A vacinação é de vital importância para qualquer pessoa. Não estamos falando apenas de prevenção de doenças em um indivíduo como também em manter segura a família. Os indivíduos que vivem nos espaços sociais onde a vacina não chega ou as pessoas que decidiram não se vacinar costumam ser os maiores grupos de riscos.
Muito além da prevenção, o ato de tomar vacina garante a imunidade. Segundo os especialistas, também garante a chance de eliminar uma profusão de outras doenças graves que podem acompanhar uma determinada enfermidade.
A vacinação historicamente foi responsável pela erradicação de inúmeras doenças no mundo. A tecnologia e a indústria farmacêutica vem avançando progressivamente. Com isso, bacteriologistas e médicos especializados cada vez mais tornam a ciência eficiente em número e qualidade. Apesar de tudo isso, o número de pessoas que ainda não recebem o benefício ou não procuram a vacinação é muito grande.
Para evitar esse quantitativo, a imunização precisa sempre ter a colaboração de todos: comunidade e saúde pública. Aquela velha ideia de que as ações valem apenas para as fases infantis é coisa do passado. Hoje, com a evolução das bactérias e dos vírus, muitas vacinas têm se adequado às condições atuais. Esse processo envolve pessoas de todas as classes sociais, etnias e faixas etárias.
Os adultos devem ficar sempre atentos às novas indicações promovidas pelos sistemas de saúde do seu município e estado. Por exemplo, a carteira de saúde sempre atualizada, as vacinas em dia, e as gestantes, as crianças e os adolescentes orientados. Idosos também precisam e não estão isentos de vacinação.
Leia também:
– Imunização: quais vacinas não podem faltar para os idosos?
– Saúde do bebê: a importância da vacinação durante a gravidez
– Vacinas para viajar: veja quais são as mais importantes
Aqui iremos listar cinco principais doenças que podemos cuidar a fim de evitar problemas no futuro. Existem muitas complicações que a vacinação combate. Algumas dela são a tuberculose, difteria, hepatite B, coqueluche, tétano, sarampo, poliomelite, caxumba, febre amarela, etc. Porém, cinco delas são as mais importantes:
O Bacillus Calmette-Guérin, conhecida como BCG é uma vacina muito importante. Geralmente usada para a prevenção da tuberculose, causada pela bactéria Mycobacterium bovis, pois possui origem animal. Esta vacina é aplicada sob uma única dose, já que protege o recém-nascido nas suas primeiras horas de vida.
O vírus da Hepatite B (ou VHB) todo ano acomete mais de 400 milhões de pessoas em todo o mundo. Esta vacina combate as doenças que afetam o fígado, em particular, sendo aplicada em três doses: ao nascer, no primeiro mês e depois com seis meses de idade.
Também chamada de Tetravalente, essa vacina é obrigatória para menores de 1 ano em muitos países. E ela é conhecida por esse nome porque protege contra quatro doenças graves: difteria, tétano, coqueluche e meningite. É causada pelo vírus Haemophilus. A Tetravalente é uma vacina injetável que também protege contra outras espécies de gripes.
A VOP (que significa vacina oral contra a pólio com vírus vivo), ajuda a imunizar a criança contra a poliomielite, mais conhecida como paralisia infantil, doença contagiosa muito aguda, causada pelo Poliovírus que sobrevive no intestino.
A vacina SCR, da mesma forma que a Tetravalente é usada para prevenir um conjunto de doenças como: o sarampo, caxumba, rubéola e a varicela. É uma tríplice viral, na verdade, recomendada em diferentes partes da vida de uma pessoa.
A ação dos sistemas de saúde em conjunto com as demais organizações internacionais tem promovido o registro de imunização crescente em todo o mundo. A importância da vacinação se dá na mesma forma que a necessidade de informação, cada vez mais acessível à grande massa da população.
Outro fator importante para a margem de 80% dos adultos que optaram pela vacinação é que estes perceberam a relevância e a seriedade da questão. As doenças também podem ocorrer em adultos. O Brasil, por sorte, está entre os países que são referência mundial em vacinação, de acordo com a OMS. Ao todo, o país disponibiliza uma tabela com 17 vacinas que combatem mais de 20 doenças e atingem todas as idades.
Como você viu, vacinar é superimportante para proteger a sua saúde. Por isso, a Santo Remédio resolveu criar um guia completo sobre o assunto. Nele, você vai conferir:
– A importância da vacinação
– Principais doenças combatidas
– As principais vacinas para cada idade
– Cuidados após a vacinação
Clique na imagem abaixo e faça o download gratuito do material.
A hidratação é fundamental para o bom funcionamento do organismo. Ela afeta desde a saúde…
O câncer de pele é uma doença que, quando diagnosticada no início, pode ter um…
A síndrome metabólica é um conjunto de condições de saúde interligadas que aumentam o risco…
O Novembro Azul é um movimento mundial de conscientização sobre a saúde do homem, principalmente…
Diabetes é uma doença crônica que afeta milhões de pessoas ao redor do mundo e…
A primavera é uma das épocas mais aguardadas do ano, mas apesar da beleza e…
This website uses cookies.