Os sintomas da psoríase são mais visíveis no couro cabeludo, cotovelos e joelhos, mas também pode atingir outras partes do corpo. Estes e outros aspectos definem os tipos da doença.

Leia também:

Sintomas conforme os tipos

O tipo de psoríase se dá pela forma e local de aparecimento. Entenda:

Psoríase Vulgar ou em placas

Esta é a forma mais comum de aparecimento, em que as lesões possuem tamanhos variados, delimitadas e avermelhadas, com placa esbranquiçada ou prateada.

Psoríase Invertida

Este tipo se dá principalmente nas regiões mais úmidas do corpo, em forma de manchas inflamadas e vermelhidão. Por isso, as áreas mais sujeitas ao aparecimento são axilas, virilhas e debaixo dos seios. São mais frequentes em pessoas obesas, que soam mais.

Psoríase Gutata

É desencadeada, principalmente, por infecções bacterianas, como as de garganta. Aparece com maior frequência em pessoas com menos de 30 anos, nas regiões do tronco, pernas, braços, e couro cabeludo. 

Psoríase Ungueal

Este afeta principalmente os dedos e também as unhas das mãos e dos pés, que crescem de forma anormal, ficam amareladas ou até mesmo sem coloração. Em alguns casos, faz com que a unha se descole do leito ungueal.

Psoríase Pustulosa

É a forma mais rara da doença, podendo atingir todo o corpo e formar bolhas com pus, após o aparecimento das manchas. Essas bolhas secam com o tempo, mas podem aparecer com frequência, vindo a ocasionar febre, calafrio, fadiga e coceira intensa.

Psoríase Eritrodérmica

Também é um tipo raro, que pode vir atingir cerca de 75% do corpo, com o surgimento de manchas e lesões, que coçam e ardem.

Psoríase Artropática ou Artrite Psoriásica

Neste tipo de psoríase, além das manchas e coceiras, trazem dores as articulações e pode causar rigidez progressiva.

Psoríase Palmo-plantar

Causa manchas e lesões nas palmas das mãos e planta dos pés.

Não confunda psoríase com dermatite atópica

Os sintomas da psoríase podem facilmente se confundirem com os de outras doenças que também afetam a pele, como por exemplo, a dermatite atópica. Por isso, veja as principais semelhanças entre essas doenças:

  • Manchas avermelhadas;
  • Descamação da pele;
  • Coceira e desconforto;
  • As duas são doenças crônicas;
  • Podem ser causadas pelo estresse;
  • Podem aparecer nas regiões das mãos, pés, tornozelos, partes úmidas do corpo, cotovelo, joelho e couro cabeludo;

Apesar das semelhanças entre os sintomas, os tratamentos para estas doenças são diferentes. Por isso, o recomendado é sempre consultar um especialista, que neste caso vem a ser um dermatologista

Se através da análise clínica ainda houver dúvidas, o profissional pode diagnosticar melhor por meio do exame de coleta e análise de fragmento da pele. Portanto, é contraindicado tomar qualquer medicação sem prescrição médica.

Esperamos que tenha gostado deste conteúdo, pois temos algo relacionado que você talvez queira ler agora: Cuidados com a pele do idoso: 5 dicas para mantê-la protegida

Compartilhar