Testes laboratoriais remotos: saiba como realizar os exames em farmácias

Neste blog, você vai saber mais como o paciente pode colher amostras de diversos exames na farmácia. Continue a leitura para saber mais!
Compartilhe:

Os testes laboratoriais remotos estão se tornando cada vez mais comuns. As pessoas estão sempre em busca de comodidade e essa modalidade proporciona isso. Ainda mais neste atual cenário de reclusão social, utilizar os testes laboratoriais remotos é um modo de evitar grandes deslocamentos, uma vez que há sempre uma farmácia por perto.

Sim, é isso mesmo, este tipo de exame pode ser realizado em farmácias com salas clínicas. Portanto, os testes laboratoriais remotos são uma maneira de o paciente conseguir colher amostras de diversos tipos de exames e em casos de doenças crônicas, por exemplo, analisar de modo mais rápido o estado de saúde.

Acompanhe este artigo para entender mais sobre este assunto e como realizar este procedimento em drogarias.

O que são os testes laboratoriais remotos?

Os testes laboratoriais remotos são também conhecidos como testes rápidos. A definição da RCD nº 302/2005 da Anvisa – Agência Nacional de Vigilância Sanitária, diz que são “testes realizados por meio de equipamento laboratorial situado fisicamente fora de um laboratório clínico. Também chamado de teste Laboratorial Portátil – TLP, do inglês Point-of-Care testing – POCT”.

Ou seja, são testes que não precisam ser analisados em laboratórios. O equipamento pode ser transportado e alocado fora dos laboratórios e é capaz de analisar pequenas amostras de sangue ou saliva, por exemplo, determinando diversos parâmetros de constatação clínica.

Sendo assim, a utilização dos testes laboratoriais remotos expande a capacidade de se testar as pessoas com relação a doenças, rastreabilidade de problemas crônicos, doenças sazonais como a dengue, entre outros. Além disso, é um passo para a democratização da saúde no país.

As farmácias como pontos de aplicação dos testes laboratoriais remotos

Em algum momento da vida você já foi até uma farmácia e pediu orientações a respeito de medicamentos. Como ele age, para que ele é recomendado, a posologia, enfim, a farmácia tem esse papel. Por isso, ela representa o cuidado com o paciente e assim, já é referência, compondo o ciclo que engloba os profissionais da saúde como um todo.

Ainda podemos dizer que a facilidade com que os testes laboratoriais remotos são aplicados, o baixo custo e o fato de serem pouco invasivos, colaboram para que este tipo de cuidado com a saúde seja cada vez mais presentes em drogarias e farmácias.

A aplicação do teste e como realizar o exame na farmácia

O processo é bem simples. O farmacêutico ou qualquer outro profissional da área da saúde, vai identificar a sua necessidade e aplicar o teste rápido adequado para você.

O sistema do equipamento vai guiar quem está manuseando o aparelho, garantindo que tudo aconteça corretamente. O laudo é gerado e em minutos é entregue ao paciente.

Alguns testes são lidos pelo próprio equipamento enquanto outros são analisados pelo profissional que realiza o procedimento. Ainda há também alguns estabelecimentos que realizam uma dupla verificação. Além do resultado gerado pelo dispositivo por meio da Inteligência Artificial, outros profissionais analisam o laudo, assinam antes dele ser enviado para o paciente via e-mail ou SMS.

O procedimento é seguro? Quais as vantagens de se realizar os testes na farmácia?

Podem surgir dúvidas com relação a realização dos testes laboratoriais remotos. No entanto, a prática é segura, pois quem realiza a coleta e manipula o equipamento é altamente treinado. Os farmacêuticos conhecem bem todo o procedimento e estão qualificados tanto para operar o aparelho, quanto para fazer a coleta.

Com isso, você é capaz de realizar seus exames perto de casa. Muitas pessoas com dificuldades de locomoção não podem se deslocar para os laboratórios. Há também outros casos em que esses laboratórios se encontram a quilômetros de distância. Portanto, a utilização deste serviço se torna essencial para que o paciente tenha um acompanhamento adequado e cômodo.

Além disso, as drogarias e farmácias complementam a sua importância com relação ao paciente. Já que o papel principal deste estabelecimento é oferecer os cuidados necessários para que o cidadão seja bem assistido, no que diz respeito a qualidade de vida. Com isso a rapidez do diagnóstico auxilia médicos e outros profissionais da saúde a agilizarem o tratamento dos pacientes.

Quais tipos de testes você pode realizar?

Os testes laboratoriais remotos se baseiam em coletas de sangue capilar, saliva ou secreção da nasofaringe. Com isso, há a possibilidade de realizar exames de diversos tipos, como ECO F HCG (Beta HCG – Gravidez), ECO F HBA1C (Hemoglobina Glicada), Glicemia, Dengue, Zika, HIV/Sífilis, Hepatites, ECO F PSA (PSA – Próstata) entre outros.

Agora que você conhece melhor este procedimento, que tal conhecer um local de confiança para realizar seus exames?

Em Manaus, a drogaria Santo Remédio já está realizando os testes rápidos mais solicitados para diagnósticos de doenças que merecem a sua atenção.

Se precisar fazer algum desses exames, vá até a Santo Remédio e tenha um atendimento de confiança e qualidade, aproveite!

Compartilhar