Você sabe quais são os tipos de absorvente que existem? As opções são tantas que nem toda mulher conhece as suas opções no mercado.
Um corpo feminino não é exatamente igual ao outro, logo, existem também diferentes fluxos menstruais que necessitam de produtos específicos!
É importante que se conheça todas as opções disponíveis para que você entenda qual aquela que mais lhe agrada. O absorvente íntimo é um dos elementos mais importantes na higiene íntima feminina.
*Atenção: este conteúdo é meramente informativo e não substitui a orientação de um especialista. Procure atendimento caso manifeste os sintomas apresentados no artigo.
Leve, moderado ou intenso, essas são as três formas de fluxo menstrual. Sabendo disso, a indústria investiu no desenvolvimento de absorventes que melhor servissem cada mulher.
Mas essas necessidades não param por aí. Há muitas peculiaridades dentro de cada uma das três categorias. Separamos aqui alguns modelos para que você observe qual lhe atende melhor.
Um dos primeiros tipos de absorvente que a mulher entra em contato quando desce a primeira menstruação é o absorvente externo.
Ele é o mais tradicional e pode vir em versões com abas ou sem abas. Esses absorventes são feitos de algodão e plástico. Dependendo da tecnologia aplicada, conseguem acumular uma alta quantidade de menstruação sem que vaze nada.
Há diversos modelos de absorvente externo. Opções maiores, noturnas, mais finas e aquelas que se acomodam melhor na calcinha. A escolha de cada um deles vai depender do seu fluxo.
Os mais finos são indicados para quem tem fluxo moderado. Os mais grossos, que contém maiores camadas de algodão e são indicados para fluxos maiores.
Ao optar por usar absorvente externo, é fundamental que a consumidora leia na embalagem as especificações de cada produto. Assim, ela pode escolher aquele que melhor se encaixa dentro do que ela precisa.
O absorvente interno, conhecido como tampão, é uma opção mais discreta e que é geralmente usado por mulheres que não se adaptaram ao absorvente externo ou que não gostam de usá-lo.
Uma das vantagens desse absorvente é que ele é ideal para mulheres que queiram ter momentos de lazer, ou praticar esportes, enquanto estão menstruadas, como idas à praia, musculação e corrida.
Os absorventes internos são feitos de algodão e são separados entre fluxo fraco, médio ou forte. Há aqueles que vem com aplicador para quem tem dificuldade de inseri-lo na vagina, ou que não querem ter esse contato.
Dependendo de quão forte seja o fluxo, recomenda-se usá-lo com um protetor diário para calcinha ou então com um absorvente para garantir que nada vaze.
Muitas mulheres estão adotando o absorvente ecológico por suas vantagens no descarte.
A primeira, claro, é que esse absorvente não produz lixo no meio ambiente, visto que ele é feito de pano e reutilizável. O segundo motivo é que há mulheres que possuem alergia ao algodão e plástico do absorvente externo.
O produto feito com pano acaba sendo melhor pois agride menos a pele e, de quebra, ajuda a natureza.
A calcinha absorvente é quase que uma variação do absorvente ecológico. Porém, seu diferencial é ser apenas uma calcinha. Você não precisa colocar nada em contato com a vagina separando ela do tecido.
Isso porque a calcinha é feita de um tecido impermeável por fora que garante uma barreira contra vazamento, enquanto o lado interno é feito de um material que absorve completamente o fluxo de sangue.
Dessa maneira, além da calcinha também ajudar o meio ambiente, ela dá uma segurança e liberdade maior para a mulher se movimentar quando estiver naqueles dias.
Os produtores da calcinha absorvente garantem que ela consegue aguentar altos fluxos. Portanto, é indicada para todas as mulheres.
O coletor menstrual é uma opção para quem quer parar de comprar absorventes descartáveis e apostar numa solução mais sustentável.
Diferente do que pensam, o copinho é bastante confortável e permite até mesmo que a mulher consiga ter relações enquanto o usa.
O material usado é silicone flexível, possui vários tamanhos para que possa acomodar as diversas intensidades de fluxo.
A higienização desse material é prática e a chance de proliferação de bactérias é muito menor por conta do sangue não entrar em contato com a pele.
Geralmente a quantidade de absorvente que vem no pacote é o suficiente para durar todo o ciclo menstrual. Porém, há mulheres que demoram mais para que o fluxo vá embora.
Desse modo, acabam tendo que usar uma quantidade maior. Existem opções no mercado de mais quantidade de absorvente por um preço menor.
Ou seja, você leva mais por menos e consegue aguentar o seu fluxo inteiro. No dia, a troca de absorventes também vai depender de mulher para mulher.
Especialistas indicam a troca do absorvente a cada 3 horas. Porém, quem tem um fluxo menor pode esperar um pouco mais de tempo, assim como quem tem o fluxo maior, pode trocar mais vezes no dia.
Essa é uma questão muito pessoal também e a mulher deve fazer aquilo que ela se sente mais confortável.
Para escolher os tipos de absorvente que lhe caem melhor, é preciso saber em qual tipo de fluxo você se encaixa. Para isso, você deve prestar atenção nos seguintes pontos:
Agora que você já sabe quais são os tipos de absorvente que existem, e qual é o mais indicado em cada tipo de fluxo, comece a testar novas opções e veja qual mais te agrada.
A hidratação é fundamental para o bom funcionamento do organismo. Ela afeta desde a saúde…
O câncer de pele é uma doença que, quando diagnosticada no início, pode ter um…
A síndrome metabólica é um conjunto de condições de saúde interligadas que aumentam o risco…
O Novembro Azul é um movimento mundial de conscientização sobre a saúde do homem, principalmente…
Diabetes é uma doença crônica que afeta milhões de pessoas ao redor do mundo e…
A primavera é uma das épocas mais aguardadas do ano, mas apesar da beleza e…
This website uses cookies.