Dor durante a relação sexual? Saiba como reconhecer os sintomas do câncer de colo de útero!

Como reconhecer os sintomas do câncer de colo de útero? Descubra!

É comum que alguns problemas de saúde não apresentem sinais na sua fase inicial, por isso a importância das consultas ao médico e a realização de exames. Os sintomas do câncer de colo de útero, normalmente, não se manifestam ou demonstram alteração nos pacientes.

A região do útero é uma parte sensível e delicada da mulher, no qual precisa de atenção e cuidados especiais. Sentir dor na área pode indicar problemas que devem ser considerados, principalmente se for durante a relação sexual. Mas como reconhecer sinais e sintomas que não se manifestam?

Para ajudar você, nós, da Santo Remédio, vamos mostrar os principais sintomas do câncer de colo de útero. Acompanhe o conteúdo até o final e saiba como cuidar da sua saúde da forma adequada. Confira!

Leia também:
HPV na mulher pode causar câncer de colo de útero? Descubra aqui!
Autoexame de mama: aprenda a fazer e saiba por que ele é essencial

Sintomas do câncer de colo de útero

Existem diversas doenças ginecológicas que podem afetar o útero, na maioria dos casos, muitas sempre apresentam sintomas no seu estágio inicial. No entanto, o câncer de colo de útero, geralmente, só é possível identificá-lo com a realização do exame de papanicolau, por não apresentar sinais no início.

Veja abaixo os principais sintomas do câncer de colo de útero que ajudam a reconhecer a doença.

Sangramento vaginal anormal

Sofrer com algum sangramento sem causa aparente, durante relação sexual ou com menstruações intensas anormais, pode ser considerado um dos sinais mais comuns do câncer de colo do útero. Além disso, o sangramento vaginal anormal também pode ser um sintoma para câncer de útero e câncer de ovário.

Inchaço abdominal

O inchaço abdominal é um dos sintomas mais ignorados, pois é considerado algo comum e inofensivo para algumas mulheres. Contudo, esse sintoma está bastante presente em casos de pacientes que têm câncer no ovário. Além disso, é possível que a pessoa sinta alguma sensação de pressão no fundo da barriga.

Dor no sexo: incômodo no colo do útero

Durante ou após uma relação sexual, se a mulher começar a sentir pontadas ou cólicas na região do útero, é possível que haja algum problema prejudicando a saúde do útero.

Por isso, qualquer dor diferente que incomode a penetração precisa de cuidados especiais, além de consultas e realizar exames ginecológicos para avaliar a condição da mulher.

Perda de peso

Não é nada comum perder 10 kg sem estar seguindo alguma dieta, certo? É preciso sempre ficar atento, pois a perda de peso indica que a sua saúde pode estar sendo prejudicada por algum problema.

Além disso, a perda de peso pode significar algum tipo de câncer ginecológico. Por isso, é fundamental sempre consultar um especialista para identificar qualquer alteração no organismo.

Dor pélvica

Geralmente, a dor pélvica costume surgir durante o período pré-menstrual, sendo uma pressão abaixo do umbigo. No entanto, não ocorre somente nesse momento, o incômodo pode ser persistente! Essa condição está associada a vários tipos de câncer, como de:

  • Colo de útero;
  • Endométrio;
  • Ovário;
  • Trompas de Falópio.

Anormalidades na vulva ou vagina

Os sintomas do câncer de colo do útero podem trazer diversas consequências à saúde da mulher, oferecendo riscos. Feridas, bolhas ou alteração da cor na região da vagina pode indicar o câncer de colo do útero. Por isso, é fundamental consultar um médico, caso perceba alguma anormalidade na vagina ou vulva.

Fadiga

O cansaço é uma coisa natural no dia a dia de muitas pessoas, no entanto, é um dos sintomas mais comum de qualquer câncer. A fadiga é um sinal que pode surgir no estágio inicial da doença, contudo, é mais frequente quando o câncer já está avançado no paciente.

Geralmente, esse tipo de cansaço impede que os pacientes realizem atividades simples do dia a dia, como até pentear o cabelo. Quando isso ocorre, é recomendado procurar um médico para que a pessoa seja avaliada pelo profissional.

O que fazer quando os sintomas do câncer de colo de útero surgirem?

O câncer é um problema de saúde grave que deve ser tratado quanto antes, assim, evitando consequências ao organismo. Por isso, quando os sintomas citados acimas começarem a surgir, é fundamental consultar um ginecologista para realizar exames diagnósticos, como papanicolau. Dessa forma, é possível saber se há ou não células cancerígenas.

Os sintomas do câncer de colo do útero não surgem durante o início, só se torna perceptível quando o problema já está no seu estágio avançado. Por isso, é fundamental que as mulheres consultem um ginecologista para identificar a causa e iniciar o tratamento adequado.

Existem diversos fatores de riscos que podem causar o câncer, por isso é preciso sempre estar por dentro do assunto. Agora que você sabe como reconhecer os sintomas do câncer de colo do útero, que tal ler sobre Caroço nos seios? Fique atento aos sinais do câncer de mama!

Compartilhar