O período de férias e os feriados prolongados são excelentes oportunidades para viajar com a família. No entanto, antes de se programar, é preciso ficar atento às vacinas necessárias para viajar. Isso porque é normal haver surtos de doenças em determinados locais.
Esses cuidados são ainda mais importantes no caso de viajar com crianças, pois elas são mais vulneráveis a infecções. Quer saber quais são as vacinas indispensáveis antes de “botar o pé na estrada” com a família? Então continue a leitura deste post e saiba mais sobre o assunto.
A Febre Amarela é transmitida pelo mosquito Aedes Aegypti, o mesmo transmissor da Dengue. A doença ainda não tem cura e sempre que há surto da doença, como ocorreu em 2017, o Sistema Único de Saúde (SUS), promove campanhas de vacinação.
A vacina tem validade de 10 anos e começa a fazer efeito 10 dias após ser aplicada. Então, se você quer viajar para alguma área de risco, deve se vacinar com até duas semanas de antecedência à viagem. Vale lembrar que a Febre Amarela pode levar à morte.
O Tétano é uma doença infecciosa, aguda, grave e que pode levar a pessoa à morte. Ela pode ser causada por um simples ferida, quando é infeccionada. Já a Difteria também é uma doença infecciosa aguda, que causa vômitos, dor de garganta e dificuldade em engolir.
As duas doenças podem ser prevenidas com a vacina dupla viral. Geralmente, essa vacina é tomada na infância, mas caso a vacinação não tenha sido feita corretamente, ela será necessária antes de viajar.
Leia também:
– A vacina contra a poliomielite ainda é necessária?
– Saúde do bebê: a importância da vacinação durante a gravidez
– As principais doenças que podem ser evitadas pela vacinação
Entre as vacinas que devem estar em dia antes de viajar está a contra a Febre Tifoide. Isso porque essa doença é extremamente infecciosa e grave. Ela é transmitida através da água e dos alimentos contaminados e do contato com fluídos de pessoas doentes.
Ela é necessária principalmente se você vai viajar para locais onde as condições de saneamento básico não são as melhores. Apesar de a doença ter tratamento, se o paciente não for tratado a tempo, ele pode vir à óbito.
A hepatite A é causada por um vírus extremamente contagioso que ataca o fígado e pode ser transmitida de uma pessoa para a outra através de alimentos e água contaminados. Já a hepatite B é uma doença sexualmente transmissível, além de poder ser transmitida por contato com o sangue contaminado.
O Brasil está no grupo de riscos das duas doenças. Logo, se você ou alguém de sua família não tomou as vacinas na época correta, é bom procurar um médico para se orientar antes de viajar.
Essa vacina previne contra o Sarampo, a Caxumba e a Rubéola. Apesar de não levarem o indivíduo à morte, essas três doenças são infecciosas e caso uma mulher grávida contraia a Rubéola, seu feto pode nascer com deformações ou ela ainda pode sofrer um aborto.
Apesar de a Rubéola não ser muito recorrente em nosso país, a presença de turistas pode trazer a doença, o que faz a vacinação ser importante não somente para esta, mas para as outras duas doenças também.
Mas antes de tomar qualquer uma dessas vacinas necessárias para viajar você deve levar seu cartão de vacinação e de todos os membros de sua família ao médico para se certificar de quais serão necessárias. Além disso, pessoas com alergia a algumas substâncias e problemas de saúde não podem tomar certos medicamentos. Por isso, o médico deve ser consultado.
Como você pode imaginar, estar adequadamente imunizado é fundamental para garantir mais saúde e prevenir inúmeras doenças. Por isso, nós criamos um guia sobre vacinação com as principais informações sobre o assunto.
Nele, você vai conferir:
– A importância da vacinação;
– Principais doenças combatidas;
– As principais vacinas para cada idade;
– Cuidados após a vacinação.
Clique na imagem abaixo e faça o download gratuito do conteúdo. Boa leitura!
A hidratação é fundamental para o bom funcionamento do organismo. Ela afeta desde a saúde…
O câncer de pele é uma doença que, quando diagnosticada no início, pode ter um…
A síndrome metabólica é um conjunto de condições de saúde interligadas que aumentam o risco…
O Novembro Azul é um movimento mundial de conscientização sobre a saúde do homem, principalmente…
Diabetes é uma doença crônica que afeta milhões de pessoas ao redor do mundo e…
A primavera é uma das épocas mais aguardadas do ano, mas apesar da beleza e…
This website uses cookies.