A vida fica melhor quando é mais doce. Mas como tudo precisa de equilíbrio para ser saudável, até o açúcar, que não é visto como amigo da saúde, tem seu lado positivo. Para fazer a melhor escolha entre os tipos de açúcares existentes no mercado, é só continuar a leitura do artigo.
Você pode se interessar por:
– Dor de barriga em crianças: o que pode ser e como evitar?
Entenda o açúcar
O açúcar não é 100% vilão da alimentação. É ele quem fornece glicose para o corpo, uma substância importante para o funcionamento do cérebro, da retina e dos rins. E também energia e disposição para as atividades diárias.
Além disso, a glicose ainda propicia que bactérias como Bifidobactérias e Lactobacillus sp, que compõem a flora intestinal e contribuem para a eliminação de bactérias nocivas como a Escherichia coli e o Clostridium.
É claro que consumir em excesso tem consequências. Doenças como obesidade e diabetes podem ser desenvolvidas. De acordo com estudos, quem consome muito açúcar tende a consumir muita gordura também, que é o principal fator de risco para o aparecimento das doenças.
Em poucas palavras: não se pode consumir mais que o corpo realmente precisa.
Tipos de açúcar
Existem vários tipos de açúcar no mercado e é fundamental saber as diferenças que existem que estejam além da cor e textura de cada um deles.
Em termos de propriedade nutricional, quanto mais escuro o açúcar, mais rico em vitaminas e minerais. E quanto mais perto do branco, mais processado e rico em aditivos ele é – ações que vão eliminando boa parte dos nutrientes.
Quer um exemplo? Em 100 gramas de açúcar mascavo existem:
- 85 miligramas de cálcio;
- 29 miligramas de magnésio;
- 22 miligramas de fósforo;
- 346 miligramas de potássio.
Sabe quanto destes nutrientes existem na mesma quantidade açúcar branco? No máximo 2 miligramas de cada um. Vamos agora conhecer os tipos de açúcar:
1. Cristal
De grãos maiores e mais transparentes, o açúcar cristal é considerado um açúcar branco, no entanto é um dos menos processados. É com base nele que outros tipos são produzidos, como o refinado e o confeiteiro.
2. Refinado
Mais popular entre os tipos de açúcar. É mais fino, mais facilmente diluído e é bem branco. Por passar por um processamento intenso, ele é considerado uma caloria vazia e sem nenhum valor nutricional.
3. De confeiteiro
É o açúcar com grão mais fino. Pode conter amido ou fosfato de cálcio para ter mais leveza. É mais recomendado para ser usado em receitas de pães e doces e confeitaria em geral. Por ser ainda mais processado que o refinado
4. Mascavo
É de cor escura, com sabor de rapadura. O açúcar mascavo é feito a partir do cozimento da cana de açúcar, sem refinamento. Boa parte dos valores nutricionais são mantidos e ele é considerado saudável para o consumo.
5. Orgânico
De grãos mais grossos e mais escuros que o cristal. É derivado da cana de açúcar cultivada sem agrotóxicos, o orgânico tem baixíssimos níveis de química adicionada e conserva boa parte das vitaminas e minerais.
6. Demerara
Similar ao açúcar mascavo, o demerara mantém os nutrientes da cana de açúcar.
Os grãos são de cor marrom claro e têm a vantagem de não alterar o sabor dos alimentos.
Gostou do nosso conteúdo? Em nosso artigo, você viu que há diversos tipos de açúcar, cada um com propriedades diferentes. Viu também as vantagens e desvantagens do consumo, portanto equilíbrio é o segredo. E já que o assunto é este, nós temos um material que pode te interessar bastante. Clique no banner abaixo e baixe gratuitamente o material: