Teste de covid: qual o mais indicado e quando fazer o exame?

Entenda o que difere um teste de Covid do outro, os métodos de coleta de cada um e qual o melhor período para fazer. Confira no artigo.
Compartilhe:

A prova de que o avanço na ciência é necessário para a humanidade é o teste de Covid. No início da pandemia do novo coronavírus, em 2020, não se sabia nada sobre a doença e, hoje, existem diversos testes no mercado de acordo com os sintomas e a janela de infecção para facilitar a identificação de pessoas com o vírus.

No entanto, ainda existem dúvidas quanto ao tipo de teste ideal para se fazer e qual é o mais eficaz. Para ajudar a esclarecer essa dúvida, elaboramos este artigo com as principais diferenças entre eles. Confira!

*Atenção: este conteúdo é meramente informativo e não substitui uma consulta médica nem descarta a necessidade de exames laboratoriais.

Você pode se interessar por:

– 7 doenças respiratórias mais comuns em circulação neste momento

Teste de Covid, qual a diferença?

Hoje no mercado de teste de covid há três disponíveis. São eles:

  • RT-PCR;
  • Sorologia;
  • Antígeno.

Cada um tem indicação própria de uso, tempo de espera, método de coleta. Antes de escolher um, conheça agora a diferença entre eles.

RT-PCR

O RT-PCR coleta material para fazer análise genética. O foco é verificar se o RNA do vírus está presente na amostra coletada. Este é o exame mais indicado para fazer a detecção precisa do vírus, pois aponta maior precisão, se comparado com as outras opções.

Para a realização do teste, é necessário que se tire um raspado de nasofaringe que pode ter a combinação de um raspado de orofaringe. Um cotonete longo chamado swab é introduzido profundamente no nariz ou na boca, para coletar o muco das vias respiratórias.

O exame pode ser feito a partir do 3° dia do aparecimento do muco, até o 10° dia.

O tempo de resposta para um teste de Covid RT-PCR é de três dias em média. Se feito em laboratório, o exame pode sair em até 24 horas.

 

banner-saude-em-foco

Sorologia

Já o teste de anticorpos – IgA, IgG e IgM – faz a detecção de anticorpos em uma amostra de sangue. Sendo assim, há a verificação da resposta imunológica do corpo em relação ao vírus e a medição de anticorpos é feita durante essa análise.

Nesse teste então, há um destaque sobre as imunoglobulinas M (IgM) e das imunoglobulinas G (IgG). A classe M é encontrada logo no início da doença, já a classe G aparece bem depois e indica uma imunidade em potencial.

O ideal é que este teste seja realizado em até 10 dias após o aparecimento dos sintomas, para que tenha maior sensibilidade. Isso porque a produção de anticorpos só começa após determinado período depois da exposição/infecção pelo vírus.

O resultado sai em até 8 horas.

Antígeno

O antígeno é um componente do vírus que pode ser detectado por um tempo menor.

Enquanto o exame de RT-PCR demora alguns dias para poder ser liberado, o teste de antígeno já é mais rápido e também um pouco mais preciso que o teste IgG e IgM. 

No entanto, se comparado com o RT-PCR, ele possui uma sensibilidade inferior. Em especial naquelas pessoas que apresentam baixos sintomas da doença. Mas para pacientes que apresentam uma carga viral alta, o teste tem mais de 90% de sensibilidade.

Indicação para fazer o teste de Covid

O teste de Covid é indicado para todo mundo que está com suspeita da doença ou teve contato com alguém exposto ao vírus.

É importante ressaltar que um resultado negativo para Covid-19 não deve ser baseado apenas no teste. A exclusão de diagnóstico é feita por um médico com o auxílio de outros exames laboratoriais e análise de sintomas, podendo haver necessidade de repetição dos exames para a confirmação, tanto em casos positivos quanto negativos.

Este conteúdo foi útil para você? Você viu no artigo o que difere um teste de Covid do outro, assim como o método de coleta e tempo de espera para o resultado. Procure uma das unidades da Santo Remédio para tirar essa dúvida.  Aqui você encontra os testes: sorológico (IgG/IgM), o AG de nasofaringe (swab) e o teste rápido AG oral em saliva – ideal para crianças e pessoas com necessidades especiais.

Compartilhar