Por que o teste do olhinho é tão importante para o bebê? Descubra por que fazer!

Após o nascimento do bebê, é necessário que os pais se atenham para alguns exames específicos que ele precisa fazer. O teste do olhinho, por exemplo, é um dos exames que fazem parte da triagem neonatal.

Por isso, viemos explicar o que é este teste e por que ele é tão importante para a saúde do bebê. Além disso, vamos citar também outros exames que são feitos logo nos primeiros dias de vida do bebê. Veja!

O que é teste do olhinho?

É um exame básico feito na própria maternidade logo após o nascimento do bebê e visa verificar se há alguma anomalia em seus olhos. Através do teste do olhinho, é possível diagnosticar algumas doenças dos olhos como catarata congênita, tumor, glaucoma, estrabismo, hemorragias e retinoblastoma.

Os especialistas recomendam que teste seja feito durante a primeira semana de vida do recém-nascido – de preferência antes de sair da maternidade. Porém, se por alguma razão não for possível, deverá ser feito logo na primeira consulta com o pediatra.

É recomendado que todos os bebês façam o teste do olhinho, pois, além das doenças citadas anteriormente, este exame também previne a cegueira infantil. Vale ressaltar que este é apenas um dos primeiros exames que o bebê vai fazer ao longo da vida.

O teste do olhinho tem a função de apenas “levantar a suspeita” da presença de alguma anormalidade nos olhos do bebê. Para um diagnóstico completo, ele deverá ser consultado por um oftalmologista.

Como é feito o teste do olhinho?

Com o auxílio de um aparelho, parecido com uma lanterna, o pediatra direciona a luz para os olhos do bebê. Se a cor do reflexo da luz for avermelhada, alaranjada ou ainda amarelada, quer dizer que está tudo bem com a vista do bebê.

Porém, se o resultado for uma luz esbranquiçada ou aparentar algo diferente, significa que pode existir a presença de alguma doença. Para que essa suspeita seja comprovada, é necessário um exame mais específico com o oftalmologista.

O teste do olhinho é bastante acessível, pois é disponibilizado de forma gratuita pelo SUS. Além disso, o exame é bem rápido e indolor, feito pelo próprio pediatra e sem a necessidade da presença de um oftalmologista – pelo menos neste primeiro momento.

Leia também:

– Dor de ouvido em crianças: o que pode ser e como tratar da melhor forma?
– Diabetes infantil: como ela afeta as crianças e como evitá-la?

Outros exames feitos após o nascimento do bebê

Teste do pezinho

Este teste faz parte dos exames de triagem e deve ser feito entre o 3° e o 5° dia de vida do bebê. Através da coleta de algumas gotas de sangue retiradas do calcanhar do bebê, é possível diagnosticar doenças como fenilcetonúria, hipotireoidismo congênito, doença falciforme e outras hemoglobinopatias, fibrose cística, deficiência de biotinidase e hiperplasia adrenal congênita.

Teste da orelhinha

Geralmente, este exame é realizado ainda na maternidade, entre o 2° e o 5° dia de vida do bebê. Isso porque desde 2010 o teste da orelhinha se tornou obrigatório no Brasil e é disponibilizado gratuitamente.

Através do teste da orelhinha é possível diagnosticar a presença de possíveis problemas auditivos nos pequenos. Este exame é indolor, pois é feito enquanto o bebê está dormindo, por meio de um aparelho que emite leves estímulos sonoros.

Teste do coraçãozinho

Este também é um teste simples, gratuito e indolor. É feito entre 24h e 48h após o nascimento do bebê e baseia-se na medição da oxigenação do sangue e dos batimentos cardíacos dos recém-nascidos.

Esta medição é feita através de um oxímetro – espécie de pulseira – colocado no pulso e no pé do bebê. Caso alguma alteração seja detectada, ele é encaminhado para fazer um ecocardiograma e tratamento, se necessário.

Viu que o teste do pezinho, assim como os outros exames que também fazem parte da triagem neonatal, são tão importantes para a saúde do bebê?

Nós, da Santo Remédio, nos importamos com o bem-estar de todos. Desde o que acabou de chegar ao mundo até aquele que já viveu bastante coisa e agora precisa de mais cuidado.

Por isso, nosso blog está repleto de conteúdos que trazem dicas, alertas e cuidados para melhorar a sua saúde. Inclusive, veja este nosso texto mais recente sobre: Como começar o ano com um bom condicionamento físico? 5 exercícios para fazer hoje mesmo!

Compartilhar